Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Inglês; Português; Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 16
Total de alunos inscritos em simultâneo 32
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Rua do Telhal aos Olivais n.º 8 - 8A 16 32
Descrição geral Criar, gerir e desenvolver negócios de comércio eletrónico, em start up ou em empresa estabelecida, aplicando processos de análise de dados, contextos e tecnologias, para identificação de oportunidades, desenho de propostas de valor e modelos de negócio, elaborar planos de negócio para actuar na economia digital global.
Atividades principais
Elaborar e executar a estratégia, plano de negócio e de financiamento
Elaborar e implementar modelos de negócio, tecnologias e processos de marketing
Gerir a internacionalização do negócio
Gerir negócios e empresas de e-Business e e-Commerce
Gerir o processo criativo de conceção da proposta de valor de produto e/ou serviço
Pesquisar e analisar necessidades e oportunidades de mercado na economia digital
Conhecimentos
Conhecimento profundo sobre Tecnologias de Informação e Comunicação, tecnologias digitais e processos internos de gestão e integração aplicados a diferentes áreas de atividade e negócio
Conhecimentos abrangementes dos processos chave de gestão empresarial e de gestão de projeto.
Conhecimentos abrangentes de comunicação em língua inglesa e portuguesa.
Conhecimentos abrangentes sobre micro-economia, contextos e cadeias de valor e de serviço.
Conhecimentos abrangentes sobre técnicas e processos de branding, marketing, marketing digital e comunicação, gestão comercial e de vendas.
Conhecimentos especializados da legislação e regulação nacional, União Europeia e comércio internacional aplicada às atividades empresariais.
Conhecimentos especializados para elaboração de planos de negócios que integrem proposta de valor, modelo de negócio, infraestruturas tecnológicas, recursos financeiros e humanos.
Conhecimentos profundos de técnicas de pesquisa de mercado e análise de bases de dados para identificação de necessidades e comportamentos do consumidor, mercados, produtos e concorrentes.
Conhecimentos profundos dos processos de desenvolvimento de criatividade, inovação, empreendedorismo.
Conhecimentos profundos sobre desenho de propostas de valor e desenvolvimento de modelos de negócio, definição e ativação da estratégia do negócio de internacionalização .
Aptidões
Analisar, sintetizar e publicar informação, dados, avaliações e estatísticas com recurso a ferramentas de processamento e comunicação digital.
Atuar em ambiente de negócios multicultural e internacional e aplicar técnicas de negociação adequadas
Desenvolver pesquisas e estudos de mercado, da concorrência, tecnologias e regulação, analisar e avaliar oportunidades de negócio com potencial de internacionalização e crescimento.
Desenvolver processos criativos para acionar ideias de negócio e desenvolver modelos de negócio inovadores
Executar o diagnóstico das necessidades ou oportunidades e definir os segmentos e/ou mercados alvo para desenvolver estratégias de branding, marketing e comunicação
Identificar e aplicar ferramentas e técnicas de gestão financeira, de contabilidade, planeamento e controle
Integrar no conceito e planeamento e processos de negócio infraestruturas tecnológicas, bases de dados, sistemas de segurança, front-end, atendimento do cliente, sistemas de transação e fornecedores.
Organizar e liderar equipas de trabalho de acordo com técnicas de gestão de projeto e apoiar processos internos no desenvolvimento de produtos/serviços, gestão de risco, finanças, gestão do conhecimento.
Planificar, organizar e gerir diferentes áreas organizacionais de acordo com o foco estratégico do negócio ou empresa
Preparar, escrever, propor planos de negócios que integrem estratégias de implementação em ambiente de negócios digital e internacional
Atitudes
Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecimento de relações estáveis com colaboradores, clientes, fornecedores e outros prestadores de serviços
Demonstrar capacidade para ser criativo, inovador, procurar oportunidades
Demonstrar estar focado no cliente, lutar pela qualidade e satisfação do cliente, para atingir ou exceder os objetivos
Demonstrar o exercício de uma liderança adaptável e orientação para a inovação pessoal, de grupo e organizacional
Demonstrar orientação para a melhoria dos resultados financeiros
Demonstrar respeito pela formalidade organizacional
Demostrar grande persistência, diplomacia, paciência, ser capaz de lidar com o stress e com multitarefas e adaptar-se à mudança
Revelar compreensão ampla do ambiente de negócios interno e externo da organização
Revelar estar disposto a assumir riscos e ser responsável pelos resultados, aceitar e fazer críticas
Revelar ética, educação, tolerância e adaptabilidade a ambientes multiculturais, e capacidade para manter a compostura e para aprender com o fracasso e evitar repetir erros

--
Gestão de Negócios e Comércio Eletrónico (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 5 0 0 4.17%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 5 0 0 4.17%
Economia (0314) 0314 5 0 0 4.17%
Comércio (0341) 0341 11 0 0 9.17%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 18 0 0 15%
Contabilidade e Fiscalidade (0344) 0344 5 0 0 4.17%
Gestão e Administração (0345) 0345 67 0 0 55.83%
Direito (0380) 0380 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 370h 0h 60
Semestral Proposta de Valor e Modelo de Negócio Técnica 0345 125h
 (HEP 80h)
40h 0h
5
Semestral Microeconomia Geral e científica 0314 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Marketing Digital Técnica 0342 75h
 (HEP 45h)
25h 0h
3
Semestral Língua Portuguesa Geral e científica 0223 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Língua Inglesa Geral e científica 0222 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Introdução à Gestão Técnica 0345 125h
 (HEP 80h)
40h 0h
5
Semestral Internacionalização e Localização Técnica 0341 75h
 (HEP 45h)
25h 0h
3
Semestral Gestão de Projeto Técnica 0345 75h
 (HEP 45h)
25h 0h
3
Semestral Gestão Comercial e de Vendas Técnica 0341 75h
 (HEP 45h)
25h 0h
3
Semestral Estudos de Mercado Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
40h 0h
5
Semestral Economia Digital, e-Business e e-Commerce Técnica 0341 125h
 (HEP 80h)
45h 0h
5
Semestral Criatividade, Inovação e Empreendedorismo Técnica 0345 75h
 (HEP 45h)
25h 0h
3
Semestral Comunicação de Marketing e Branding Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
40h 0h
5
Semestral Comportamento do Consumidor Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
40h 0h
5
2º Ano 1500h 240h 0h 60
Semestral Propriedade Intelectual e Direito Comercial Técnica 0380 100h
 (HEP 70h)
20h 0h
4
Semestral Planeamento e Controle de Gestão Técnica 0345 100h
 (HEP 60h)
35h 0h
4
Semestral Liderança, Gestão de Equipas e Intraempreendedorismo Técnica 0345 75h
 (HEP 45h)
25h 0h
3
Semestral Gestão e Organização de Empresa Técnica 0345 125h
 (HEP 80h)
45h 0h
5
Semestral Gestão e Análise Financeira de Investimentos Técnica 0345 100h
 (HEP 60h)
35h 0h
4
Semestral Estratégia Empresarial e Planos de Negócios Técnica 0345 125h
 (HEP 80h)
40h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0345 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral Contabilidade Geral e Fiscalidade Técnica 0344 125h
 (HEP 80h)
40h 0h
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)