Jornadas Estudar e Investigar em Portugal 2019

As “Jornadas Estudar e Investigar em Portugal 2019” serão lançadas em Março em Ettelbruck, no Luxemburgo, e continuarão em França, na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Estados Unidos da América e Suíça, junto de comunidades portuguesas. Têm como objetivo divulgar as oportunidades de ingresso e frequência no ensino superior português para emigrantes e lusodescendentes, nomeadamente através do contingente especial para candidatos emigrantes portugueses e familiares que com eles residam do Concurso Nacional de Acesso, para os quais estão reservadas 7% das vagas a concurso na 1.ª fase, ou através dos concursos locais e institucionais.
 
A primeira ação das Jornadas Estudar e Investigar em Portugal 2019 em Ettelbruck (Luxemburgo) será realizada a 9 de março, juntamente com a entrega de diplomas de Português a cerca de 200 alunos portugueses e lusodescendentes. 
 
A segunda ação terá lugar em Paris, no dia 23 de março, nas instalações do Consulado Geral, no decurso de encontros alargados com representantes das comunidades portuguesas da região de Paris.
Adicionalmente estão planeadas outras ações para as cidades de Joanesburgo, Pretória, Hamburgo, Bruxelas e Genebra, e as regiões de Bordéus, Toulouse e Paris, em França, e nos Estados Unidos da América. Prevê-se igualmente a realização de ações promocionais em outros países com comunidades portuguesas significativas.
 
Nos Estados Unidos da América, as Jornadas acompanharão a participação portuguesa na Feira/Conferência NAFSA, em Washington DC, entre 26 e 31 de maio, um dos principais encontros internacionais dos responsáveis pela internacionalização das instituições de ensino superior e de investigação.
 
As Jornadas enquadram-se na iniciativa Estudar e Investigar em Portugal (Study & Research in Portugal), promovida pelo Governo português em cooperação com as instituições de ensino superior, ciência e tecnologia, com o intuito de contribuir para a consolidação e expansão destes sistemas, para o aumento da sua competitividade e para a sua integração em redes de referência internacionais. A iniciativa compreendeu a criação de uma plataforma de divulgação do ensino superior e investigação em Portugal (study-research.pt), servindo como instrumento fundamental no esforço integrado de promoção e internacionalização do país nesta área.
 
O reforço da atracão de estudantes internacionais tem incluído várias medidas de impacto relevante, nomeadamente a alteração em 2017 do regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional, regulamentado em 2018, a revisão do Estatuto de Estudante Internacional e, recentemente, a aprovação pelo Governo do despacho de fixação de vagas para estudantes internacionais em 2019/2020. Esta alteração conduziu a um aumento do limite das vagas em 73%, passando de 10.312 vagas em 2018/2019 para 17.823 vagas em 2019/2020 em instituições de ensino superior ao abrigo do concurso especial para estudantes internacionais. Nota-se que o concurso de 2018 registou o número mais elevado de colocados desde 2001 através deste contingente, crescendo 94% face a 2015.
De uma forma geral, o numero total de estudantes de origem e residência no estrangeiro em Portugal aumentou 48% desde 2015, somando hoje cerca de 50 mil estudantes e representando cerca de 13 % do total dos estudantes de ensino superior em Portugal.
 
As Jornadas integram um conjunto de ações de sensibilização e de sessões informativas em contexto institucional, a organizar em cooperação com a rede diplomática e consular junto das comunidades portuguesas e associações locais, e envolverão, entre outras entidades, a Direção Geral do Ensino Superior, as instituições de ensino superior e o Instituto Camões.