| Conhecimentos |
| Conhecimentos especializados das novas tecnologias de informação e comunicação com fins formativos |
| Conhecimentos especializados de diferentes formas de expressão (plástica, musical, dramática e motora) e atividades criativas e lúdicas com crianças e jovens |
| Conhecimentos especializados de métodos e de técnicas de intervenção socioeducativa |
| Conhecimentos especializados de planeamento, de implementação e de avaliação de projetos ou de atividades para crianças e jovens com ou sem necessidades específicas de formação |
| Conhecimentos especializados de processos de observação, de planificação e de avaliação de intervenção socioeducativa em contextos profissionais |
| Conhecimentos especializados de técnicas de animação específicas para desenvolvimento junto de crianças e jovens |
| Conhecimentos especializados de técnicas de orientação, apoio e supervisão de crianças e jovens |
| Conhecimentos especializados dos diferentes processos de prevenção e intervenção com crianças e jovens de risco |
| Conhecimentos especializados dos fundamentos psicológicos, sociais e afetivos das diferentes necessidades educativas específicas de crianças e jovens |
| Conhecimentos especializados dos processos de promoção da saúde e do bem-estar das crianças e jovens em contexto educativo |
| Conhecimentos especializados em métodos de educação em valores e de educação para a cidadania em contextos de diversidade cultural e de inclusão |
| Conhecimentos especializados sobre a forma como cada indivíduo comunica de modo diferente e das dinâmicas de relação entre os indivíduos e os grupos |
| Conhecimentos especializados sobre as etapas de desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e da personalidade desde o nascimento até à adolescência |
| Conhecimentos fundamentais de gestão de recursos e ambientes pedagógicos adequados para o nível de desenvolvimento e o contexto de atuação junto de crianças e jovens |
| Conhecimentos fundamentais de língua portuguesa e de língua estrangeira, ao nível da oralidade e da escrita |
| Conhecimentos fundamentais de mecanismos de proteção social e jurídica da infância que permitam uma intervenção consequente |
| Conhecimentos fundamentais do processo educativo, em geral, e dos processos de ensino-aprendizagem em particular (fins e funções sociais da educação) |
| Aptidões |
| Adaptar as atividades e os recursos às crianças e jovens com necessidades específicas de formação |
| Aplicar e avaliar projetos para crianças e jovens em colaboração com outros profissionais de diferentes áreas do saber |
| Conceber e preparar materiais de apoio socioeducativo adequados às diferentes faixas etárias com que desenvolvem a sua intervenção, mobilizando recursos artísticos e de multimédia |
| Criar, dinamizar e avaliar projetos ou atividades de caráter cultural, educativo, social, lúdico ou recreativo, em diferentes contextos socioeducativos |
| Gerir e mediar conflitos, em contextos de diversidade cultural e de inclusão |
| Identificar comportamentos de risco, agir na sua prevenção ou sinalizá-los às equipas técnicas adequadas |
| Implementar métodos e técnicas pedagógicas adequadas aos diferentes contextos |
| Potenciar o desenvolvimento dos fatores protetores no âmbito da prevenção de comportamentos de risco em crianças e ou jovens |
| Programar e aplicar técnicas de animação e dinamização de atividades dirigidas a crianças e jovens |
| Realizar atividades promotoras do bem-estar e do desenvolvimento de competências de crianças e jovens nos diversos momentos e nas rotinas do quotidiano de instituições de educação formal e não formal |
| Selecionar e aplicar os recursos pedagógicos mais adequados tendo em conta as características das crianças e dos jovens e os objetivos da intervenção |
| Selecionar, organizar, sistematizar e manter atualizada a informação relativa às atividades desenvolvidas |
| Utilizar estratégias de comunicação adequadas, orais e escritas, na língua materna e em língua estrangeira |
| Utilizar estratégias pedagógicas que facilitem os níveis de interação entre os participantes e de acordo com a intencionalidade educativa |
| Atitudes |
| Demonstrar autonomia na tomada de decisão e capacidade de iniciativa |
| Demonstrar capacidade de análise crítica sobre a prática profissional própria e de outros |
| Demonstrar capacidade de comunicação, adaptando a linguagem às características dos diferentes interlocutores |
| Demonstrar capacidade de organização e planificação |
| Demonstrar capacidade de polivalência, motivação e espírito de iniciativa |
| Demonstrar capacidade de trabalho e de cooperação em equipas multidisciplinares |
| Demonstrar colaboração, entreajuda, solidariedade e respeito pelo outro |
| Demonstrar criatividade na conceção e na implementação de atividades e de projetos socioeducativos |
| Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação a diferentes situações e contextos |
| Demonstrar princípios e práticas de rigor, sentido profissional e comportamento ético |
| Manifestar capacidade relacional e de equilíbrio emocional, promovendo relações interpessoais adequadas |