| Conhecimentos |
| Conhecimentos fundamentais de física, química, biologia e geologia que permitam interpretar os fenómenos experimentais; |
| Conhecimentos especializados das técnicas instrumentais de análise, do funcionamento dos equipamentos e das suas principais aplicações; |
| Conhecimentos abrangentes de matemática e de estatística descritiva; |
| Conhecimentos especializados das técnicas volumétricas e gravimétricas de caracterização de diferentes sistemas; |
| Conhecimentos abrangentes e especializados de manipulação de materiais e de equipamentos laboratoriais; |
| Conhecimentos abrangentes de saúde, de doença profissional e de acidente de trabalho |
| Conhecimentos abrangentes dos perigos associados às atividades do laboratório e das ferramentas de avaliação e controlo dos respetivos riscos; |
| Conhecimentos fundamentais dos conceitos de termodinâmica e de balanços energéticos que ocorrem nos sistemas termodinâmicos; |
| Conhecimentos especializados dos métodos de caracterização de amostras sólidas, líquidas e gasosas; |
| Conhecimentos abrangentes e especializados das técnicas de avaliação de parâmetros de qualidade de ar interior e da sua toxicidade; |
| Conhecimentos abrangentes das normas e dos procedimentos normalizados para a caracterização de diferentes amostras; |
| Conhecimentos abrangentes e especializados de sistemas de gestão de qualidade e acreditação de um laboratório; |
| Conhecimentos especializados acerca dos erros das medições e incerteza do resultado analítico; |
| Conhecimentos fundamentais de bioquímica — princípios e aplicações; |
| Conhecimentos abrangentes da legislação e da normalização aplicada à atividade profissional |
| Aptidões |
| Conceber planos de amostragem e de coleta de diferentes produtos e resíduos |
| Analisar e implementar as instruções que acompanham cada um dos trabalhos a realizar; |
| Controlar os recursos necessários à realização de análises e ou ensaios, tendo em conta a natureza e os objetivos do trabalho |
| Executar procedimentos relacionados com análises químicas, físicas e microbiológicas de acordo com o(s) método(s) analíticos(s) mais adequado(s), garantindo a fiabilidade dos resultados; |
| Avaliar resultados analíticos e transmiti-los em diferentes formatos; |
| Avaliar os resultados analíticos tendo como base ferramentas estatísticas; |
| Detetar e comunicar anomalias e ou desvios relativamente ao estabelecido, caso existam; |
| Manter a organização do laboratório; |
| Criar planos de manutenção dos equipamentos no laboratório; |
| Planear e instalar equipamentos e metodologias analíticas; |
| Operar em condições de higiene e segurança em laboratórios; |
| Implementar sistemas de qualidade no laboratório; |
| Conceber procedimentos e instruções de trabalho; |
| Utilizar técnicas de auditoria a sistemas de gestão da qualidade de um laboratório; |
| Desenvolver e ou melhorar novas metodologias analíticas; |
| Avaliar as oportunidades de melhoria continua no interior da organização; |
| Avaliar propostas e decidir sobre a aquisição de novos equipamentos para implementação de metodologias analíticas. |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa; |
| Demonstrar capacidade de comunicação; |
| Explorar situações práticas que aumentem a sua desenvoltura de análise crítica; |
| Adaptar -se à evolução dos procedimentos e das tecnologias; |
| Estabelecer relações técnicas e funcionais com áreas adjacentes e complementares à sua área de trabalho; |
| Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal e supervisionar o desempenho da equipa; |
| Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico; |
| Demonstrar capacidade de gestão do tempo; |
| Demonstrar capacidade para encontrar soluções adequadas para a resolução de problemas; |
| Demonstrar empenho na implementação de medidas de melhoria dos sistemas de qualidade. |