| Conhecimentos |
| Conhecimentos fundamentais sobre o papel do desporto na formação pessoal, social e desportiva dos praticantes; |
| Conhecimentos especializados de métodos instrucionais em treino desportivo; |
| Conhecimentos especializados promotores da criação de ambientes favoráveis ao processo de ensino e ou aprendizagem |
| Conhecimentos especializados intra modalidade desportiva |
| Conhecimentos abrangentes e mecanismos fundamentais para fidelização à prática desportiva a longo prazo; |
| Conhecimentos especializados acerca da organização e gestão do treino, entre os intervenientes no processo de formação; |
| Conhecimentos especializados na avaliação da execução das habilidades desportivas; |
| Conhecimentos aprofundados suportados nos fundamentos de uma educação para a saúde, primeiros socorros e suporte básico de vida. |
| Conhecimentos abrangentes sobre o desenvolvimento cognitivo, psicológico e motor dos praticantes, e as suas implicações para a prática desportiva; |
| Aptidões |
| Utilizar técnicas e estratégias de comunicação em função das necessidades contextuais; |
| Organizar os praticantes, o equipamento e as infraestruturas na sessão de treino, assegurando as necessárias condições de segurança; |
| Participar na conceção do planeamento da atividade de treino e de competição; |
| Promover o registo de toda a informação da unidade de treino e da competição pertinente para a monitorização da atividade desportiva do praticante; |
| Avaliar os praticantes e a equipa em competição, analisando as atitudes, os comportamentos e os resultados alcançados; |
| Organizar competições não formais, criando condições de equidade de participação e valorizando o gosto pela modalidade e pelo espírito desportivo; |
| Dirigir os praticantes na sessão de treino, assegurando o exercício das competências de ensino fundamentais (explicação, demonstração, observação e correção); |
| Aplicar técnicas elementares de primeiros socorros e de suporte básico de vida |
| Participar no recrutamento de praticantes para a prática da modalidade desportiva; |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade para comunicar e sensibilizar os jovens para a prática desportiva |
| Demonstrar capacidades que promovam a prática desportiva continuada |
| Demonstrar capacidade para promover responsabilidade e autonomia dos praticantes |
| Demonstrar capacidades para monitorização do treino desportivo; |
| Demonstrar capacidade de avaliação e análise das atitudes e comportamentos dos praticantes |
| Demonstrar capacidade de interação e envolvimento parental, no apoio e acompanhamento da atividade desportiva dos praticantes; |
| Demonstrar capacidade de implementar prática desportiva de acordo com as etapas de desenvolvimento do praticante |
| Demonstrar capacidade de diagnosticar as habilidades desportivas, especificas da modalidade; |
| Demonstrar capacidades para intervenção em situações de risco. |