14 abril 2024

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2024 | Vagas do Regime Geral, Concursos e Regimes Especiais de Acesso ao Ensino Superior

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2024 | Vagas do Regime Geral, Concursos e Regimes Especiais de Acesso ao Ensino Superior

Pela primeira vez são divulgadas em simultâneo as vagas para o regime geral, os regimes especiais e os concursos especiais de acesso ao ensino superior público e privado, para o ano letivo de 2024-2025.
Ao todo, serão disponibilizadas 99986 vagas distribuídas por diferentes vias de ingresso, no ensino superior público e no ensino superior privado.

 

 

 

 


1. Regime Geral de Acesso
a. No ensino superior público (concurso nacional de acesso e concursos locais) são fixadas 55166 vagas (mais 0,3% que em 2023), apresentando-se as seguintes variações face às vagas inicialmente fixadas em 2023:

  1. Um aumento de 2,8% de vagas em ciclos de estudos que visam a formação em competências digitais face às vagas iniciais do ano anterior, sendo disponibilizadas 9355 vagas;
  2. Um reforço de mais 46 vagas nos ciclos de estudos com maior concentração de melhores alunos, totalizando 4036 vagas;
  3. O número de vagas em Medicina volta a crescer, sendo disponibilizadas 1554 vagas no CNA (quando foram fixadas 1541 em 2023). É previsível que este número de vagas venha ainda a aumentar dado que as vagas não ocupadas nos concursos especiais para titulares do grau de licenciado reverterão para a 1.ª fase do concurso nacional de acesso, maximizando-se assim a utilização das vagas disponíveis em Medicina nas instituições de ensino superior públicas;
  4. O número de vagas em licenciaturas em Educação Básica cresce cerca de 4%, sendo disponibilizadas 993 vagas.

b. No ensino superior privado são fixadas 17929 vagas para os concursos institucionais (mais 0,4%).

  • A candidatura ao concurso nacional de acesso deve ser efetuada numa plataforma online disponível no site da Direção-Geral do Ensino Superior.
  • A candidaturas aos concursos locais (ensino superior público) e concursos institucionais (ensino superior privado) deve ser realizada diretamente junto de cada instituição de ensino superior a que se pretende concorrer.

2. Regimes Especiais
Verifica-se um ajuste da oferta à procura registada em 2023, sendo disponibilizadas pelas instituições de ensino superior públicas 2712 vagas para esta via de ingresso, que contou com 1816 colocados no ano anterior.
A candidatura aos regimes especiais deve ser efetuada online junto da Direção-Geral do Ensino Superior e, no caso de estudantes nacionais dos países africanos de língua oficial portuguesa e de Timor-Leste, deve ser apresentada pelas Embaixadas dos respetivos países junto da Direção-Geral do Ensino Superior.


Nota explicativa:
Regimes especiais para acesso e ingresso no ensino superior de:

  1. Funcionários Portugueses de Missão Diplomática Portuguesa no Estrangeiro e seus Familiares que os acompanhem;
  2. Portugueses bolseiros no estrangeiro, funcionários públicos portugueses em missão oficial no estrangeiro e funcionários portugueses de Instituições da União Europeia e seus familiares que os acompanhem;
  3. Oficiais do Quadro Permanente das Forças Armadas Portuguesas;
  4. Nacionais dos países africanos de língua oficial portuguesa com bolsa atribuída por entidades oficiais;
  5. Funcionários Estrangeiros de Missão Diplomática Acreditada em Portugal e seus Familiares aqui Residentes, em Regime de Reciprocidade;
  6. Praticantes Desportivos de Alto Rendimento;
  7. Nacionais de Timor-Leste.

3. Concursos Especiais
a. No ensino superior público são fixadas 18084 vagas em concursos especiais, destacando-se as seguintes variações face às vagas fixadas em 2023:

  1. Aumento global de 7%, derivado da maior autonomia das instituições de ensino superior na diversificação e diferenciação na fixação das vagas para o acesso ao ensino superior;
  2. O maior crescimento de vagas (18%) regista-se nos concursos especiais para titulares de diploma de técnico superior profissional, totalizando 1208;
  3. Os concursos especiais para acesso a Medicina por titulares do grau de licenciado também registam um aumento de 4,7%, perfazendo 312 vagas.
  • A candidatura a todos os concursos especiais deve ser realizada diretamente junto de cada instituição de ensino superior a que se pretende concorrer, exceto a candidatura ao concurso especial para titulares de cursos de dupla certificação (diplomados de vias profissionalizantes) de instituições de ensino superior públicas, que deve ser apresentada através do sistema online, no site da Direção-Geral do Ensino Superior.

b. No ensino superior privado são disponibilizadas 6046 vagas em concursos especiais, que corresponde a um aumento de quase 6%.

  • A candidatura a todos os concursos especiais deve ser realizada diretamente junto de cada instituição de ensino superior a que se pretende concorrer.

 

Tabela 1 - Vagas em ciclos de estudo de formação inicial, em todas as vias de ingresso, por instituição de ensino superior público

 

Tabela 2 - Vagas em ciclos de estudo de formação inicial, em todas as vias de ingresso, por estabelecimento do ensino superior privado