Curso


Diploma de técnico superior profissional
A seguinte área: Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 40
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Silves Enxerim 20 40
Descrição geral Planear, coordenar, controlar e executar tarefas inerentes à área de gestão administrativa de unidades de saúde, em diferentes âmbitos no sector da saúde. Apoiar a gestão eficiente dos recursos humanos, materiais e financeiros, com recurso às tecnologias de informação e comunicação e trabalhar em equipa com todos os profissionais das unidades de saúde.
Atividades principais
Coordenar a interação entre a instituição prestadora de cuidados de saúde e os utentes, através dos seus serviços clínicos
Planear, controlar e executar tarefas relativas à gestão administrativa da área clínica, de instituições de sáude
Intervir em tarefas das áreas dos recursos humanos, farmácia, aprovisionamento e financeira, ao nível das instituições de saúde
Participar e Promover o trabalho em equipas multidisciplinares, nas quais impere uma articulação ágil relativamente à atividade clínica administrativa
Assegurar, de forma eficaz, um fluxo de trabalho ao nível da gestão dos processos no âmbito da gestão clínica administrativa
Implementar medidas e procedimentos que garantam a existência de um serviço seguro, organizado e limpo.
Apoiar o utente, doente ou cliente na circulação interna da estrutura que conforme as suas necessidades.
Implementar um modelo de organização de ficheiros e de documentos de informação, garantindo a confidencialidade da mesma.
Colaborar nos fluxos de processos e de documentos ou de informação, por forma a garantir a sua eficácia e produtividade.
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes nas áreas da saúde, arquivo, secretariado, recursos humanos, financeira e de gestão
Conhecimentos fundamentais de comunicação e de lingua, portuguesa e outras, em ambientes socioculturais diversificados
Conhecimentos abrangentes de informática e tecnologias de informação em saúde
Conhecimentos fundamentais sobre psiciologia das organizações e do comportamento
Conhecimentos abrangentes sobre a organização e funcionamento das instituições de saúde, de carácter público, privado e social
Conhecimentos abrangentes sobre Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho
Conhecimento especifico sobre certificação e gestão da qualidade de instituições de saúde
Conhecimentos fundamentais sobre legislação do trabalho
Conhecimentos fundamentais de ética, deontologia, gestão e registo de dados confidenciais
Aptidões
Participar proactivamente nos processos e discussões relativos às áreas funcionais da instituição onde participa.
Adaptar a sua atividade e prestação de serviços às caraterísticas e condições dos utentes, doente ou clientes da instituição de saúde.
Utilizar as ferramentas de gestão de informação na perspetiva da sua administração e da sua utilização, de forma eficaz.
Participar de forma ativa na geração de um ambiente profissional e harmonioso dentro da instituição e com os utentes, doentes e clientes
Acompanhar e orientar o utente, doente ou cliente de modo a que este transite fluidamente na instituição de saúde ou entre instituições.
Adotar e implementar medidas que promovam a segurança e ausência de doença no local de trabalho.
Dinamizar e adotar boas práticas de qualidade em serviços de saúde.
Aplicar e zelar pela implementação da legislação do trabalho em consonância com a instituição de saúde.
Atitudes
Demonstrar capacidade de comunicação com os profissionais da instituição e com os clientes, utentes ou doentes da mesma.
Demonstrar competências de adaptação de linguagem e comportamento com base no interlocutor.
Demonstrar competências de análise crítica de diferentes situações e de promoção de resolução de problemas.
Demonstrar autonomia de tomada de decisão, assim como capacidade de identificar o encaminhamento de assuntos para superior hierárquico
Responsabilizar-se pela sua prestação profissional e estar disponível para ajustar / modificar a sua atitude laboral e de relacionamento interpessoal
Promover um ambiente seguro, cumprindo as normas relativas a higiene, saúde e segurança laboral.
Contribuir e promover um ambiente de trabalho tranquilo e de interajuda.
Agir em respeito pela ética e deontologia no desempenho das funções de qualquer natureza, assim como cumprindo os códigos de conduta e de confidencialidade definidos na instituição de saúde
Estar disponível para apoio e esclarecimento de questões, com respeito e cortesia pelos colegas e clientes.
Adaptar a sua atitude mediante as situações e os contextos socioprofissionais, contribuindo para a resolução de conflitos.

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Gestão Clínica Administrativa (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Saúde (720) 720 15 0 0 12.5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (222) 222 6 0 0 5%
Língua e Literatura Materna (223) 223 6 0 0 5%
Direito (380) 380 4 0 0 3.33%
Contabilidade e Fiscalidade (344) 344 6 0 0 5%
Filosofia e Ética (226) 226 6 0 0 5%
Informática na Ótica do Utilizador (482) 482 5 0 0 4.17%
Gestão e Administração (345) 345 11 0 0 9.17%
Secretariado e Trabalho Administrativo (346) 346 52 0 0 43.33%
Estatística (462) 462 5 0 0 4.17%
Psicologia (311) 311 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1510h 330h 490h 60
Semestral 2ºS Gestão de Arquivo e Documentação Técnica 346 150h 40h 50h
 ( T 10h  PL 40h  )
6
Semestral 2ºS Logística em Saúde Técnica 345 185h 40h 60h
 ( T 20h  PL 40h  )
7
Semestral 2ºS Contabilidade Técnica 344 150h 40h 50h
 ( T 10h  PL 40h  )
6
Semestral 2ºS Tecnologias de Informação e comunicação Técnica 482 125h 30h 40h
 ( T 10h  PL 30h  )
5
Semestral 1ºS Direito do Trabalho Técnica 380 100h 20h 30h
 ( T 10h  PL 20h  )
4
Semestral 1ºS Fundamentos de Secretariado Clínico Técnica 346 125h 30h 40h
 ( T 10h  PL 30h  )
5
Semestral 1ºS Estatística Geral e científica 462 125h 30h 40h
 ( T 10h  PL 30h  )
5
Semestral 1ºS Inglês aplicado à Gestão Geral e científica 222 150h 30h 60h
 ( T 30h  PL 30h  )
6
Semestral 1ºS Psicossociologia das Organizações help Técnica 311 100h 20h 30h
 ( T 10h  PL 20h  )
4
Semestral 1ºS Expressão e Comunicação em Língua Portuguesa Geral e científica 223 150h 20h 50h
 ( T 30h  PL 20h  )
6
Semestral 2ºS Comunicação, Terminologia e Literacia em Saúde Técnica 720 150h 30h 40h
 ( T 10h  PL 30h  )
6
2º Ano 1500h 200h 290h 60
Semestral 1ºS Organização, Estrutura e Funcionamento dos Sistemas e Serviços de saúde Técnica 720 125h 30h 40h
 ( T 10h  PL 30h  )
5
Semestral 1ºS Gestão do Tempo e Organização do Trabalho Técnica 346 125h 50h 60h
 ( T 10h  PL 50h  )
5
Semestral 1ºS Técnicas de Secretariado, Gestão de Processos e Articulação Corporativa Técnica 346 150h 50h 60h
 ( T 10h  PL 50h  )
6
Semestral 1ºS Liderança Organizacional Técnica 345 100h 30h 40h
 ( T 10h  PL 30h  )
4
Semestral 1ºS Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida Geral e científica 720 100h 10h 30h
 ( T 20h  PL 10h  )
4
Semestral 2ºS Estágio Em contexto de trabalho 346 750h
 (HEP 600h)
0h 10h
 ( OT 10h  )
30
Semestral 1ºS Segurança, Ética e Privacidade Técnica 226 150h 30h 50h
 ( T 20h  PL 30h  )
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)