Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Economia; História; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 22
Total de alunos inscritos em simultâneo 44
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Alameda das Linhas de Torres, n.º 179 22 44
Descrição geral Planear, gerir, executar e avaliar estratégias de marketing digital, que permitam potenciar a presença das empresas, produtos e marcas no meio online. Editar, conceber, publicar, gerir e monitorizar conteúdos digitais em redes sociais e plataformas de comunicação digital.
Atividades principais
Coordenar o planeamento de media e ferramentas e meios online
Criar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades dos consumidores
Desenvolver e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online
Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital
Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital
Gerir e utilizar os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas novas para venda de produtos, serviços e ideias
Monitorizar a aplicação da legislação comercial no planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online
Monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital
Planear um estudo dos produtos e ou os serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorre
Conhecimentos
Conhecimento abrangente das técnicas de venda e negociação
Conhecimento especializado de análise da concorrência dentro dos meios digitais
Conhecimento especializado de legislação comercial
Conhecimento especializado na gestão de empresas
Conhecimento especializado sobre marketing digital
Conhecimentos abrangentes de comportamento do consumidor
Conhecimentos abrangentes sobre gestão de redes sociais e produção de conteúdos digitais
Conhecimentos especializados de comunicação online
Conhecimentos especializados em língua inglesa.
Conhecimentos especializados em língua portuguesa
Conhecimentos especializados sobre comércio eletrónico
Conhecimentos fundamentais das técnicas de comunicação
Conhecimentos fundamentais de gestão de empresas, incluindo comunicação e empreendedorismo
Conhecimentos fundamentais em conceitos de economia, cidadania e União Europeia
Conhecimentos fundamentais sobre ferramentas de divulgação e comunicação da sua atividade
Aptidões
Analisar e controlar os custos no apoio de atividades comerciais e de vendas.
Analisar informação em língua portuguesa e língua inglesa
Aplicar as tecnologias de informação como suporte de gestão
Aplicar melhorias no portefólio dos produtos, criando novas propostas e otimizando outras dentro dos meios digitais
Aplicar técnicas de comércio eletrónico no desenho de um plano de marketing digital
Avaliar processos relacionados com a aplicação do direito comercial
Dinamizar e implementar planos de marketing digital
Dinamizar os processos de gestão inerentes ao comércio eletrónico, articulando diferentes perfis profissionais
Dinamizar os recursos humanos, aplicando os princípios de liderança e motivação
Estruturar e saber aceder a sistemas de informação comercial, retirando informação útil aos processos de gestão comercial
Executar técnicas de negociação e de venda na gestão de projetos
Preparar as estratégias de comunicação às diferentes formas e para diferentes públicos
Preparar um portefólio de produtos e serviços diferenciados
Aplicar e dinamizar campanhas de comunicação online, usando as diferentes plataformas e redes sociais para esse efeito
Atitudes
Demonstrar autonomia na tomada de decisão e na execução dos trabalhos
Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico.
Demonstrar capacidade criativa e facilidade na resolução de problemas técnicos
Demonstrar capacidade de comunicação e interpretação
Demonstrar capacidade de gestão relações interpessoais em contextos de trabalho e negociação comercial
Demonstrar capacidade de organização e planeamento dos trabalhos e recursos humanos
Demonstrar capacidade para inovar e empreender novos projetos
Demonstrar capacidade para se integrar em equipas de trabalho de constituição variada
Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação ao meio social e económico envolvente
Demonstrar flexibilidade e capacidade de estabelecer relações cordiais entre colegas e clientes
Demonstrar responsabilidade e iniciativa

