| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes e especializados de instrumentos de gestão e de monitorização da atividade: orçamentais, financeiros e de tesouraria. |
| Conhecimentos abrangentes e especializados de logística internacional, transportes e gestão de aprovisionamentos. |
| Conhecimentos abrangentes e especializados de marketing internacional. |
| Conhecimentos abrangentes e especializados de organização dos negócios internacionais (princípios, indicadores, tendências). |
| Conhecimentos especializados da documentação nas operações de comércio internacional. |
| Conhecimentos especializados de comércio nacional e internacional. |
| Conhecimentos especializados de elaboração de propostas comerciais internacionais. |
| Conhecimentos especializados de gestão e de comunicação intercultural. |
| Conhecimentos especializados de prospeção internacional e planeamento de organização de feiras e de eventos. |
| Conhecimentos especializados de regimes e de procedimentos aduaneiros. |
| Conhecimentos especializados de sistemas de informação e comunicação de suporte à gestão dos negócios internacionais. |
| Conhecimentos especializados de sistemas de pagamento e de cobranças internacionais. |
| Conhecimentos especializados de técnicas de venda e de negociação em contexto internacional. |
| Conhecimentos especializados dos processos de inovação e internacionalização empresarial. |
| Conhecimentos fundamentais da língua espanhola. |
| Conhecimentos fundamentais da língua inglesa. |
| Conhecimentos fundamentais de direito comunitário e de direito comercial internacional. |
| Conhecimentos fundamentais de gestão. |
| Conhecimentos fundamentais de micro e macroeconomia. |
| Conhecimentos fundamentais de técnicas contabilísticas e financeiras. |
| Conhecimentos fundamentais de técnicas de pesquisa de informação e de estudo de mercado. |
| Conhecimentos fundamentais em métodos quantitativos e técnicas estatísticas. |
| Aptidões |
| Colaborar na elaboração de planos estratégicos de marketing e assegurar a coordenação da sua implementação no mercado estrangeiro. |
| Definir recomendações para o estabelecimento de um plano de ação operacional em conformidade com a política comercial da empresa e com as conclusões da análise -diagnóstico do mercado estrangeiro. |
| Elaborar uma oferta comercial ajustada e assegurar a preparação de feiras e de eventos internacionais. |
| Identificar e propor ações de política comercial, tendo em conta os objetivos de internacionalização da empresa, a atração e a satisfação do cliente e o desenvolvimento das vendas. |
| Negociar com clientes e com parceiros internacionais apoiando -se em línguas estrangeiras. |
| Organizar e avaliar o processo de internacionalização baseando -se em elementos económico -financeiros da empresa. |
| Pesquisar, identificar, contratar e controlar prestadores de serviços para as operações de comércio internacional (seguros, logística, transportes, financiamento, entre outros). |
| Pesquisar, selecionar e interpretar dados e informações de mercado, nomeadamente no que se refere a produtos e a serviços, clientes, concorrentes e fornecedores, apoiando a definição e a implementação da estratégia de internacionalização da empresa. |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de definição de prioridades e de organização do trabalho. |
| Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecimento de relações estáveis com clientes, fornecedores e outros prestadores de serviços. |
| Demonstrar capacidade de polivalência e espírito de iniciativa. |
| Demonstrar capacidade para capitalizar a sua experiência e implementar boas práticas. |
| Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e cooperar para objetivos comuns. |
| Demonstrar flexibilidade adaptando -se a diferentes situações e contextos profissionais (nomeadamente interculturais) e evitando situações de conflito ou de confronto. |
| Demonstrar inovação e criatividade na resolução e na antecipação de problemas ou na abordagem a situações novas. |
| Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético. |