| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes de tecnologias de informação e comunicação aplicado ao tratamento da informação turística |
| Conhecimentos abrangentes sobre a atividade de empresas dos subsetores de alojamento, agências de viagens e operadores turísticos |
| Conhecimentos abrangentes sobre a cultura nacional e regional |
| Conhecimentos abrangentes sobre destinos e produtos turísticos e respetivas tendências |
| Conhecimentos abrangentes sobre empreendedorismo |
| Conhecimentos especializados para a gestão de conteúdos em redes sociais e blogues relacionados com o sector do turismo |
| Conhecimentos especializados sobre a conceção, desenvolvimento, promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos |
| Conhecimentos especializados sobre as características do património natural e cultural e aplicação de técnicas de valorização |
| Conhecimentos especializados sobre o acolhimento ao turista |
| Conhecimentos fundamentais de língua portuguesa e inglesa |
| Conhecimentos fundamentais de planeamento, organização e tratamento da informação em turismo |
| Conhecimentos fundamentais para a compreensão global do fenómeno turístico, que incluam a análise de mercados e diferentes tipos de atividade turística |
| Conhecimentos fundamentais sobre as estruturas político-administrativas do sector do turismo |
| Conhecimentos fundamentais sobre estratégias de marketing operacional adequadas a organizações do sector do turismo |
| Conhecimentos fundamentais sobre os mercados turísticos, a nível doméstico, internacional e global, para análise do geográfica do território e dos recursos turísticos |
| Conhecimentos fundamentais sobre programas e ações de informação e comercialização turística |
| Aptidões |
| Analisar as necessidades de informação turística e as tendências da procura turística |
| Aplicar as técnicas de comunicação e de atendimento ao turista de forma a garantir a satisfação e fidelização do cliente |
| Aplicar técnicas de acolhimento ao turista com vista à melhoria contínua da qualidade do serviço |
| Aplicar técnicas de classificação da oferta turística |
| Aplicar técnicas para a elaboração de materiais promocionais e programas informativos |
| Aplicar técnicas para criar, definir, comercializar e gerir produtos, serviços e destinos turísticos |
| Aplicar técnicas para o desenvolvimento de ações de marketing mix em organizações turísticas |
| Disseminar conteúdos promocionais, comerciais e informativos em redes sociais |
| Guiar e assistir os turistas durante a viagem ou visita |
| Identificar mercados estratégicos da organização numa ótica de marketing turístico |
| Identificar oportunidades de negócio e de inovação em produtos e serviços turísticos |
| Identificar oportunidades para aproveitamento do potencial turístico de recursos naturais e culturais |
| Implementar ações e programas de comercialização e promoção turística |
| Implementar técnicas de gestão da relação com o cliente |
| Recolher, analisar e sistematizar informação para elaborar documentos de informação, promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos |
| Atitudes |
| Adaptar-se à evolução das tecnologias, processos e conceitos no âmbito do sistema turístico |
| Demonstrar capacidade analítica e de síntese que permitam resolver desafios no âmbito do sistema turístico em que pretendem intervir |
| Demonstrar capacidade criativa e autonomia na obtenção de soluções adequadas para a resolução de problemas no âmbito das organizações turísticas |
| Demonstrar capacidade de adaptação a contextos de mudança |
| Demonstrar capacidade de adaptação e tolerância a diferenças linguísticas e culturais |
| Demonstrar capacidade de agir de acordo com princípios éticos e deontológicos |
| Demonstrar capacidade de comunicação em situações e contextos profissionais multiculturais |
| Demonstrar capacidade de iniciativa, de proatividade e de integração na organização |
| Demonstrar capacidade de inovar e empreender no desenvolvimento de produtos e serviços turísticos |
| Demonstrar capacidade de revisão, correção e de desenvolvimento do desempenho do próprio e de terceiros da equipa de trabalho em organizações turísticas |
| Demonstrar capacidade de trabalho em equipa e de relacionamento interpessoal, ao nível da gestão de conflito e da multiculturalidade |
| Demonstrar responsabilidade, empatia e motivação |