| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes de hábitos e culturas alimentares. |
| Conhecimentos abrangentes relativos à caracterização, organização e funcionamento do setor da restauração e bebidas. |
| Conhecimentos abrangentes sobre o setor turístico, aspetos técnicos e organizativos ligados à oferta e à procura turísticas. |
| Conhecimentos abrangentes de inglês, envolvendo temáticas e abordagens específicas de gastronomia e vinhos que facilitam a comunicação. |
| Conhecimentos abrangentes de comunicação digital. |
| Conhecimento abrangentes das tecnologias de informação e comunicação aplicado ao turismo. |
| Conhecimentos abrangentes das normas fundamentais de segurança, higiene e saúde. |
| Conhecimentos especializados em vinhos e em identificação da viticultura regional. |
| Conhecimentos especializados de gestão e controlo de custos ligado ao setor da restauração. |
| Conhecimentos especializados das políticas sustentáveis aplicadas à restauração e bebidas. |
| Conhecimentos abrangentes da língua portuguesa para comunicar internamente e externamente (falado e escrito). |
| Conhecimentos abrangentes na formulação de novos menus enogastronómicos. |
| Conhecimentos especializados em estratégias e técnicas de marketing. |
| Conhecimentos especializados em empreendedorismo e inovação. |
| Conhecimentos fundamentais de operações e serviços de cozinha, mesa e vinhos de estabelecimentos de restauração e similares, |
| Conhecimentos fundamentais das técnicas de restauração e bebidas. |
| Conhecimentos fundamentais em Inovação ligada à gastronomia e vinhos. |
| Conhecimentos fundamentais das normas de segurança, higiene e saúde respeitantes à atividade profissional. |
| Conhecimentos fundamentais de planeamento, organização e gestão de eventos e de atividades de animação em unidades de enogastronomia. |
| Aptidões |
| Identificar as tendências de novos produtos e serviços ligados à enogastronomia. |
| Identificar diferentes tipos de vinhos e regiões vitivinícolas. |
| Aplicar as técnicas de supervisão do cumprimento das normas de qualidade, higiene e segurança alimentar nas operações de restauração e bebidas. |
| Aplicar as técnicas de supervisão do cumprimento de armazenamento e manutenção dos equipamentos e utensílios. |
| Organizar e coordenar atividades no espaço da cozinha e prestar serviços personalizados de mesa e vinhos. |
| Desenhar o organograma do serviço de operações de restauração e bebidas. |
| Aplicar técnicas de construção e definição de elementos chave na elaboração de cartas e menus enogastronómicos. |
| Aplicar estratégias de marketing diferenciadas em função da segmentação dos clientes. |
| Utilizar métodos e as técnicas de gestão da produção e orçamentação dos produtos e serviços de restauração e bebidas. |
| Utilizar meios informáticos e de comunicação aplicado à restauração e bebidas. |
| Aplicar técnicas de controlo de gestão e de análise do desempenho e situação financeira do serviço de comidas e bebidas através de rácios financeiros. |
| Aplicar as regras gramaticais e o vocabulário técnico na utilização das línguas portuguesa e inglesa em contexto de comunicação oral e escrita. |
| Dinamizar e conduzir diálogos e relacionamentos que promovam a interação entre turistas, bem como o conhecimento e o respeito pelos valores culturais portugueses. |
| Propor o uso de bens alimentares locais na gastronomia específica e vinhos das regiões portuguesas. |
| Criar soluções inovadoras para desenvolvimento de novos menus alimentares. |
| Planear, organizar e coordenar e eventos, aplicando as normas protocolares de serviços enogastronómicos. |
| Atitudes |
| Transmitir a cultura organizacional do estabelecimento de restauração e bebidas, agindo em função dos diferentes contextos de trabalho. |
| Comunicar, de forma clara e assertiva, a nível interno e externo ao estabelecimento de restauração e bebidas, com interlocutores diferenciados. |
| Facilitar o relacionamento interpessoal a nível interno e externo ao estabelecimento de restauração e bebidas, com diferentes interlocutores. |
| Demonstrar capacidade de liderança e motivação dos interlocutores na gestão de equipas de trabalho. |
| Demonstrar adaptabilidade e flexibilidade a novas situações (diferentes clientes, produtos, contextos de trabalho e tendências de mercado). |
| Demonstrar capacidade de comunicação e negociação, revelando assertividade e orientação para os resultados. |
| Demonstrar responsabilidade e autonomia. |
| Agir em função de princípios éticos e deontológicos. |
| Cuidar da imagem pessoal e postura profissional. |
| Demonstrar proatividade, espírito de iniciativa, criatividade e inovação. |
| Demonstrar capacidade de diagnóstico das necessidades e expetativas do cliente. |
| Demonstrar capacidade de atualização face às novas tendências de mercado. |
| Demonstrar facilidade no acolhimento, empenho, disponibilidade e hospitalidade. |
| Demonstrar interesse na preservação e valorização dos recursos endógenos. |
| Evidenciar recetividade e espírito colaborativo na implementação de novos menus. |
| Demonstrar capacidade de resiliência, autodomínio e superação de pressões. |