--
Marketing Digital (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Desenvolvimento pessoal (0090) 0090 6 0 0 5%
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 27 0 0 22.5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 3 0 0 2.5%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 3 0 0 2.5%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 67 0 0 55.83%
Gestão e Administração (0345) 0345 10 0 0 8.33%
Direito (0380) 0380 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1510h 345h 0h 60
Semestral Webdesign e Search Engine Optimization Técnica 0213 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Search Engine Marketing Técnica 0342 75h
 (HEP 45h)
30h 0h
3
Semestral Relatórios, Analytics e Business Intelligence Técnica 0345 75h
 (HEP 45h)
30h 0h
3
Semestral Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Legislação e e-commerce Geral e científica 0380 105h
 (HEP 60h)
0h 0h
4
Semestral Introdução ao Marketing Geral e científica 0342 75h
 (HEP 45h)
0h 0h
3
Semestral Inglês Geral e científica 0222 75h
 (HEP 45h)
0h 0h
3
Semestral Gestão Empresarial Geral e científica 0345 100h
 (HEP 70h)
0h 0h
4
Semestral Ferramentas de produção de conteúdos digitais Técnica 0213 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Expressão e Comunicação em Língua Portuguesa Geral e científica 0223 75h
 (HEP 45h)
0h 0h
3
Semestral E-mail Marketing Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Digital Branding e Reputação Online Técnica 0342 75h
 (HEP 45h)
30h 0h
3
Semestral Design de Interactividade Técnica 0213 105h
 (HEP 60h)
30h 0h
4
Semestral Atelier de Criatividade e Inovação Técnica 0090 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
2º Ano 1548h 195h 0h 60
Semestral Plano de Marketing Digital 360 Técnica 0342 200h
 (HEP 140h)
45h 0h
8
Semestral Mobile Marketing Técnica 0342 130h
 (HEP 100h)
30h 0h
5
Semestral Marketing de Conteúdo Multimédia e Copyright Técnica 0213 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Laboratório de Produção de Conteúdos Técnica 0213 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Gestão de Projectos e Empreendedorismo Digital Geral e científica 0345 75h
 (HEP 45h)
0h 0h
3
Semestral Estágio Curricular Em contexto de trabalho 0342 783h
 (HEP 737h)
0h 0h
30
Semestral Comportamento e Perfil do Consumidor Técnica 0342 75h
 (HEP 45h)
30h 0h
3
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Economia; História; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 28
Total de alunos inscritos em simultâneo 56
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Alameda das Linhas de Torres, n.º 179 28 56

--
Marketing Digital (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Economia; História; Português

--
Marketing Digital (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Economia; História; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 36
Total de alunos inscritos em simultâneo 72
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Alameda das Linhas de Torres, n.º 179 32 64

--
Marketing Digital (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Economia; História; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 40
Total de alunos inscritos em simultâneo 76
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Alameda das Linhas de Torres, n.º 179 40 76
Descrição geral Planear, gerir, executar e avaliar estratégias de marketing digital, que permitam potenciar a presença das empresas, produtos e marcas no meio online. Editar, conceber, publicar, gerir e monitorizar conteúdos digitais em redes sociais e plataformas de comunicação digital.
Atividades principais
Desenvolver e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online
Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital
Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital
Monitorizar a aplicação da legislação comercial no planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online
Criar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades dos consumidores
Gerir e utilizar os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas novas para venda de produtos, serviços e ideias
Planear um estudo dos produtos e ou os serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes
Coordenar o planeamento de media e ferramentas e meios online
Monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital
Conhecimentos
Conhecimentos fundamentais de gestão de empresas, incluindo comunicação e empreendedorismo
Conhecimentos fundamentais das técnicas de comunicação
Conhecimentos abrangentes sobre gestão de redes sociais e produção de conteúdos digitais
Conhecimentos abrangentes de comportamento do consumidor
Conhecimento especializado de análise da concorrência dentro dos meios digitais
Conhecimento abrangente das técnicas de venda e negociação
Conhecimentos especializados de comunicação online
Conhecimento especializado na gestão de empresas
Conhecimentos fundamentais sobre ferramentas de divulgação e comunicação da sua atividade
Conhecimentos especializados sobre comércio eletrónico
Conhecimento especializado de legislação comercial
Conhecimentos fundamentais em conceitos de economia, cidadania e União Europeia
Conhecimento especializado sobre marketing digital
Conhecimentos abrangentes de marketing estratégico e operacional
Aptidões
Aplicar e dinamizar campanhas de comunicação online, usando as diferentes plataformas e redes sociais para esse efeito
Aplicar melhorias no portefólio dos produtos, criando novas propostas e otimizando outras dentro dos meios digitais
Estruturar e saber aceder a sistemas de informação comercial, retirando informação útil aos processos de gestão comercial
Preparar um portefólio de produtos e serviços diferenciados
Dinamizar os recursos humanos, aplicando os princípios de liderança e motivação
Preparar as estratégias de comunicação às diferentes formas e para diferentes públicos
Dinamizar os processos de gestão inerentes ao comércio eletrónico, articulando diferentes perfis profissionais
Executar técnicas de negociação e de venda na gestão de projetos
Aplicar as tecnologias de informação como suporte de gestão
Aplicar técnicas de comércio eletrónico no desenho de um plano de marketing digital
Dinamizar e implementar planos de marketing digital
Avaliar processos relacionados com a aplicação do direito comercial
Analisar e controlar os custos no apoio de atividades comerciais e de vendas
Atitudes
Demonstrar capacidade de comunicação e interpretação
Demonstrar capacidade para se integrar em equipas de trabalho de constituição variada
Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação ao meio social e económico envolvente
Demonstrar capacidade de gestão relações interpessoais em contextos de trabalho e negociação comercial
Demonstrar flexibilidade e capacidade de estabelecer relações cordiais entre colegas e clientes
Demonstrar capacidade criativa e facilidade na resolução de problemas técnicos
Demonstrar autonomia na tomada de decisão e na execução dos trabalhos
Demonstrar responsabilidade e iniciativa
Demonstrar capacidade para inovar e empreender novos projetos
Demonstrar capacidade de organização e planeamento dos trabalhos e recursos humanos
Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico

