| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes de comunicação digital |
| Conhecimentos abrangentes de gastronomia e de produtos alimentares endógenos |
| Conhecimentos abrangentes de línguas estrangeiras, envolvendo temáticas e abordagens específicas de gastronomia e vinhos que facilitam a comunicação |
| Conhecimentos abrangentes e especializados de relações interpessoais |
| Conhecimentos abrangentes e especializados de serviço de guia intérprete regional de enogastronomia |
| Conhecimentos abrangentes sobre o setor turístico, aspetos técnicos e organizativos ligados à oferta e à procura turísticas |
| Conhecimentos especializados em vinhos e em identificação da viticultura regional |
| Conhecimentos especializados sobre o marketing para unidades de enogastronomia, gestão de serviços e avaliação de necessidades dos clientes |
| Conhecimentos fundamentais das normas de segurança, higiene e saúde respeitantes à atividade profissional |
| Conhecimentos fundamentais de operações e serviços de cozinha, mesa e vinhos de estabelecimentos de restauração e similares |
| Conhecimentos fundamentais de planeamento, organização e gestão de eventos e de atividades de animação em unidades de enogastronomia |
| Aptidões |
| Identificar diferentes tipos de vinhos e práticas vitivinícolas |
| Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde respeitantes à atividade profissional |
| Criar e dinamizar programas de animação e eventos ligados à enogastronomia |
| Desenhar planos de comercialização de pacotes e ações turísticas aplicando estratégias de marketing operacional |
| Dinamizar e conduzir diálogos e relacionamentos que promovam a interação entre turistas, bem como o conhecimento e o respeito pelos valores culturais dos locais visitados |
| Manter níveis de comunicação fluente com turistas e outros tipos de utilizadores/clientes que possam empregar os idiomas Inglês e francês |
| Organizar e coordenar atividades no espaço da cozinha e prestar serviços personalizados de mesa e vinhos de estabelecimentos de restauração e similares |
| Planificar e implementar iniciativas e opções de comunicação digital |
| Planificar, dirigir e coordenar unidades de enogastronomia e colaborar com o departamento de marketing na pesquisa de mercados e na estratégia de marketing direcionada para os canais de distribuição e consumidores finais |
| Preparar deslocações e orientar turistas em itinerários rurais, percursos em áreas vinhateiras e quintas para dar a conhecer a cultura enogastronómica regional |
| Propor a redefinição das orientações comerciais em função dos resultados, da satisfação dos clientes e dos vários grupos de stakeholders das unidades enogastronómicas |
| Propor o uso de bens alimentares locais na gastronomia específica das regiões visitadas |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de adaptação à evolução das ferramentas de comunicação digital |
| Demonstrar autonomia na escolha e planificação de percursos e na identificação de locais e contextos |
| Demonstrar capacidade de autonomia na comunicação com turistas |
| Demonstrar capacidade de implementar atividades de enogastronomia |
| Demonstrar capacidade de iniciativa e de responsabilidade |
| Demonstrar capacidade de liderança e supervisão de equipas de trabalho |
| Demonstrar capacidade de resolução de problemas |
| Demonstrar capacidade para identificar oportunidades e soluções para diferentes contextos |
| Demonstrar flexibilidade, adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais |
| Demonstrar interesse na preservação e valorização dos recursos endógenos |