Recomendação do Conselho relativa ao acompanhamento do percurso dos diplomados

A Recomendação relativa ao acompanhamento do percurso dos diplomados, adotada pelo Conselho de Educação, Juventude, Cultura e Desporto de 20-21 de novembro de 2017, contribuirá de maneira decisiva para garantir a adequação entre as competências dos diplomados e as que a economia e o mercado de trabalho necessitam e promover a excelência no desenvolvimento de competências, em linha com a Nova Agenda de Competências para a Europa e a Nova agenda da UE em prol do ensino superior.

O Conselho convida os Estados-Membros a melhorarem a disponibilidade e a qualidade das informações sobre as atividades dos diplomados do ensino superior (incluindo do ensino e formação profissionais), avançando, até 2020, com a criação de sistemas de acompanhamento dos diplomados. É igualmente incentivada a participação numa rede de peritos, a estabelecer em linha com as estruturas de governação do quadro da Educação e da Formação 2020, que incentive a cooperação e a aprendizagem mútua entre Estados-Membros no que respeita aos sistemas de acompanhamento e seu desenvolvimento futuro.

Das recomendações dirigidas à Comissão destacam-se: o desenvolvimento de uma fase piloto de um inquérito europeu aos diplomados do ensino superior, a criação e apoio à rede de peritos, e o apoio à utilização de fontes de financiamento europeias. A Comissão avançou já com o concurso público para o desenvolvimento e aplicação do inquérito, tendo igualmente convidado os Estados-Membros a expressarem a sua disponibilidade para participar no inquérito e/ou na rede de peritos. Se a fase-piloto for bem-sucedida, será equacionada a implementação de um inquérito à escala europeia aos diplomados do ensino superior.

Texto integral da Recomendação: http://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/?uri=CELEX:32017H1209(01)