| Conhecimentos |
| Conhecimentos fundamentais de matemática (sucessões, funções elementares, cálculo diferencial, números complexos, estatística descritiva) |
| Conhecimentos fundamentais e abrangentes de física (estática, cinemática e dinâmica) |
| Conhecimentos fundamentais, abrangentes e especializados de desenho técnico (vistas, perspetivas, cortes, cotagem, toleranciamento, desenho de conjunto e desenho assistido por computador 3D) |
| Conhecimentos fundamentais de materiais, processos de fabrico e tecnologia das ligações |
| Conhecimentos abrangentes de eletricidade e de eletrónica |
| Conhecimentos fundamentais de motores de combustão interna |
| Conhecimentos fundamentais de motores elétricos |
| Conhecimentos fundamentais de sensores e atuadores |
| Conhecimentos especializados de sistemas de suspensão, travagem, direção e transmissão |
| Conhecimentos especializados de mecanismos de servoatuação |
| Conhecimentos especializados do funcionamento de sistemas antipoluição |
| Conhecimentos especializados de estrutura e carroçaria automóvel |
| Conhecimentos profundos das características e especificidades das ferramentas e da sua utilização |
| Conhecimentos especializados de técnicas de deteção e reparação de avarias e disfunções |
| Conhecimentos especializados de custos, margens, preços de peças e serviços de reparação; |
| Conhecimentos abrangentes de orçamentação |
| Conhecimentos abrangentes de planeamento e organização do trabalho e de gestão de equipas |
| Conhecimentos abrangentes de técnicas de comunicação, de relacionamento interpessoal e de motivação |
| Conhecimentos abrangentes e especializados de segurança, higiene e saúde no trabalho |
| Conhecimentos abrangentes e especializados de gestão e controlo da qualidade |
| Aptidões |
| Interpretar especificações técnicas relativas à instalação e à manutenção de sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos |
| Interpretar esboços, desenhos, esquemas e projetos relativos a sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos |
| Identificar e caracterizar os diferentes tipos de equipamentos, de componentes, de ferramentas e de materiais aplicados à instalação e à manutenção de sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos |
| Selecionar e utilizar os equipamentos, ferramentas e materiais adequados à instalação e à manutenção de sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos |
| Recolher e interpretar dados, informações e sintomas, como meios auxiliares de diagnóstico |
| Analisar, detetar e organizar a correção de falhas mecânicas, elétricas e eletrónicas |
| Utilizar as ferramentas informáticas de análise, monitorização, atualização e reparação dos diferentes sistemas do automóvel |
| Identificar e caracterizar os diversos elementos e materiais constituintes da carroçaria e estrutura do automóvel |
| Utilizar as técnicas de medição e diagnóstico da carroçaria e estrutura do automóvel |
| Propor e preparar os procedimentos de manutenção e as técnicas de reparação |
| Utilizar e supervisionar o correto uso de técnicas e de procedimentos de manutenção e de reparação |
| Aplicar os métodos e as técnicas de execução de orçamentos |
| Programar e propor a estruturação dos serviços gerais a executar numa unidade de manutenção e reparação automóvel |
| Recolher, junto do cliente, informações e interpretá-las do ponto de vista técnico |
| Prestar esclarecimento e aconselhamento a clientes |
| Avaliar o valor duma reparação (tempo e custo final) |
| Utilizar a documentação técnica respeitante ao registo da atividade desenvolvida |
| Aplicar e proceder à supervisão das normas de segurança, de higiene, de saúde e de proteção ambiental respeitantes à atividade profissional |
| Controlar a qualidade do serviço prestado e do produto final |
| Atitudes |
| Demonstrar autonomia e sentido de responsabilidade |
| Demonstrar capacidade de trabalhar em equipa |
| Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros |
| Demonstrar capacidade de comunicação e adaptação às características dos interlocutores |
| Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, nomeadamente ao nível da gestão de conflitos e da motivação |
| Adaptar-se ao meio social e económico envolvente |
| Adaptar-se à evolução dos procedimentos e das tecnologias |
| Estabelecer relações técnicas e funcionais com áreas adjacentes e complementares à sua área de trabalho |
| Demonstrar capacidade analítica e de pensamento lógico; |
| Demonstrar capacidade de gestão do tempo |
| Demonstrar iniciativa na obtenção de soluções adequadas para a resolução de problemas |