Promoção do Ensino Superior Português: a DGES na NAFSA 2014

 

A NAFSA – Association of International Educators – a maior feira de ensino superior dos EUA decorreu em San Diego, Califórnia, entre os dias 25 e 30 de maio de 2014, sob o tema “Pathways to Global Competence”.

Esta Feira, que se realiza todos os anos nos Estados Unidos ou no Canadá, reuniu este ano cerca de 10.000 participantes, o maior número de participantes desde sempre e oferece oportunidades de recrutamento de estudantes, estabelecimento de parcerias entre Instituições de Ensino Superior e Formação através de workshops e seminários.

Portugal tem vindo a estar representado na NAFSA desde 2012, com um Pavilhão “Study In Portugal”, contando com a presença de representantes de Instituições de Ensino Superior portuguesas.

O Programa Study in Portugal resulta de uma parceria entre a Comissão Fulbright, a Fundação Luso-Americana (FLAD), o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), o Turismo de Portugal, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a Direção-Geral de Ensino Superior (DGES).

A participação de Portugal foi assegurada pela DGES, restantes parceiros (FLAD, Fulbright, e Câmara Municipal de Lisboa) e pela APESP, CCISP, Universidade Católica Portuguesa, IADE, ISCTE, Universidade do Algarve, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade Fernando Pessoa, Universidade de Lisboa, Universidade Lusíada, Universidade Lusófona, Universidade do Minho e Universidade do Porto.

O objetivo principal centrou-se na promoção e divulgação do Ensino Superior Português e das oportunidades que o mesmo oferece através do intercâmbio de alunos ou Professores, bem como do estabelecimento de parcerias, graus conjuntos ou cursos de curta duração entre os vários países participantes.

A Feira proporcionou inúmeros contatos entre todos os elementos da delegação, representantes dos países participantes e Instituições de Ensino Superior, havendo, nesta fase alguma expetativa sobre o impato dos mesmos a curto e médio prazo.

A próxima  NAFSA decorrerá em  2015, em Boston  sob o tema “ New Horizons in International Education”.