Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Matemática; Tecnologias de Informação e Comunicação
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 24
Total de alunos inscritos em simultâneo 48
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Almada Avenida Jorge Peixinho, n.º 30 — Quinta da Arreinela 24 48
Descrição geral Analisar, conceber, planear e desenvolver, autonomamente ou no seio de uma equipa, produtos multimedia e/ou jogos digitais integrados e interativos, para suportes fixos, móveis e web, através da utilização de tecnologias específicas.
Atividades principais
Conceber guiões e storyboards para produtos audiovisuais e multimédia
Conceber ou adaptar, de forma contextualizada, projetos de produtos/sistemas multimédia
Desenvolver atividades nas áreas do design de jogos, interfaces e animação 2D e 3D
Desenvolver novos conceitos para jogos digitais
Desenvolver, ao nível da concepção e planeamento, jogos digitais, aplicações e produtos/sistemas multimedia integrados e interativos, para media fixa, dispositivos móveis e web
Digitalizar e editar sons, imagens e vídeos, utilizando ferramentas específicas
Implementar animações e efeitos visuais 2D, fazendo uso de ferramentas específicas
Modelar e animar objetos 3D, fazendo uso de ferramentas específicas
Planear e coordenar a conceção de produtos multimedia, interativos e multiplataforma
Programar, utilizando ferramentas de autor e linguagens adequadas
Conhecimentos
Conhecimentos especializados acerca de motores e tecnologias para o desenvolvimento de jogos digitais
Conhecimentos especializados acerca dos princípios, estratégias e suportes de comunicação
Conhecimentos especializados da metodologia de programação orientada a objetos
Conhecimentos especializados de Linguagens de Programação
Conhecimentos especializados de técnicas de animação 2D e modulação 3D
Conhecimentos especializados de técnicas de captação, tratamento e otimização de imagem e som digital
Conhecimentos especializados sobre o desenho e desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis
Conhecimentos técnicos especializados sobre construção de ambientes virtuais
Aptidões
Aplicar as tecnologias para conceber e produzir efeitos visuais, sonoros e vídeo
Compreender e aplicar teorias de game design, sistemas e interfaces em diferentes formatos de visualização
Desenvolver e integrar conteúdos 2D e 3D, programando-os para a produção de um produto final estável e coerente
Desenvolver sistemas web, integrando a perspetiva do cliente, do servidor e do utilizador
Identificar e aplicar os aspetos teóricos e práticos para o desenho de aplicações multimédia
Identificar e selecionar os equipamentos e as tecnologias adequadas para conceber e desenvolver produtos multimédia
Utilizar ferramentas tecnológicas diversificadas e adequadas ao desenvolvimento de ambientes virtuais
Utilizar linguagens de programação, p.e. C, C++, C#, PHP, JAVA
Atitudes
Demonstrar capacidade de iniciativa, autonomia e responsabilidade no desenvolvimento das funções e tarefas
Demonstrar capacidade de pesquisa, análise e síntese
Demonstrar capacidade de planificação e organização
Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação e inovação face diferentes pessoas, situações e contextos profissionais
Estabelecer relações de confiança com as diversas partes interessadas, pautando-se por uma postura responsável, íntegra, ética e colaborativa
Estabelecer relações técnicas e funcionais com áreas adjacentes e complementares
Revelar espírito crítico, criatividade e capacidade de resolução de problemas
Revelar polivalência e resiliência

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Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 16 0 0 13.33%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 4 0 0 3.33%
Sociologia e Outros Estudos (0312) 0312 4 0 0 3.33%
Gestão e Administração (0345) 0345 5 0 0 4.17%
Matemática (0461) 0461 5 0 0 4.17%
Ciências Informáticas (0481) 0481 86 0 0 71.67%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1510h 356h 0h 60
Semestral Multimédia e Aplicações Técnica 0481 150h
 (HEP 80h)
50h 0h
6
Semestral Motores e Ambientes para Desenvolvimento de Videojogos Técnica 0481 110h
 (HEP 50h)
40h 0h
4
Semestral Introdução à Programação Técnica 0481 125h
 (HEP 65h)
42h 0h
5
Semestral Inteligência Artificial Técnica 0481 125h
 (HEP 75h)
20h 0h
5
Semestral Inglês Técnico Geral e científica 0222 100h
 (HEP 60h)
0h 0h
4
Semestral Ferramentas de Edição Técnica 0213 150h
 (HEP 90h)
50h 0h
6
Semestral Design de Interfaces Técnica 0481 125h
 (HEP 65h)
40h 0h
5
Semestral Computação Humano-Máquina Técnica 0481 125h
 (HEP 65h)
30h 0h
5
Semestral Base de Dados Técnica 0481 125h
 (HEP 65h)
42h 0h
5
Semestral Álgebra Geral e científica 0461 125h
 (HEP 55h)
0h 0h
5
Semestral Sistemas Operativos Técnica 0481 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Psicosociologia das Organizações Geral e científica 0312 100h
 (HEP 50h)
0h 0h
4
2º Ano 1505h 202h 0h 60
Semestral Programação com Objetos Técnica 0481 150h
 (HEP 100h)
36h 0h
6
Semestral Modelação 3D Técnica 0213 125h
 (HEP 65h)
50h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0481 750h
 (HEP 730h)
0h 0h
30
Semestral Empreendorismo Geral e científica 0345 125h
 (HEP 65h)
0h 0h
5
Semestral Computação Móvel Técnica 0481 125h
 (HEP 75h)
36h 0h
5
Semestral Animação Digital 3D Técnica 0213 125h
 (HEP 75h)
50h 0h
5
Semestral Sistemas Informáticos de Suporte à Decisão Técnica 0481 105h
 (HEP 65h)
30h 0h
4
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)