| Conhecimentos |
| Conhecimentos especializado para a gestão de reservas de clientes. |
| Conhecimentos especializados na aplicação de sistemas de reservas. |
| Conhecimentos especializados na gestão de recursos humanos. |
| Conhecimentos especializados na gestão e atribuição de quartos. |
| Conhecimentos fundamentais de comunicação e negociação com clientes e parceiros. |
| Conhecimentos fundamentais para a análise de previsões e relatórios relacionados com o Alojamento. |
| Conhecimentos fundamentais sobre a segurança, higiene e saúde nas diversas áreas operacionais. |
| Conhecimentos gerais à elaboração de inventários. |
| Conhecimentos gerais e técnicos de língua inglesa do setor do Alojamento. |
| Conhecimentos gerais nas técnicas de atendimento ao público. |
| Conhecimentos gerais sobre o empreendedorismo. |
| Conhecimentos gerais sobre o setor hoteleiro. |
| Aptidões |
| Aplicar os conhecimentos fundamentais à criação de uma nova unidade de Alojamento. |
| Aplicar os conhecimentos técnicos de utilização de equipamentos. |
| Aplicar os procedimentos necessários à garantia da segurança, higiene e saúde no setor do Alojamento. |
| Aplicar procedimentos de faturação adequados. |
| Assegurar a assistência aos clientes durante a sua estadia gerindo reclamações e sugestões. |
| Comunicar eficazmente com os diferentes públicos, sempre que possível no idioma de origem, identificando necessidades de informação geral e turística |
| Efetuar operações de reservas utilizando o software adequado. |
| Gerir e identificar necessidades e expectativas de clientes no serviço de alojamento. |
| Organizar e coordenar o circuito de requisição, preparação e distribuição de roupas e equipamentos. |
| Organizar e coordenar recursos humanos necessários para as áreas operacionais do Alojamento. |
| Propor métodos eficazes de melhoria nas áreas operacionais, tendo em conta a gestão de custos. |
| Realizar o check-in e o check-out de clientes em qualquer tipo de unidade de Alojamento, segundo os respetivos manuais de procedimentos. |
| Atitudes |
| Comunicar eficazmente, a nível interno e externo à organização, com interlocutores diferenciados |
| Demonstrar autonomia na aplicação eficaz dos conceitos organizacionais e de gestão dos diferentes departamentos da organização de alojamento |
| Demonstrar autonomia na tomada de decisão e capacidade de resolução de problemas de forma adequada |
| Demonstrar proatividade perante situações imprevistas, e uma atitude positiva na gestão de reclamações e na resolução de conflitos |
| Demonstrar rigor e responsabilidade no cumprimento de normas e procedimentos |
| Gerir com eficácia e bom senso os recursos humanos afetos, transmitindo os princípios e normas de serviço da unidade de alojamento |
| Promover os serviços da unidade de alojamento e motivar os clientes ou os hóspedes para a utilização dos mesmos |
| Revelar capacidades de organização e iniciativa para desenvolver as atividades inerentes à gestão do departamento de alojamento e andares com vista a garantir um serviço de qualidade e a satisfação dos clientes |
| Revelar zelo e responsabilidade profissional |