Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Português; Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 60
Total de alunos inscritos em simultâneo 120
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Alameda das Linhas de Torres, n.º 179 30 60

--
Comunicação e Marketing (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Português; Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 72
Total de alunos inscritos em simultâneo 144
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Alameda das Linhas de Torres, n.º 179 42 84
Entroncamento Escola Profissional Gustave Eiffel - polo Entroncamento 30 60

--
Comunicação e Marketing (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Português; Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 72
Total de alunos inscritos em simultâneo 144
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Alameda das Linhas de Torres, n.º 179 42 84
Entroncamento Escola Profissional Gustave Eiffel - polo Entroncamento 30 60
Descrição geral Acompanhar e desenvolver a comunicação com os clientes, intervir na área comercial, captar novos clientes, fidelizar e acompanhar, de forma personalizada, os clientes atuais, assumir responsabilidades e participar na conceção e gestão de algumas das técnicas e gestão de Marketing, nomeadamente ao nível do desenho e implementação de políticas e/ou estratégias, dos estudos de mercado, dos planos de marketing e do marketing internacional.
Atividades principais
Pesquisar, recolher, tratar e analisar a informação relevante sobre o mercado
Planear e acompanhar ações de comunicação e/ou distribuição em ambiente digital/ Internet
Colaborar na conceção, operacionalizar e gerir o plano de marketing e comunicação e respetivos planos operacionais de uma organização para as respetivas áreas de intervenção
Identificar novas tendências dos consumidores, bem como das movimentações dos concorrentes e das alterações das variáveis ambientais em geral
Implementar planos operacionais de marketing, com especial incidência na promoção de produtos e marcas, utilizando os canais de comunicação e distribuição adequados
Monitorizar os resultados da aplicação da estratégia de marketing e comunicação, e implementar as medidas adequadas para uma contínua melhoria dos processos de comunicação
Proceder à análise das necessidades e das condicionantes apresentadas pelo cliente, de forma a permitir a conceção e operacionalização do Plano de Comunicação e de Marketing
Procurar, selecionar, organizar, analisar e publicitar informação, ponderando as questões do processo de comunicação, do marketing na web, da identidade corporativa, do comportamento do consumidor e o enquadramento legal
Planear e conceber conteúdos multimédia e audiovisual para a World Wide Web
Planear e conceber algoritmos e tecnologias para a análise de dados, predição de padrões do comportamento dos consumidores, personalização de experiências, processos de automação e geração de conteúdos
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre planeamento de marketing
Conhecimentos profundos sobre a atividade e o funcionamento comercial das empresas
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre organização do trabalho, nomeadamente organização e comunicação na empresa
Conhecimentos abrangentes sobre análise de mercado
Conhecimentos abrangentes sobre comunicação, promoção e animação do ponto de venda
Conhecimentos fundamentais sobre estatística
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre merchandising
Conhecimentos abrangentes sobre publicidade
Conhecimentos profundos sobre gestão de marketing mix e de clientes
Conhecimentos fundamentais sobre a área de IA e ferramentas para aplicação à comunicação e marketing
Conhecimentos profundos sobre comunicação em marketing
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre produtos e serviços, suas características, finalidades, modos de utilização
Aptidões
Aplicar as técnicas de organização do trabalho no desenvolvimento da sua atividade
Analisar e identificar situações e métodos a adotar perante problemas concretos
Utilizar técnicas de construção de bases de dados para a Internet
Segmentar o mercado em que a empresa atua, através de observação direta ou por consulta de várias fontes
Utilizar técnicas de pesquisa e recolha de informação tendo em vista a análise de mercado
Aplicar as técnicas de gestão marketing mix e de clientes
Aplicar as competências linguísticas na comunicação
Utilizar técnicas de elaboração e análise de quadros, gráficos e matrizes de análise relativas a produtos, preços, clientes e vendas
Aplicar as técnicas de "merchandising" na organização e animação do ponto de venda
 Interpretar listagens de produtos e/ou serviços, os respetivos preçários e outra documentação respeitante à atividade comercial
Utilizar ferramentas de IA para criação de conteúdo, design gráfico, edição de vídeo, otimização de redes sociais, análise de dados e publicidade digital.
Atitudes
Adaptar-­se a diferentes situações e contextos
Trabalhar em equipa e cooperar para objetivos comuns
Revelar capacidade de observação de comportamentos
Demonstrar criatividade e capacidade para propor ideias novas e soluções
Demonstrar disponibilidade para a inovação e para a aprendizagem ao longo da vida
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados
Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético
Demonstrar capacidades de planificação e organização
Demonstrar capacidade de polivalência, elevada criatividade e espírito de iniciativa

--
Comunicação e Marketing (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Marketing e Publicidade (342) 342 58 0 0 48.33%
Audiovisuais e Produção dos Media (213) 213 15 0 0 12.5%
Jornalismo e Reportagem (321) 321 25 0 0 20.83%
Design (214) 214 14 0 0 11.67%
Comércio (341) 341 4 0 0 3.33%
Matemática (461) 461 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1590h 480h 540h 60
Semestral Marketing Operacional Técnica 342 159h 45h 60h
 ( T 15h  TP 45h  )
6
Semestral Matemática Aplicada Geral e científica 461 106h 30h 30h
 ( TP 30h  )
4
Semestral Marketing Estratégico Técnica 342 159h 45h 60h
 ( T 15h  TP 45h  )
6
Semestral Elementos de Linguagem Audiovisual e Multimédia Técnica 213 132.5h 45h 45h
 ( TP 15h  PL 30h  )
5
Semestral Design Gráfico Técnica 214 132.5h 45h 45h
 ( TP 45h  )
5
Semestral Comunicação e Novos Media Técnica 321 132.5h 30h 45h
 ( T 15h  TP 30h  )
5
Semestral Storytelling e Modelos Narrativos Técnica 321 132.5h 45h 45h
 ( TP 45h  )
5
Semestral Design de Comunicação Técnica 214 132.5h 45h 45h
 ( TP 45h  )
5
Semestral Introdução à Comunicação Técnica 321 132.5h 45h 45h
 ( TP 45h  )
5
Semestral Ergonomia da Informação Geral e científica 214 106h 30h 30h
 ( TP 30h  )
4
Semestral Fundamentos do Jornalismo Geral e científica 321 132.5h 30h 45h
 ( T 15h  TP 30h  )
5
Semestral Tratamento Digital de Imagem Técnica 213 132.5h 45h 45h
 ( TP 15h  PL 30h  )
5
2º Ano 1590h 225h 1065h 60
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 342 795h
 (HEP 795h)
0h 795h
 ( E 795h  )
30
Semestral Marketing Internacional Técnica 342 106h 30h 30h
 ( TP 30h  )
4
Semestral Comunicação em Marketing Técnica 342 159h 45h 60h
 ( T 15h  TP 45h  )
6
Semestral Comportamento do Consumidor Técnica 341 106h 30h 30h
 ( TP 30h  )
4
Semestral Técnicas Redatoriais Técnica 321 132.5h 30h 45h
 ( T 15h  PL 30h  )
5
Semestral Publicações Digitais Técnica 213 132.5h 45h 45h
 ( TP 15h  PL 30h  )
5
Semestral Inteligência Artificial aplicada à Comunicação e Marketing Técnica 342 159h 45h 60h
 ( T 15h  TP 15h  PL 30h  )
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)