SCAN-D - Samples & Copies of Academic National Diplomas

A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), através do Centro ENIC/NARIC PT, participa no projeto SCAN-D - Samples & Copies of Academic National Diplomas, cofinanciado pela Comissão Europeia, no âmbito da Acção 3 do Programa Erasmus+.

O projeto terá a duração de 18 meses, é coordenado pelo Centro ENIC/NARIC de Itália e conta, ainda, com a participação dos Centros ENIC/NARIC da Bélgica (Flandres), Bulgária, Croácia, República Checa, Letónia, Lituânia, Holanda, Eslovénia, Espanha, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Israel e Nova Zelândia.

O objetivo do projeto consiste na recolha de exemplos de diplomas e certificados nacionais conferentes de graus, emitidos pelas instituições de ensino superior dos 15 países participantes, de forma a criar uma base de dados que ficará disponível para consulta por todos os Centros da Rede ENIC/NARIC. Esta base de dados será uma mais-valia para a transparência do processo de reconhecimento e facilitará o trabalho de todos os que lidam com a avaliação de diplomas estrangeiros, nomeadamente as instituições de ensino superior.

Será, ainda, um instrumento relevante para minimizar eventuais fraudes e conferir maior coerência aos procedimentos de reconhecimento.