Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes nas áreas da saúde, arquivo, secretariado, recursos humanos, financeira e de gestão |
Conhecimentos fundamentais de comunicação e de língua, portuguesa e outras, em ambientes socioculturais diversificados |
Conhecimentos abrangentes de informática e tecnologias de informação em saúde |
Conhecimentos fundamentais sobre psicossociologia das organizações e do comportamento |
Conhecimentos abrangentes sobre a organização e funcionamento das instituições de saúde, de carácter público, privado e social |
Conhecimentos abrangentes sobre Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho |
Conhecimento especifico sobre certificação e gestão da qualidade de instituições de saúde |
Conhecimentos fundamentais sobre legislação do trabalho |
Conhecimentos fundamentais de ética, deontologia, gestão e registo de dados confidenciais |
Aptidões |
Participar proactivamente nos processos e discussões relativos às áreas funcionais da instituição onde participa. |
Adaptar a sua atividade e prestação de serviços às caraterísticas e condições dos utentes, doente ou clientes da instituição de saúde. |
Utilizar as ferramentas de gestão de informação na perspetiva da sua administração e da sua utilização, de forma eficaz |
Participar de forma ativa na geração de um ambiente profissional e harmonioso dentro da instituição e com os utentes, doentes e clientes |
Acompanhar e orientar o utente, doente ou cliente de modo a que este transite fluidamente na instituição de saúde ou entre instituições. |
Adotar e implementar medidas que promovam a segurança e ausência de doença no local de trabalho. |
Dinamizar e adotar boas práticas de qualidade em serviços de saúde. |
Aplicar e zelar pela implementação da legislação do trabalho em consonância com a instituição de saúde. |
Atitudes |
Demonstrar capacidade de comunicação com os profissionais da instituição e com os clientes, utentes ou doentes da mesma |
Demonstrar competências de adaptação de linguagem e comportamento com base no interlocutor |
Demonstrar competências de análise crítica de diferentes situações e de promoção de resolução de problemas |
Demonstrar autonomia de tomada de decisão, assim como capacidade de identificar o encaminhamento de assuntos para superior hierárquico |
Responsabilizar-se pela sua prestação profissional e estar disponível para ajustar / modificar a sua atitude laboral e de relacionamento interpessoal |
Promover um ambiente seguro, cumprindo as normas relativas a higiene, saúde e segurança laboral. |
Contribuir e promover um ambiente de trabalho tranquilo e de interajuda. |
Agir em respeito pela ética e deontologia no desempenho das funções de qualquer natureza, assim como cumprindo os códigos de conduta e de confidencialidade definidos na instituição de saúde |
Estar disponível para apoio e esclarecimento de questões, com respeito e cortesia pelos colegas e clientes. |
Adaptar a sua atitude mediante as situações e os contextos socioprofissionais, contribuindo para a resolução de
conflitos. |