--
Marketing Digital (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Marketing e Publicidade (342) 342 79 0 0 65.83%
Audiovisuais e Produção dos Media (213) 213 22 0 0 18.33%
Gestão e Administração (345) 345 14 0 0 11.67%
Direito (380) 380 5 0 0 4.17%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 360h 510h 60
Semestral Gestão de Projetos Geral e científica 345 125h 15h 30h
 ( T 15h  TP 15h  )
5
Semestral E-mail Marketing Técnica 342 125h 30h 45h
 ( T 15h  TP 30h  )
5
Semestral Ferramentas de Produção de Conteúdos Digitais Técnica 213 125h 45h 45h
 ( TP 15h  PL 30h  )
5
Semestral Webdesign Técnica 213 125h 30h 45h
 ( T 15h  TP 30h  )
5
Semestral Gestão de Redes Sociais Técnica 342 150h 30h 60h
 ( T 30h  TP 30h  )
6
Semestral Comportamento e Perfil do Consumidor Técnica 342 100h 15h 30h
 ( T 15h  TP 15h  )
4
Semestral Digital Branding e Reputação Online Técnica 342 100h 30h 30h
 ( TP 30h  )
4
Semestral Marketing de Conteúdo e Copywriting Técnica 342 150h 30h 60h
 ( T 30h  TP 30h  )
6
Semestral Fundamentos do Design Digital Técnica 213 150h 60h 60h
 ( TP 30h  PL 30h  )
6
Semestral Pensamento Criativo e Inteligência Artificial aplicado ao Marketing Digital Técnica 342 125h 30h 45h
 ( T 15h  TP 30h  )
5
Semestral Empreendedorismo Digital Técnica 345 125h 15h 30h
 ( T 15h  TP 15h  )
5
Semestral Fundamentos de Marketing Geral e científica 342 100h 30h 30h
 ( TP 30h  )
4
2º Ano 1500h 180h 270h 60
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 342 750h
 (HEP 665h)
15h 15h
 ( TP 15h  )
30
Semestral Relatórios, Analytics e Business Intelligence Técnica 345 100h 15h 30h
 ( T 15h  TP 15h  )
4
Semestral Legislação e E-commerce Geral e científica 380 125h 15h 45h
 ( T 30h  TP 15h  )
5
Semestral Search Engine Marketing Técnica 342 125h 15h 30h
 ( T 15h  TP 15h  )
5
Semestral Plano de Marketing Digital 360 Técnica 342 150h 45h 60h
 ( T 15h  TP 45h  )
6
Semestral Laboratório de Produção de Conteúdos Técnica 213 150h 60h 60h
 ( TP 15h  PL 45h  )
6
Semestral Mobile Marketing Técnica 342 100h 15h 30h
 ( T 15h  TP 15h  )
4
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)