| Conhecimentos |
| Conhecimentos fundamentais de matemática e de estatística com vista à sua aplicação nos modelos organizacionais e produtivos das organizações |
| Conhecimentos fundamentais de inglês |
| Conhecimentos profundos sobre o funcionamento das organizações e a avaliação de desempenho |
| Conhecimentos fundamentais de desenho técnico, de normalização e de representação de órgãos e de elementos de máquinas |
| Conhecimentos especializados de eletrotecnia |
| Conhecimentos abrangentes sobre o estudo do trabalho e a ergonomia nos locais de trabalho |
| Conhecimentos fundamentais de segurança e higiene no trabalho |
| Conhecimentos abrangentes de métodos e técnicas de gestão da produção e das operações |
| Conhecimentos especializados de sistemas eletrônicos |
| Conhecimentos fundamentais de modelação gráfica assistida por computador em duas e três dimensões |
| Conhecimento profundos dos principais materiais de engenharia e dos seus processos transformativos |
| Conhecimentos especializados associados à instalação e à manutenção de equipamentos eletromecânicos |
| Conhecimentos abrangentes de gestão da qualidade e da sua aplicação nas organizações |
| Conhecimentos abrangentes de gestão da manutenção e da sua aplicação em espaços industriais |
| Conhecimentos especializados sobre controladores lógicos programáveis |
| Conhecimento especializados de técnicas de diagnóstico em manutenção preditiva |
| Conhecimentos especializados de automação industrial |
| Conhecimentos fundamentais sobre produção magra (lean) e produção sustentável (green) |
| Conhecimentos fundamentais de gestão de recursos humanos e de aplicação tecnológica em contexto laboral |
| Aptidões |
| Elaborar programas de produção e de capacidade |
| Estabelecer datas de entrega, lançar em produção, afetar a carga pelos centros de trabalho, sequenciar e controlar a progressão dos trabalhos no espaço fabril |
| Aplicar métodos e ferramentas avançados de gestão de projetos |
| Construir modelos de simulação utilizando o software adequado |
| Avaliar e ajustar recursos humanos e materiais em função dos planos de produção |
| Aplicar as técnicas de medida do trabalho na determinação de tempos de padrão |
| Aplicar a metodologia da simulação no estudo e na otimização (melhoria) dos sistemas produtivos |
| Definir e estabelecer métodos de trabalho |
| Identificar, selecionar e aplicar instrumentos de controlo de processos, de ensaio e de calibração em função dos parâmetros operacionais |
| Identificar, selecionar e aplicar técnicas e instrumentos no diagnóstico de avarias e nas operações de manutenção de equipamentos e de sistemas de automação, instrumentação, robótica e controlo industrial |
| Analisar, avaliar e adequar os parâmetros operacionais dos equipamentos e sistemas de automação, instrumentação, robótica e controlo industrial em função das aplicações |
| Adquirir, processar e interpretar parâmetros e valores de sistemas e processos técnico |
| Aplicar técnicas de team building na dinamização e na motivação de equipas produtivas |
| Analisar, avaliar e adequar as necessidades de recursos humanos e a sua formação |
| Ler e interpretar dossiers de fabrico, bem como esquemas e desenhos técnicos |
| Elaborar esquemas elétricos, hidráulicos e pneumáticos e utilizar técnicas de planificação, de montagem e de manutenção de quadros elétricos e de sistemas pneumáticos, eletropneumáticos e hidráulicos |
| Identificar e selecionar componentes pneumáticos e hidráulicos, bem como tipos de autómatos programáveis |
| Identificar metodologias de programação e interpretar a programação dos autómatos |
| Implementar metodologias e processos sustentáveis com vista a identificar e a eliminar desperdícios, aplicando os princípios de produção magra (lean) e sustentável (green) por forma a melhorar o desempenho
da organização |
| Atitudes |
| Demonstrar responsabilidade, iniciativa, autonomia e rigor |
| Demonstrar espírito crítico e capacidade de resolução de problemas |
| Adaptar-se a diferentes grupos de trabalho e ao trabalho em equipa |
| Demonstrar capacidade de promoção de criatividade e de apoio ao processo de inovação |
| Adaptar-se à evolução das tecnologias e dos materiais |
| Adaptar-se a diferentes contextos e mudanças organizacionais |
| Demonstrar autonomia na tomada de decisão e na resolução de problemas técnicos, de complexidade intermédia |
| Demonstrar capacidade de gestão e de supervisão do desempenho individual de terceiros ou de equipas de trabalho |
| Demonstrar capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal com interlocutores internos e externos, visando o desenvolvimento de um bom nível de colaboração |