| Conhecimentos |
| Conhecimentos fundamentais de botânica, biologia, farmacognosia, fitoquímica aplicados ao desenvolvimento de produtos de saúde, suplementos alimentares e cosméticos; |
| Conhecimentos fundamentais de microbiologia aplicados ao desenvolvimento de produtos de saúde, suplementos alimentares e cosméticos; |
| Conhecimentos fundamentais das etapas e processos de produção de matéria-prima de origem natural (e.g., vegetal) e sintética para aplicação à saúde e bem-estar; |
| Conhecimentos fundamentais de anatomia, fisiologia e fisiopatologia humana; |
| Conhecimentos especializados de nutrição aplicados à promoção de saúde e de estilos de vida saudáveis; |
| Conhecimentos especializados sobre a composição nutricional dos géneros alimentícios e/ou produtos naturais; |
| Conhecimentos especializados sobre suplementação alimentar adaptada às características anatomofisiológicas do indivíduo, em função dos argumentos exibidos e/ou validados pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA); |
| Conhecimentos especializados sobre a eficácia e segurança de produtos de saúde, suplementos alimentares e/ou cosméticos; |
| Conhecimentos especializados sobre as diversas abordagens terapêuticas (e.g., homeopática, alopática, holística, complementares); |
| Conhecimentos especializados de em fitotecnologia, produção e plantas medicinais; |
| Conhecimentos abrangentes sobre validação de métodos analíticos e acreditação e certificação de laboratórios de controlo de análise; |
| Conhecimentos especializados sobre armazenamento, gestão de stocks e verificação de especificações (e.g., prazos de validade) de produtos de saúde, suplementos alimentares e cosméticos; |
| Conhecimentos fundamentais em gestão, marketing e administração que permitam uma eficiente gestão de matérias-primas e recursos humanos e materiais; |
| Conhecimentos abrangentes sobre técnicas de atendimento ao público; |
| Conhecimentos abrangentes sobre técnicas de marketing informado e de venda de produtos de saúde, suplementos alimentares e cosméticos; |
| Conhecimentos fundamentais de comunicação em língua inglesa; |
| Conhecimentos fundamentais de compreensão e interpretação de textos técnicos e científicos, em inglês; |
| Conhecimentos específicos de comunicação técnica em ciências da saúde; |
| Conhecimentos especializados de técnicas de comunicação e relação interpessoal (com o cliente e com a equipa de trabalho, incluindo o supervisor e/ou diretor técnico); |
| Conhecimentos abrangentes sobre comportamento organizacional; |
| Conhecimentos fundamentais em saúde, higiene e segurança no trabalho; |
| Conhecimentos fundamentais sobre o enquadramento ético e legal da atividade dos setores da sua área de atuação ; |
| Conhecimentos abrangentes das tecnologias de informação na ótica do utilizador com aplicação na análise de dados experimentais; |
| Conhecimentos especializados na área da Promoção da Saúde e Naturopatia. |
| Aptidões |
| Pesquisar, analisar e interpretar a informação sobre as características de produtos de saúde, suplementos alimentares e/ou cosméticos; |
| Identificar medicamentos, produtos de saúde, suplementos alimentares e/ou cosméticos; |
| Avaliar as necessidades e preferências do utente, aconselhando e dispensando mediante as características do produto adequadas a cada cliente; |
| Reconhecer matérias-primas (de origem natural ou sintética), componentes bioativos, nutrientes e excipientes; |
| Identificar, selecionar e utilizar adequadamente equipamentos e materiais inerentes a procedimentos técnicos de análise, transformação e formulação de produto; |
| Compreender e executar técnicas e procedimentos de seleção, análise, cultura, biotransformação e processamento de matérias-primas; |
| Executar os procedimentos técnicos inerentes aos processos de desenvolvimento e produção de produtos de saúde, suplementos alimentares e/ou cosméticos, em cumprimento com os requisitos de avaliação, controlo e garantia de qualidade; |
| Implementar, monitorizar e executar procedimentos técnicos de higienização, esterilização, manutenção e organização do espaço, equipamentos e materiais; |
