Relatório sobre o acesso ao ensino superior

Relatório sobre o acesso ao ensino superior

 

 

 

 

 

 

 

 

O presente Relatório propõe-se apresentar as principais conclusões da avaliação realizada, incluindo algumas sugestões que poderão, no futuro, introduzir melhorias no sistema de acesso ao ensino superior português.

As sugestões que se apresentam neste Relatório serão naturalmente limitadas à avaliação do acesso ao ensino superior e à apresentação de medidas destinadas a corrigir algumas das suas disfunções. Algumas das caracteristicas colaterais do sistema de acesso serão inevitavelmente abordadas, embora nãos eja esse o foco do presente Relatório.

Neste âmbito, o Relatório não tem a pretensão de abordar e muito menos de sugerir soluções para as questões estruturais do sistema público de ensino superior, designadamente para a reordenamento da rede pública, para a melhor articulação das suas instituições, para a sua internacionalização ou, mesmo, para a reforma do seu regime jurídico. 

O Grupo de Trabalho foi constituido por:

Professores João Guerreiro, Presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), João Queiroz, Diretor Geral do Ensino Superior (DGES), e Pedro Teixeira, Diretor do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES).

 

Aceda aqui ao relatório