| Conhecimentos |
| Conhecimentos fundamentais da estrutura, organização e impactos do setor do turismo. |
| Conhecimentos especializados de técnicas e mecanismos intervenientes na produção, conservação e envelhecimento dos vinhos. |
| Conhecimentos profundos e especializados de técnicas de harmonização comida-vinhos e provas de vinhos. |
| Conhecimentos profundos sobre a problemática da procura e oferta turística do produto Enoturismo. |
| Conhecimentos sólidos sobre os fundamentos de gestão, incluindo planeamento estratégico, organização, liderança e análise de resultados, aplicados ao contexto do Enoturismo. |
| Conhecimentos profundos de organização e gestão de eventos. |
| Conhecimentos fundamentais de estratégias e técnicas de negociação e vendas. |
| Conhecimentos especializados de línguas estrangeiras. |
| Conhecimentos fundamentais de processos, serviços e técnicas de restauração e bar. |
| Conhecimentos fundamentais sobre conceitos, estratégias e ferramentas de marketing digital. |
| Conhecimentos especializados em geografia vitivinícola e na criação de itinerários turísticos, com foco nas regiões produtoras de vinho e na valorização do património cultural. |
| Conhecimentos fundamentais de Folhas de Cálculo. |
| Conhecimentos em empreendedorismo aplicadas ao enoturismo, incluindo a identificação de oportunidades de negócio, criação e desenvolvimento de projetos inovadores e estratégias para a sustentabilidade e competitividade no setor. |
| Conhecimentos fundamentais de métodos e técnicas de comunicação oral e escrita e técnicas de comunicação interpessoal e institucional. |
| Aptidões |
| Planear e avaliar os diferentes tipos de turismo. |
| Analisar as caraterísticas específicas e o comportamento do consumidor em Enoturismo. |
| Propor e dinamizar estratégias para o desenvolvimento das Rotas de Vinhos. |
| Executar técnicas de servir o vinho e métodos de conservação. |
| Avaliar os processos e tecnologias envolvidos na produção dos vinhos. |
| Analisar as diversas características organoléticas dos vinhos e associá-las aos diversos recursos gastronómicos. |
| Organizar e coordenar provas de vinhos e harmonização vinho-comida para diferentes públicos. |
| Preparar e organizar a venda de produtos vitícolas e afins. |
| Propor e implementar estratégias de promoção de uma unidade de enoturismo. |
| Propor e dinamizar estratégias de animação de uma unidade de enoturismo. |
| Aplicar ferramentas eficazes de divulgação de eventos e unidades de enoturismo. |
| Organizar e coordenar visitas guiadas para diferentes públicos. |
| Aplicar técnicas de comunicação oral e escrita, recorrendo a diferentes funções da linguagem, em língua materna e língua estrangeira. |
| Aplicar terminologia técnica em língua estrangeira. |
| Analisar dados e resultados. |
| Identificar oportunidades de negócio, desenvolver projetos inovadores e implementar estratégias empreendedoras no setor do Enoturismo, promovendo a sustentabilidade e a competitividade. |
| Elaborar e apresentar trabalhos académicos e profissionais. |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de comunicação. |
| Adaptar-se ao meio social e económico envolvente. |
| Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito no relacionamento interpessoal. |
| Demonstrar capacidade analítica e de organização. |
| Demonstrar capacidade de supervisionar e monitorizar eventos. |
| Demonstrar capacidade de gestão do tempo. |
| Demontrar capacidades de negociação e de aconselhamento. |
| Demonstrar iniciativa na formulação de propostas válidas para realidades concretas . |
| Adaptar-se à evolução dos procedimentos e das tecnologias. |
| Demostrar flexibilidade, adaptando-se a diferentes situações e contextos interculturais. |