| Conhecimentos |
| Conhecimento abrangente de estratégias de gestão pedagógica |
| Conhecimento abrangente de objetivos e conteúdos associados às diferentes etapas de formação desportiva |
| Conhecimento abrangente sobre fatores de influência sobre o desempenho em contexto competitivo |
| Conhecimento especializado de metodologias e técnicas associadas à avaliação do desempenho desportivo |
| Conhecimento especializado sobre metodologias associados à automatização e otimização de processos de apoio ao treino desportivo |
| Conhecimento fundamental de conceitos e procedimentos associados ao talento desportivo |
| Conhecimento fundamental de métodos e fatores influenciadores do planeamento de treino desportivo |
| Conhecimento fundamental sobre conceitos e metodologias associados à traumatologia e socorrismo na atividade desportiva |
| Conhecimento fundamental sobre processos e metodologias associadas ao desenvolvimento das sessões de treino e competição |
| Aptidões |
| Aplicar estratégias de intervenção que promovam a criação de ambientes positivos de aprendizagem |
| Avaliar o desempenho desportivo e interpretar os resultados obtidos |
| Conceber planos de carreira ajustados aos praticantes e aos fatores contextuais |
| Elaborar planeamentos de unidades de treino e de competições com vista à otimização do desempenho desportivo |
| Gerir os recursos necessários para o treino e para a competição desportiva |
| Identificar e selecionar equipamentos e sistemas com vista a um aumento de produtividade e eficácia do treino desportivo |
| Propor soluções criativas para problemas decorrentes da participação competitiva |
| Selecionar e implementar os procedimentos associados aos primeiros socorros |
| Utilizar metodologias adequadas na avaliação do talento desportivo de jovens praticantes |
| Atitudes |
| Adaptar-se à evolução das tecnologias e dos equipamentos |
| Demonstrar autonomia na resolução de problemas |
| Demonstrar capacidade de avaliação e análise do desempenho desportivo |
| Demonstrar capacidade de comunicação, liderança e relação interpessoal |
| Demonstrar capacidade de diagnosticar o talento desportivo |
| Demonstrar capacidade de enquadrar a prática desportiva de acordo com as etapas de formação desportiva |
| Demonstrar capacidade de iniciativa |
| Demonstrar capacidade para promover responsabilidade e autonomia dos praticantes |
| Demonstrar capacidades para intervenção em situações de risco |