30 anos do Erasmus

30 anos do Erasmus

Em 2017 festeja-se os 30 anos do Programa Erasmus (European Region Action Scheme for the Mobility of University Students), considerada uma das iniciativas mais populares da construção europeia e que levou estudantes do ensino superior de toda a Europa a realizar períodos de estudos noutros países europeus. O Programa que teve início em 1987 registou no primeiro ano 3.244 mobilidades de jovens e 11 países (Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Grécia, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal, Espanha e Reino Unido). Entre 1987 e 2017, 9 milhões de jovens beneficiaram de uma experiência internacional para estudar, viajar, estagiar, ganhar experiência profissional ou fazer voluntariado noutro país.

Ao longo do ano de 2017, por toda a Europa, tem havido diversas comemorações e iniciativas para assinalar este marco que poderão ser consultadas no portal dos 30 anos do Erasmus ou na Newsletter que a Comissão Europeia distribui.

Este ano marca, ainda, os 60 anos do Tratado de Roma que estabeleceu o início da atual cooperação europeia com a criação da Comunidade Económica Europeia, CEE.

Em Portugal, a Agência Nacional Erasmus+ educação e formação e a Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, estão a organizar diversas iniciativas para comemorar os 30 anos do Erasmus.

Sugerimos a consulta de alguns filmes de testemunhos e preparados pela Comissão Europeia para festejar os 30 anos do Erasmus:

Comissário Europeu Carlos Moedas:
https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/sites/erasmusplus/files/moedas_en-hd.mp4

Erasmus+ bringing Europeans together for 30 years”:
http://ec.europa.eu/avservices/video/player.cfm?ref=I137541&sitelang=en