Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Matemática; Informática; Multimédia
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 24
Total de alunos inscritos em simultâneo 54
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Almada Avenida Jorge Peixinho, n.º 30 — Quinta da Arreinela 24 54
Descrição geral Planear, conceber, desenhar e desenvolver animações digitais multimédia para diferentes ambientes e plataformas e que possibilitem uma comunicação assertiva e eficaz.
Atividades principais
Conceber e construir narrativas, cenários e storyboards atrativos e criativos.
Conceber e construir personagens em formatos 2D e 3D adequados a conteúdos ou animações digitais
Conceber e desenvolver conteúdos em espaços digitais
Conceber e desenvolver conteúdos para diferentes ambientes digitais
Desenvolver conteúdos digitais recorrendo a diferentes técnicas de design e de programação para diferentes ambientes e plataformas;
Planear, conceber e desenhar animações digitais multimédia
Planear, desenhar e modelar animações digitais, capazes de retratar emoções e comportamentos humanos;
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes de desenho
Conhecimentos abrangentes sobre comportamento e comunicação organizacional;
Conhecimentos abrangentes sobre o comportamento humano
Conhecimentos especializados de desenho de ambientes digitais
Conhecimentos especializados em motores de conteúdos digitais;
Conhecimentos especializados em técnicas de criação de narrativas, personagens, cenários e storyboards
Conhecimentos especializados em técnicas de produção de conteúdos multimédia
Aptidões
Analisar diferentes ambientes e plataformas digitais
Identificar e aplicar as diferentes fases da conceção e desenvolvimento de animação
Identificar e aplicar técnicas de criação de narrativas, personagens, cenários e storyboards para jogos e animações digitais
Organizar, dirigir e acompanhar projetos de animação desde a sua fase de conceção até à criação do produto final
Planear, conceber e manipular modelos tridimensionais de objetos, ambientes e personagens
Planear, implementar, programar e colocar em produção animações
Projetar modelações e animações 3D
Atitudes
Demonstrar capacidade de adaptação a diferentes contextos organizacionais
Demonstrar capacidade de iniciativa, autonomia e responsabilidade no desenvolvimento das funções e tarefas
Demonstrar capacidade de liderança e de gestão de equipas de trabalho, assegurando a sua motivação;
Demonstrar capacidade de planificação e organização
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com os interlocutores internos e externos com vista ao desenvolvimento de um bom nível de colaboração;
Demonstrar criatividade para a inovação na conceção e desenvolvimento de animações
Demonstrar iniciativa e empreendedorismo

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Animação, Modelação e Desenho Digital (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 64 0 0 53.33%
Design (0214) 0214 10 0 0 8.33%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 4 0 0 3.33%
Matemática (0461) 0461 5 0 0 4.17%
Ciências Informáticas (0481) 0481 37 0 0 30.83%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 412h 0h 60
Semestral Guião e Narrativas Digitais Técnica 0213 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
Semestral Ferramentas de Edição Técnica 0213 125h
 (HEP 65h)
50h 0h
5
Semestral Efeitos Visuais para Jogos Técnica 0213 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
Semestral Design de Interfaces Técnica 0481 125h
 (HEP 65h)
40h 0h
5
Semestral Desenho e Representações Gráficas Técnica 0214 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
Semestral Comunicação Vídeo e Áudio Técnica 0213 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
Semestral Computação Humano-Máquina Técnica 0481 125h
 (HEP 65h)
30h 0h
5
Semestral Álgebra Geral e científica 0461 125h
 (HEP 53h)
0h 0h
5
Semestral Multimédia e Aplicações Técnica 0481 150h
 (HEP 80h)
50h 0h
6
Semestral Motores e Ambientes para Desenvolvimento de Videojogos Técnica 0481 125h
 (HEP 65h)
40h 0h
5
Semestral Introdução à Programação Técnica 0481 125h
 (HEP 65h)
42h 0h
5
Semestral Inglês Técnico Geral e científica 0222 100h
 (HEP 60h)
0h 0h
4
2º Ano 1500h 256h 0h 60
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0213 750h
 (HEP 730h)
0h 0h
30
Semestral Design de Comunicação Técnica 0214 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
Semestral Computação Móvel Técnica 0481 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
Semestral Animação Digital 3D Técnica 0213 125h
 (HEP 75h)
50h 0h
5
Semestral Programação com Objetos Técnica 0481 150h
 (HEP 100h)
36h 0h
6
Semestral Modelação 3D Técnica 0213 125h
 (HEP 65h)
50h 0h
5
Semestral Linguagem Visual Técnica 0213 100h
 (HEP 50h)
40h 0h
4
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)