| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes de sustentabilidade na produção agroflorestal. |
| Conhecimentos abrangentes e especializados de solos, clima e Hidráulica |
| Conhecimentos abrangentes em língua estrangeira. |
| Conhecimentos abrangentes sobre a importância da química nos processos e tarefas agrícolas e florestais. |
| Conhecimentos abrangentes sobre a origem dos resíduos e efetuar a sua classificação, caracterização e diferenciação. |
| Conhecimentos abrangentes sobre métodos estatísticos. |
| Conhecimentos especializados de biologia celular. |
| Conhecimentos especializados de desenvolvimento de software com acesso a bases de dados. |
| Conhecimentos especializados de robótica, automação e controlo. |
| Conhecimentos especializados em ferramentas informáticas para recolha, tratamento e disponibilização de dados. |
| Conhecimentos especializados na utilização de sistemas de informação geográfica. |
| Conhecimentos fundamentais cartografia. |
| Conhecimentos fundamentais da deteção remota e da fotogrametria digital para utilização em SIG. |
| Conhecimentos fundamentais de biologia, climatologia, química, hidráulica, constituição do solo e estatística. |
| Conhecimentos fundamentais sobre a principal legislação ao nível de Higiene e Segurança no Trabalho. |
| Conhecimentos fundamentais sobre os princípios da Inteligência Artificial e Big Data. |
| Aptidões |
| Analisar, projetar, e desenvolver protótipos de objetos ligados à Internet utilizando as ferramentas apropriadas. |
| Adquirir, editar, analisar e validar informação analógica e digital em sistemas de informação geográfica aplicados à agricultura. |
| Analisar os problemas ambientais e aplicar metodologias adequadas para os resolver. |
| Aplicar as tarefas referentes à sustentabilidade dos sistemas agrícolas e às boas práticas que lhes estão associadas. |
| Aplicar os conhecimentos relativos à disponibilidade de água no solo e exigências das culturas. |
| Colaborar em atividades de investigação e de monitorização de áreas agrícolas e florestais. |
| Efetuar uma gestão sustentável de resíduos, atuando desde as técnicas de minimização, passando pela recolha e seleção, até às tecnologias e processos de valorização. |
| Identificar o funcionamento do sistema climático. |
| Instalar, operar e manter o funcionamento de sistemas autónomos de base programável ou fixa. |
| Planear e orientar a concepção de aplicações informáticas para desktop, mobile e Web. |
| Planear e orientar a realização de atividades de acordo com normas de higiene, de segurança e de qualidade. |
| Realizar levantamentos topográficos e saber interpretar cartas topográficas. |
| Selecionar os melhores modelos de Inteligência Artificial para a resolução de problemas concretos. |
| Utilizar ferramentas de interpretação de imagens satélite. |
| Utilizar os conhecimentos de botânica, química, ecologia, hidráulica e estatística na preservação dos ecossistemas agrários numa perspetiva de produção sustentável tendo em vista a proteção agroflorestal. |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de estabelecer boas relações interpessoais e respeito pela sociedade. |
| Demonstrar capacidade de iniciativa, responsabilidade e liderança, conhecendo os limites da sua atuação. |
| Demonstrar capacidade para acompanhar a evolução tecnologica. |
| Demonstrar capacidade para adotar e selecionar estratégias e medidas criativas, assumindo interdependência e papéis partilhados em diversos contextos. |
| Demonstrar capacidade para cumprir prazos, horários e procedimentos predefinidos. |
| Demonstrar capacidade para discutir com os pares sobre assuntos da especialidade. |
| Demonstrar capacidade para intervir, desenvolver ações e propor soluções a problemas concretos, sujeitos a alterações imprevisíveis. |
| Demonstrar espírito crítico nas atividades diárias incluindo relacionamento com os seus pares e restantes colaboradores. |
| Demonstrar proatividade na constante atualização e adaptação de conhecimentos, informação e atitudes. |
| Demonstrar rigor e ética profissional. |