| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes nas áreas da saúde, arquivo, secretariado, recursos humanos, financeira e de gestão |
| Conhecimentos fundamentais de comunicação e de língua, portuguesa e outras, em ambientes socioculturais diversificados |
| Conhecimentos abrangentes de informática e tecnologias de informação em saúde |
| Conhecimentos fundamentais sobre psicossociologia das organizações e do comportamento |
| Conhecimentos abrangentes sobre a organização e funcionamento das instituições de saúde, de carácter público, privado e social |
| Conhecimentos abrangentes sobre Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho |
| Conhecimento especifico sobre certificação e gestão da qualidade de instituições de saúde |
| Conhecimentos fundamentais sobre legislação do trabalho |
| Conhecimentos fundamentais de ética, deontologia, gestão e registo de dados confidenciais |
| Aptidões |
| Participar proactivamente nos processos e discussões relativos às áreas funcionais da instituição onde participa. |
| Adaptar a sua atividade e prestação de serviços às caraterísticas e condições dos utentes, doente ou clientes da instituição de saúde. |
| Utilizar as ferramentas de gestão de informação na perspetiva da sua administração e da sua utilização, de forma eficaz |
| Participar de forma ativa na geração de um ambiente profissional e harmonioso dentro da instituição e com os utentes, doentes e clientes |
| Acompanhar e orientar o utente, doente ou cliente de modo a que este transite fluidamente na instituição de saúde ou entre instituições. |
| Adotar e implementar medidas que promovam a segurança e ausência de doença no local de trabalho. |
| Dinamizar e adotar boas práticas de qualidade em serviços de saúde. |
| Aplicar e zelar pela implementação da legislação do trabalho em consonância com a instituição de saúde. |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de comunicação com os profissionais da instituição e com os clientes, utentes ou doentes da mesma |
| Demonstrar competências de adaptação de linguagem e comportamento com base no interlocutor |
| Demonstrar competências de análise crítica de diferentes situações e de promoção de resolução de problemas |
| Demonstrar autonomia de tomada de decisão, assim como capacidade de identificar o encaminhamento de assuntos para superior hierárquico |
| Responsabilizar-se pela sua prestação profissional e estar disponível para ajustar / modificar a sua atitude laboral e de relacionamento interpessoal |
| Promover um ambiente seguro, cumprindo as normas relativas a higiene, saúde e segurança laboral. |
| Contribuir e promover um ambiente de trabalho tranquilo e de interajuda. |
| Agir em respeito pela ética e deontologia no desempenho das funções de qualquer natureza, assim como cumprindo os códigos de conduta e de confidencialidade definidos na instituição de saúde |
| Estar disponível para apoio e esclarecimento de questões, com respeito e cortesia pelos colegas e clientes. |
| Adaptar a sua atitude mediante as situações e os contextos socioprofissionais, contribuindo para a resolução de
conflitos. |