| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes das limitações funcionais que podem advir de diversas condições de saúde. |
| Conhecimento especializado sobre a certificação de unidades/instituições de saúde |
| Conhecimentos especializados de procedimento em Secretariado Clínico. |
| Conhecimentos abrangentes de comunicação na língua portuguesa e inglesa, com ou sem recurso às tecnologias de informação e comunicação. |
| Conhecimentos abrangentes de interpretação e análise de dados matemáticos e estatísticos. |
| Conhecimentos abrangentes e conceptuais da terminologia e localização das estruturas e funções do corpo humano. |
| Conhecimentos abrangentes e conceptuais sobre políticas e sistemas de saúde públicos, semiprivados e privados que apoiem a pessoa durante o seu ciclo de vida. |
| Conhecimentos abrangentes sobre higiene e segurança no trabalho em ambiente profissional. |
| Conhecimentos abrangentes sobre primeiros socorros em contexto de trabalho. |
| Conhecimentos abrangentes sobre subsistemas de saúde e comparticipação de atos, tratamentos, intervenções e produtos de apoio. |
| Conhecimentos especializados conceptuais sobre o Regime Geral de Proteção de Dados. |
| Conhecimentos especializados de gestão de informação, plataformas de registo e referenciação em saúde, documentação e stocks em saúde. |
| Conhecimentos especializados de sistemas de registo, referenciação, encaminhamento e protocolo usados nos diferentes níveis de cuidados de saúde. |
| Conhecimentos especializados e de procedimento sobre comunicação e comunicação alternativa, bem como estratégias facilitadoras ou produtos de apoio neste âmbito. |
| Aptidões |
| Adequar a postura ao público alvo e aplicar as técnicas de comunicação adequadas ao contexto, aos familiares e cuidadores, à pessoa com condição de saúde ou população institucional. |
| Analisar e interpretar documentação relacionada com aspetos técnicos, legais e éticos associados aos direitos da pessoa com alguma condição de saúde. |
| Aplicar estratégias de modo adequado perante as limitações funcionais e barreiras ambientais que se apresentem à pessoa com alguma condição física, psíquica ou social. |
| Criar documentos informativos acerca do funcionamento do serviço tendo em conta a facilitação da compreensão da informação por parte dos utilizadores do mesmo. |
| Identificar e realizar atividades de Secretariado Clínico e atendimento ao público. |
| Interpretar e implementar estratégias e respostas específicas às necessidades da pessoa ou população institucional com determinada condição de saúde tendo em conta o contexto. |
| Interpretar e implementar planos de resposta a situações particulares, propondo a introdução de ações de melhoria e estratégias facilitadoras. |
| Organizar a documentação e arquivo propondo a introdução de ações de melhoria e estratégias facilitadoras. |
| Produzir análises quantitativas de dados resultantes do serviço de Secretariado Clínico. |
| Realizar o registo de dados, nas plataformas de registos de saúde, referentes ao trabalho diário desenvolvido na instituição. |
| Utilizar e recomendar as técnicas e estratégias de higiene e segurança no trabalho. |
| Atitudes |
| Demonstrar iniciativa, interesse, criatividade e autonomia no desempenho das suas funções. |
| Demonstrar autonomia e iniciativa de gestão de tarefas, atividades e tempo, em contexto profissional. |
| Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal, adaptando a linguagem à pessoa e à condição de saúde desta. |
| Demonstrar capacidade de refletir sobre a ação numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional. |
| Demonstrar capacidade e disponibilidade para desenvolver as suas atividades integrado numa equipa multiprofissional. |
| Demonstrar responsabilidade na implementação e cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados. |
| Desenvolver com responsabilidade e iniciativa registos, catalogação de informação e/ou documentação segundo normas de equipas multiprofissionais. |
| Organizar autonomamente a documentação: protocolos, estatísticas, registos, sobretudo nas plataformas informáticas. |
| Respeitar a pessoa, cuidadores, familiares ou outros profissionais, evidenciando compromisso ético. |
| Ter predisposição para aplicar, sob orientação de uma equipa, informação relacionada com aspetos técnicos, legais e éticos. |
| Usar com confiança e sob orientação de uma equipa, as principais técnicas de higiene e segurança no trabalho e de primeiros socorros, sobretudo perante situações de risco ou perigo. |