"Study & Research in Portugal" na NAFSA 2017

Ensino Superior e Investigação de Portugal presentes na maior feira de educação internacional nos Estados Unidos

Entre os dias 30 de Maio e 2 de Junho de 2017, Portugal teve a maior representação de sempre na NAFSA – Association of International Educators, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.

A Feira/Conferência NAFSA é o maior encontro internacional dos responsáveis pela internacionalização das instituições de ensino superior e de investigação, e atrai anualmente mais de 10.000 visitantes de todo o mundo.

No pavilhão “Study & Research in Portugal”, organizado pela Comissão Fulbright e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e com o apoio da Embaixada Americana em Lisboa, participaram 19 instituições, incluindo universidades, institutos politécnicos e câmaras municipais.

Esta participação constituiu uma importante oportunidade para revelar a diversidade e a qualidade da oferta de cada instituição e reforçar a visibilidade de Portugal como país de destino de estudantes e investigadores internacionais, em particular provenientes dos EUA.

A iniciativa “Study & Research in Portugal” integra o compromisso do Governo, através da Resolução de Conselho de Ministros n.º 78/2016 que define as orientações para a articulação da politica de internacionalização do ensino superior e da ciência e tecnologia, no sentido da promoção de políticas públicas alicerçadas na valorização do conhecimento e da qualificação de recursos humanos, reconhecendo as instituições de ensino superior e de ciência enquanto espaços de criação e partilha do conhecimento que promovem a abertura à novidade, estimulam a inovação e contribuem para o desenvolvimento da sociedade, da cultura e da economia portuguesa.

“Study & Research in Portugal” é um instrumento fundamental para a promoção e a internacionalização do país, em domínios como a diplomacia científica, o turismo, a mobilidade, a economia, o património, a língua e a cultura.

A Comissão Fulbright, criada pelo Governo Português e o Governo dos Estados Unidos da América, administra em Portugal o Programa Fulbright de intercâmbio educacional, com a missão de fomentar o entendimento mútuo entre Portugal e os EUA. As suas actividades incluem a oferta de oportunidades de intercâmbio para professores, investigadores e estudantes, com base no mérito; a disponibilização de orientação e informação de qualidade sobre os sistemas de ensino dos dois países; e a organização de iniciativas que potenciem a partilha de conhecimento.

 

Autor: Dra. Otília Macedo Reis - Directora Executiva  da Comissão Fulbright