Revisão intercalar da estratégia "Europa 2020"

A Estratégia “Europa 2020” da UE, lançada em 2010, tem como objetivo promover um crescimento económico inteligente, sustentável e inclusivo e de melhorar a competitividade Europeia, estabeleceu ambiciosas metas para serem alcançadas até 2020 nas áreas do emprego, I&D, alterações climáticas, energia e educação. A Comissão Europeia propõe agora fazer um exercício de revisão intercalar da Estratégia através da sua Comunicação Taking Stock of the Europe 2020 Strategy for Smart, Sustainable and Inclusive Growth, publicada em março deste ano, que tenta avaliar o percurso e o impacto da estratégia e enquadrar as metas estabelecidas anteriormente no novo contexto socioeconómico que se vive na Europa. Para além de inúmeros debates sobre esta revisão, foi, no passado dia 5 de maio, lançada uma consulta pública que estará aberta até 31 de outubro, de forma a conseguir desenvolver uma estratégia consistente para o próximo período 2015-2020.  

O próximo Conselho (Educação) em dezembro marcará um momento decisivo para a educação e formação, onde se pretende debater formas de estas áreas alcançarem maior visibilidade e de destacar a importância do seu papel para a revisão da Estratégia “Europa 2020”, de modo a que se reconheça que a educação e formação são motores de crescimento e emprego na Europa. 

O quadro estratégico “Educação e Formação 2020” também está a ser alvo de uma revisão para adequar os seus instrumentos às novas necessidades dos sistemas de educação e formação europeus e a um novo ciclo que terá início em 2015. Neste âmbito, encontram-se em preparação, até ao final do mês de junho, os relatórios nacionais sobre a implementação deste quadro estratégico que irão integrar o relatório intercalar conjunto da Comissão e do Conselho.

Para mais informação: