| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes e especializados sobre planeamento de marketing |
| Conhecimentos profundos sobre a atividade e o funcionamento comercial das empresas |
| Conhecimentos abrangentes e especializados sobre organização do trabalho, nomeadamente organização e comunicação na empresa |
| Conhecimentos abrangentes sobre análise de mercado |
| Conhecimentos abrangentes sobre comunicação, promoção e animação do ponto de venda |
| Conhecimentos fundamentais sobre estatística |
| Conhecimentos abrangentes e especializados sobre merchandising |
| Conhecimentos abrangentes sobre publicidade |
| Conhecimentos profundos sobre gestão de marketing mix e de clientes |
| Conhecimentos fundamentais sobre a área de IA e ferramentas para aplicação à comunicação e marketing |
| Conhecimentos profundos sobre comunicação em marketing |
| Conhecimentos abrangentes e especializados sobre produtos e serviços, suas características, finalidades, modos de utilização |
| Aptidões |
| Aplicar as técnicas de organização do trabalho no desenvolvimento da sua atividade |
| Analisar e identificar situações e métodos a adotar perante problemas concretos |
| Utilizar técnicas de construção de bases de dados para a Internet |
| Segmentar o mercado em que a empresa atua, através de observação direta ou por consulta de várias fontes |
| Utilizar técnicas de pesquisa e recolha de informação tendo em vista a análise de mercado |
| Aplicar as técnicas de gestão marketing mix e de clientes |
| Aplicar as competências linguísticas na comunicação |
| Utilizar técnicas de elaboração e análise de quadros, gráficos e matrizes de análise relativas a produtos, preços, clientes e vendas |
| Aplicar as técnicas de "merchandising" na organização e animação do ponto de venda |
| Interpretar listagens de produtos e/ou serviços, os respetivos preçários e outra documentação respeitante à atividade comercial |
| Utilizar ferramentas de IA para criação de conteúdo, design gráfico, edição de vídeo, otimização de redes sociais, análise de dados e publicidade digital. |
| Atitudes |
| Adaptar-se a diferentes situações e contextos |
| Trabalhar em equipa e cooperar para objetivos comuns |
| Revelar capacidade de observação de comportamentos |
| Demonstrar criatividade e capacidade para propor ideias novas e soluções |
| Demonstrar disponibilidade para a inovação e para a aprendizagem ao longo da vida |
| Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados |
| Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético |
| Demonstrar capacidades de planificação e organização |
| Demonstrar capacidade de polivalência, elevada criatividade e espírito de iniciativa |