| Conhecimentos |
| Conhecimento especializado de estratégias e técnicas de marketing |
| Conhecimento especializado em tratamento e análise de dados |
| Conhecimentos abrangentes das teorias da ética e deontologia |
| Conhecimentos abrangentes de empreendedorismo e inovação nas áreas do Desporto e Lazer |
| Conhecimentos abrangentes de técnicas e formas de comunicação e mecanismos de promoção, divulgação e comercialização dos produtos e serviços |
| Conhecimentos abrangentes de técnicas e recursos da expressão oral e escrita em língua materna e língua estrangeira |
| Conhecimentos abrangentes sobre sistemas de qualidade e segurança nas áreas do Desporto e Lazer |
| Conhecimentos especializados dos modelos e técnicas de planeamento, organização, gestão, monitorização e avaliação da actividades das organizações desportivas |
| Conhecimentos especializados dos recursos humanos e materiais adequados à gestão das actividades |
| Conhecimentos especializados dos sistemas de informação utilizados nessas áreas |
| Conhecimentos especializados em técnicas de contabilidade e gestão |
| Conhecimentos especializados sobre as actividades desportivas sustentáveis e acessíveis |
| Conhecimentos especializados sobre técnicas de relacionamento interpessoal e dinâmicas de animação de grupos |
| Conhecimentos fundamentais de legislação desportiva |
| Conhecimentos profundos do mercado do desporto e lazer |
| Aptidões |
| Caracterizar e distinguir os conceitos de ética, moral e deontologia |
| Comunicar com os diferentes interlocutores do sector a nível nacional e internacional, de forma eficaz e eficiente. |
| Definir os meios humanos, materiais e instalações necessários à realização das actividades da organização |
| Elaborar e interpretar procedimentos e documentos contabilísticos |
| Executar a análise estatística dos dados relativos ao sector |
| Executar a gestão da actividade da organização, em conformidade com o seu enquadramento legal, estrutura e modelo de funcionamento |
| Executar o planeamento, organização, gestão, monitorização e avaliação das actividades de forma eficaz e eficiente, identificando soluções adequadas às suas especificidades |
| Executar planos de marketing ajustados às características da organização, dos produtos e dos mercados |
| Executar tarefas no âmbito da comunicação e gerir todas as oportunidades de promoção, divulgação e comercialização das actividades |
| Identificar as motivações e interesses dos clientes, adequando as actividades às suas características, necessidades e expectativas |
| Identificar e gerir os meios humanos e materiais mais adequados ao desenvolvimento /afectação no âmbito da actividade da organização |
| Identificar os produtos a oferecer face às características do mercado |
| Planear e organizar actividades respeitando os princípios da sustentabilidade, acessibilidade e inclusão |
| Utilizar métodos e técnicas de orçamentação nos programas e planos de actividades da organização |
| Utilizar métodos e técnicas inovadoras nas actividades da organização |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade criativa na concepção de actividades diferenciadoras e adaptadas à comunidade ou região |
| Demonstrar capacidade de análise para identificar todos os processos que decorram no sector |
| Demonstrar capacidade de comunicação garantindo discurso concordante com o contexto e com a estratégia definida |
| Demonstrar capacidade de decisão para escolher de entre várias soluções as que mais se adequam ao contexto e especificidades da organização e das suas actividades |
| Demonstrar capacidade de interacção com interlocutores diferenciados, locais, regionais, nacionais e internacionais |
| Demonstrar capacidade de interpretação e aplicação dos princípios dos códigos de ética e deontologia na actuação profissional |
| Demonstrar capacidade de trabalho em equipa, de liderança e de coordenação de projectos |
| Demonstrar capacidade empreendedora, inovadora e criativa |
| Demonstrar empatia e sensibilidade na utilização dos princípios de relacionamento interpessoal e de animação de grupos na concepção, organização e monitorização de actividades |
| Demonstrar flexibilidade para adequar os modelos de planeamento, organização, gestão, monitorização e avaliação disponíveis ao contexto da organização |
| Demonstrar habilidade e agilidade para extrair informação relativa ao exercício do sector |
| Demonstrar proatividade e capacidade de antecipar dinâmicas de mercado |
| Demonstrar rigor na utilização dos diferentes normativos legais existentes |
| Demonstrar sensibilidade para o desporto sustentável e acessível na concepção, organização e monitorização de actividades, seguindo as normas de qualidade e segurança |