Curso


Diploma de técnico superior profissional
O seguinte conjunto de áreas: Artes Visuais; Hotelaria e Turismo; Design de Comunicação
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 40
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Senhora da Hora Av. Calouste Gulbenkian, 907 - Senhora da Hora 20 40
Descrição geral Concebe, planeia, organiza, desenvolve, executa ou supervisiona a realização de projetos de Design Gráfico, Design de Embalagem e Tecnologias Multimédia adequados aos contextos empresariais e institucionais no âmbito da Indústria Alimentar.
Atividades principais
Conceber, desenvolver e executar projetos de design de comunicação e multimédia para multiplataformas de divulgação, estáticas dinâmicas, no âmbito da Produção Alimentar;
Conceber, desenvolver e executar projetos de design de embalagem que valorizem os produtos alimentares e as marcas;
Conceber, desenvolver e executar interfaces gráficos para sítios web e aplicativos (web design e app's) nos domínios específicos do setor alimentar;
Executar atividades ligadas ao registo, edição e publicação de imagens fotográficas, vídeo e animação para a produção digital de conteúdos nos domínios específicos do setor alimentar;
Planear, organizar e supervisionar a qualidade e os processos de produção, edição e pós-produção;
Integrar transversalmente conhecimentos teóricos e tecnológicos na atividade projetual;
Integrar equipas multidisciplinares no desenvolvimento de projetos de design;
Respeitar e promover princípios de circularidade e sustentabilidade dos recursos na Indústria Alimentar.
Conhecimentos
Conhecimento fundamental de algoritmia;
Conhecimento fundamental dos conceitos gerais das plataformas de IoT;
Conhecimento aprofundado no domínio da prática do desenho e da ilustração;
Conhecimento fundamental dos métodos e técnicas de controlo da qualidade de produtos gráficos;
Conhecimento aprofundado para avaliar e garantir a qualidade e coerência das soluções;
Conhecimento fundamental da qualidade nas organizações, produtos e serviços;
Conhecimento fundamental das normas de segurança e higiene no trabalho;
Conhecimento aprofundado de metodologias e processos de design aplicados ao projeto;
Conhecimento fundamental de casos de estudo de marcas e produtos que se evidenciam pelas boas práticas nos setores da Produção Alimentar;
Conhecimento fundamental de Design de Embalagem na sociedade contemporânea;
Conhecimento fundamental de inglês técnico na área de especialização do curso;
Conhecimento fundamental de materiais, matérias-primas e meios tecnológicos;
Conhecimento fundamental de questões éticas, cívicas e deontológicas;
Conhecimento fundamental dos conceitos e metodologias de web design e aplicativos;
Conhecimento fundamental dos processos organizativos e orçamentais das diversas etapas de edição e produção;
Conhecimento fundamental na realização de produtos ou serviços de design gráfico e multimédia adequados para a produção alimentar;
Conhecimento fundamental sobre conceitos de sustentabilidade, economia circular e eco design;
Conhecimento fundamental sobre o design na sociedade contemporânea e as transformações sociais, culturais, políticas e tecnológicas da indústria alimentar numa perspetiva transdisciplinar;
Conhecimento factual e básico de técnicas e processos de fabrico no âmbito da produção alimentar (agroalimentar e bebidas; agricultura marinha e aquicultura; produtos nutracêuticos, dietéticos e macrobióticos; produtos alimentares pré-confeccionados ou congelados; alimentos pré-preparados e conservados; hotelaria e restauração);
Conhecimento factual e básico dos conceitos de estatística descritiva e inferencial;
Conhecimento factual e básico dos conceitos de User Interface Design (UI) e User Experience (UX);
Conhecimento factual e básico dos valores identitários da marca institucional do ponto de vista concetual, normativo e aplicacional aos diversos meios e suportes de comunicação;
Conhecimento factual e básico em marketing digital e gestão de marcas;
Conhecimento factual e básico sobre a legislação aplicável à indústria alimentar;
Aptidões
Elaborar um plano de negócio;
Entender os conceitos fundamentais de desenho analógico e digital;
Utilizar os meios, materiais e suportes de desenho analógico e digital;
Colaborar na construção de guiões;
Aplicar as técnicas de registo e edição de som e vídeo;
Elaborar fichas técnicas para orçamentação e produção;
Recorrer de produtos e serviços certificados;
Identificar e Aplicar os princípios básicos de animação;
Atitudes
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
Demonstra sentido crítico e cultura visual específica;
Demonstra capacidade de agir cívica e deontologicamente nas relações sociais e profissionais;
Demonstra capacidade de planear, organizar e orçamentar a edição e produção de conteúdos;
Demonstra capacidade para dialogar com designers e ou criativos, empresas de produção e clientes, percebendo as diferentes linguagens, perspetivas e objetivos;
Demonstra capacidade de agir segundo as normas de segurança, saúde e higiene no trabalho;
Demonstra capacidade para cumprir e ou fazer cumprir as exigências técnicas necessárias num produto de comunicação e ou embalagem e garantindo a satisfação do cliente;
Demonstra capacidade para contextualizar a embalagem e comunicação do produto alimentar em domínios e necessidades específicos respondendo adequadamente aos desafios colocados.

--
Design de Comunicação do Produto Alimentar (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)