Conhecimentos |
Conhecimento fundamental de algoritmia; |
Conhecimento fundamental dos conceitos gerais das plataformas de IoT; |
Conhecimento aprofundado no domínio da prática do desenho e da ilustração; |
Conhecimento fundamental dos métodos e técnicas de controlo da qualidade de produtos gráficos; |
Conhecimento aprofundado para avaliar e garantir a qualidade e coerência das soluções; |
Conhecimento fundamental da qualidade nas organizações, produtos e serviços; |
Conhecimento fundamental das normas de segurança e higiene no trabalho; |
Conhecimento aprofundado de metodologias e processos de design aplicados ao projeto; |
Conhecimento fundamental de casos de estudo de marcas e produtos que se evidenciam pelas boas práticas nos setores da Produção Alimentar; |
Conhecimento fundamental de Design de Embalagem na sociedade contemporânea; |
Conhecimento fundamental de inglês técnico na área de especialização do curso; |
Conhecimento fundamental de materiais, matérias-primas e meios tecnológicos; |
Conhecimento fundamental de questões éticas, cívicas e deontológicas; |
Conhecimento fundamental dos conceitos e metodologias de web design e aplicativos; |
Conhecimento fundamental dos processos organizativos e orçamentais das diversas etapas de edição e produção; |
Conhecimento fundamental na realização de produtos ou serviços de design gráfico e multimédia adequados para a produção alimentar; |
Conhecimento fundamental sobre conceitos de sustentabilidade, economia circular e eco design; |
Conhecimento fundamental sobre o design na sociedade contemporânea e as transformações sociais, culturais, políticas e tecnológicas da indústria alimentar numa perspetiva transdisciplinar; |
Conhecimento factual e básico de técnicas e processos de fabrico no âmbito da produção alimentar (agroalimentar e bebidas; agricultura marinha e aquicultura; produtos nutracêuticos, dietéticos e macrobióticos; produtos alimentares pré-confeccionados ou congelados; alimentos pré-preparados e conservados; hotelaria e restauração); |
Conhecimento factual e básico dos conceitos de estatística descritiva e inferencial; |
Conhecimento factual e básico dos conceitos de User Interface Design (UI) e User Experience (UX); |
Conhecimento factual e básico dos valores identitários da marca institucional do ponto de vista concetual, normativo e aplicacional aos diversos meios e suportes de comunicação; |
Conhecimento factual e básico em marketing digital e gestão de marcas; |
Conhecimento factual e básico sobre a legislação aplicável à indústria alimentar; |
Aptidões |
Elaborar um plano de negócio; |
Entender os conceitos fundamentais de desenho analógico e digital; |
Utilizar os meios, materiais e suportes de desenho analógico e digital; |
Colaborar na construção de guiões; |
Aplicar as técnicas de registo e edição de som e vídeo; |
Elaborar fichas técnicas para orçamentação e produção; |
Recorrer de produtos e serviços certificados; |
Identificar e Aplicar os princípios básicos de animação; |
Atitudes |
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal; |
Demonstra sentido crítico e cultura visual específica; |
Demonstra capacidade de agir cívica e deontologicamente nas relações sociais e profissionais; |
Demonstra capacidade de planear, organizar e orçamentar a edição e produção de conteúdos; |
Demonstra capacidade para dialogar com designers e ou criativos, empresas de produção e clientes, percebendo as diferentes linguagens, perspetivas e objetivos; |
Demonstra capacidade de agir segundo as normas de segurança, saúde e higiene no trabalho; |
Demonstra capacidade para cumprir e ou fazer cumprir as exigências técnicas necessárias num produto de comunicação e ou embalagem e garantindo a satisfação do cliente; |
Demonstra capacidade para contextualizar a embalagem e comunicação do produto alimentar em domínios e necessidades específicos respondendo adequadamente aos desafios colocados. |