Erasmus+

Entrará em vigor a 1 de janeiro de 2014 o novo Programa ERASMUS+ (2014-2020), da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto que integra vários Programas já existentes a nível europeu: Aprendizagem ao Longo da Vida, Juventude em Ação, Erasmus Mundus, Tempus, Alfa e Edulink, para além de integrar iniciativas no setor do Desporto, a nova área de cooperação europeia.

O ERASMUS+ conta com uma estrutura integrada, e simplificada, e tem como objetivo aumentar as oportunidades de mobilidade transnacional e de cooperação. Dispõe de um orçamento de 14,7 mil milhões de euros até 2020, o qual representa um aumento de cerca de 40% em comparação com os últimos sete anos de financiamento para estas áreas, torna visível o compromisso da União Europeia em investir, mais, na área da educação, formação, juventude e desporto.

Encontra-se aberto o concurso para apresentação de candidaturas para as três Ações-chave do novo programa, com um orçamento de 1,8mil milhões de euros para 2014:

  • Ação-chave 1 – Mobilidade individual para fins de aprendizagem
  • Ação-chave 2 – Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas
  • Ação-chave 3 – Apoio à reforma de políticas

Para obter informação adicional sobre este concurso e os respetivos prazos de submissão das candidaturas deverão consultar o texto dos concursos
http://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:C2013/362/04&from=EN

Guia do programa
http://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/resources/programme-guide_pt

Portal do Programa Erasmus+:
http://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/node_pt