| Definir planos periódicos de monitorização e calibração de equipamentos laboratoriais e outros materiais; |
| Monitorizar, registar e notificar anomalias em equipamentos laboratoriais, materiais, matérias-primas e produtos; |
| Aplicar as normas de certificação comuns e/ou específicas dos sectores fitoterapia e outros produtos de saúde e alimentar e as diretrizes normativas a observar na sua definição e implementação; |
| Executar adequadamente os requisitos de conformidade com os princípios das Boas Práticas de Laboratório (BPL), Agrícolas (BPA), de Distribuição (BPD) e de Fabrico (BPF); |
| Definir planos de amostragem de matérias-primas e produtos e programar e garantir a disponibilidade e boa gestão dos recursos necessários e adequados, o planeamento e controle de stocks e o armazenamento e ou acondicionamento correto de todos os produtos; |
| Registar, organizar e promover o armazenamento e tratamento adequado de resultados analíticos; |
| Elaborar relatórios técnicos preliminares e participar, sob supervisão da direção técnica, na sua validação, disponibilização e comunicação; |
| Pesquisar, consultar e interpretar dados de literatura técnico-científica e aplicá-los na interpretação de dados e na otimização das metodologias e técnicas laboratoriais; |
| Consultar, interpretar e aplicar documentação técnica, legal e ética associada à intervenção no âmbito da sua atuação como profissional na área; |
| Identificar e selecionar necessidades de inovação tecnológica e de valorização de produto, atendendo à dinâmica de mercado e perfil de utentes/consumidores; |
| Implementar e utilizar as ferramentas de marketing para divulgação de matérias-primas e produtos fitoterapeuticos, cosméticos e suplementos alimentares e alimentar; |
| Aplicar técnicas de atendimento e dinamização de venda presencial, adaptando a carteira de produtos às necessidades evolutivas de cada utente/cliente, providenciando-lhe acompanhamento e fidelizando-o à marca e à empresa; |
| Organizar um espaço de exposição de produtos fitoterapeuticos, produtos de saúde, produtos naturais, alimentares, de dermocosmética e puericultura; |
| Caracterizar as matérias-primas, produtos e/ou serviços da organização, o tipo de utentes/clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral; |
| Avaliar o serviço prestado, implementando medidas que visam a melhoria da sua qualidade; |
| Pesquisar informação cientifica na área da sua formação; |
| Utilizar adequadamente estrategias de prevenção e resolução do conflito; |
| Utilizar tecnicas adequadas para cuidar de si e dos outros; |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de interesse pela atualização permanente dos conhecimentos com base científica e regulamentar; |
| Demonstrar capacidade para se adaptar às evoluções técnicas e legais; |
| Demonstrar capacidade de usar a autorreflexão como mecanismo para a autoformação e desenvolvimento profissional contínuo; |
| Demonstrar flexibilidade em diferentes situações e contextos profissionais; |
| Demonstrar respeito e cuidado com o utente, evidenciando compromisso ético; |
| Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecer relações estáveis e de confiança com os colegas e utente; |
| Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal, adaptando o estilo de comunicação ao seu interlocutor; |
| Demonstrar confiança nos processos de tomada de decisão e de avaliação; |
| Demonstrar proatividade no envolvimento no trabalho multidisciplinar; |
| Demonstrar iniciativa, responsabilidade, interesse, criatividade, autonomia e capacidade de decisão; |
| Demonstrar sentido de organização e planeamento inerentes aos procedimentos de gestão, aprovisionamento e vendas; |
| Demonstrar capacidade de gestão de tarefas e tempo em contexto de trabalho; |
| Reconhecer e valorizar o desenvolvimento, aconselhamento, dispensa e marketing de de produtos fitoterapeuticos, produtos de saúde, suplementos alimentares e cosméticos, como contributo para a segurança e saúde do utente. |