| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes sobre condições de higiene e segurança no trabalho, em contexto real de trabalho |
| Conhecimentos abrangentes sobre prestação de primeiros socorros |
| Conhecimentos especializados sobre procedimentos de secretariado abrangentes à área clínica |
| Conhecimentos especializados sobre a aplicação do regulamento geral de proteção de dados |
| Conhecimentos especializados sobre gestão documental, tratamento, conservação e gestão de arquivo |
| Conhecimentos abrangentes e factuais de terminologia em saúde, na área da anatomofisiologia |
| Conhecimentos abrangentes das limitações funcionais que podem advir de diversas condições de saúde |
| Conhecimentos especializados de comunicação em língua inglesa |
| Conhecimentos especializados sobre humanização em saúde e ético-legais |
| Conhecimentos especializados sobre sistemas de saúde, acordos, comparticipação de atos, tratamentos, intervenções e produtos de apoio |
| Conhecimentos especializados de sistemas de registo, de referenciação e de protocolo relativos à gestão do percurso do cidadão, em particular, e de processos, em geral, nos diferentes níveis de cuidados de saúde |
| Conhecimentos especializados de gestão de informação, documentação e stocks em saúde |
| Conhecimentos abrangentes de metodologia científica |
| Conhecimentos especializados sobre estratégias de desenvolvimento pessoal com repercussão no contexto organizacional |
| Conhecimentos abrangentes de gestão de recursos humanos |
| Conhecimentos abrangentes de conceitos e técnicas contabilísticas |
| Aptidões |
| Identificar, e utilizar técnicas e estratégias de higiene e segurança no trabalho |
| Providenciar técnicas de primeiros socorros em situação de emergência médica |
| Planear, organizar e executar atividades e procedimentos de secretariado clínico e de atendimento ao público, atendendo ao respeito pela proteção de dados |
| Organizar e controlar a documentação resultada da atividade e providenciar um sistema de arquivo adequado às necessidades da equipa multidisciplinar |
| Articular o trabalho entre as diferentes equipas multidisciplinares e priorizar tarefas |
| Analisar e interpretar documentação/informação, sob o ponto de vista técnico, legal e ético, referente a pessoa com condição de saúde identificada |
| Desenvolver uma comunicação escrita e oral em língua inglesa conforme às necessidades do serviço |
| Providenciar estratégias e respostas assertivas em função das necessidades da pessoa, com determinada condição de saúde |
| Desenvolver estratégias de acompanhamento adequadas às limitações apresentadas por pessoa com condição física, psíquica ou social identificada |
| Informar sobre apoios do Serviço Nacional de Saúde à pessoa com determinada condição de saúde |
| Realizar o registo de dados/outra informação nas plataformas de registos de saúde mantendo a sua atualização diária |
| Recolher dados e produzir análises quantitativas decorrentes do serviço de secretariado clínico |
| Desenvolver estratégias de desenvolvimento pessoal com repercussão no contexto organizacional |
| Executar procedimentos de gestão de recursos humanos relacionados com a assiduidade, o absentismo, as remunerações e o processamento de vencimentos |
| Aplicar conceitos e técnicas contabilísticas, fundamentais à gestão da organização |
| Atitudes |
| Demonstrar confiança na utilização das principais técnicas de higiene e segurança e de primeiros socorros, sob supervisão de equipa, em situação de risco/perigo |
| Demonstrar autonomia e proatividade na gestão das tarefas, das atividades e do tempo em contexto profissional |
| Demonstrar responsabilidade no cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados |
| Potenciar a sua capacidade de comunicação adequando e adaptando em função do público-alvo e à sua condição |
| Contribuir para a dinamização do trabalho em equipa, adotando uma postura profissional responsável e assertiva com vista à melhoria contínua |
| Promover, com responsabilidade e respeito pelos princípios éticos e legais, e sob orientação de equipa multidisciplinar, a disponibilização de informação técnica |
| Respeitar a pessoa, cuidadores formais e informais, familiares, outros profissionais e utentes evidenciando um compromisso ético |
| Demonstrar interesse na procura de plano de resposta adequada e individualizada à pessoa em contexto de maior fragilidade decorrente de condição de saúde |
| Organizar, autonomamente, os registos, a documentação e outra informação inerente à atividade diária do serviço, com a periodicidade adequada |
| Tomar iniciativa no fornecimento de informação que potencie a atividade da instituição |
| Demonstrar capacidade de reflexão sobre a atividade numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional |
| Desenvolver uma atitude de comprometimento e de criação de sinergias, em contexto de trabalho, com vista à melhoria contínua |
| Promover estratégias de desenvolvimento pessoal com repercussão no contexto organizacional |
| Participa na organização dos registos, da documentação e outra informação inerente à gestão de recursos humanos |