| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes de cidadania. |
| Conhecimentos abrangentes de comunicação em Língua Gestual Portuguesa. |
| Conhecimentos abrangentes de desenvolvimento pessoal. |
| Conhecimentos abrangentes de informática. |
| Conhecimentos abrangentes de legislação, gestão e administração em saúde. |
| Conhecimentos abrangentes de línguas estrangeiras mobilizando adequadamente vocabulário relacionado com a área da saúde. |
| Conhecimentos abrangentes de políticas de saúde e sistemas de informação. |
| Conhecimentos abrangentes de processo de gestão e planeamento. |
| Conhecimentos abrangentes de trabalho de equipa. |
| Conhecimentos abrangentes em gestão de recursos humanos e materiais. |
| Conhecimentos abrangentes em língua francesa com ou sem recurso às tecnologias de informação e comunicação. |
| Conhecimentos abrangentes em língua inglesa com ou sem recurso às tecnologias de informação e comunicação. |
| Conhecimentos abrangentes em língua portuguesa com ou sem recurso às tecnologias de informação e comunicação. |
| Conhecimentos abrangentes em primeiros socorros e suporte básico de vida. |
| Conhecimentos abrangentes em segurança e saúde no local de trabalho. |
| Conhecimentos abrangentes sobre a gestão da qualidade dos serviços e certificação de unidades e ou instituições de saúde. |
| Conhecimentos abrangentes sobre comunicação. |
| Conhecimentos abrangentes sobre desenvolvimento de projetos. |
| Conhecimentos abrangentes sobre recursos da comunidade. |
| Conhecimentos abrangentes sobre subsistemas de saúde e comparticipação de atos e produtos de apoio. |
| Conhecimentos abrangentes sobre terminologia clínica, estruturas e funções do corpo humano. |
| Conhecimentos fundamentais das diferentes formas de comunicação escrita e oral em situações culturalmente diversas. |
| Conhecimentos fundamentais em semântica da informação em saúde. |
| Conhecimentos fundamentais na área da gestão dos sistemas de saúde e da qualidade. |
| Conhecimentos fundamentais sobre a pessoa em Sociedade. |
| Conhecimentos fundamentais sobre ética. |
| Conhecimentos fundamentais sobre organizações nacionais e internacionais nos contextos da saúde e social. |
| Conhecimentos fundamentais sobre tecnologias de informação e comunicação em contexto organizacional. |
| Conhecimentos profundos acerca do seu perfil profissional. |
| Conhecimentos profundos de estratégias e técnicas de comunicação e relacionamento interpessoal. |
| Conhecimentos profundos de normas e leis aplicáveis à proteção de dados de saúde. |
| Conhecimentos profundos de técnicas administrativas e processamento de informação em saúde. |
| Conhecimentos profundos sobre arquivo e práticas de documentação. |
| Conhecimentos profundos sobre organização e execução de atividades relacionadas com o expediente geral do secretariado em saúde. |
| Aptidões |
| Adequar a postura no atendimento e secretariado em saúde nas diferentes situações com o cidadão e profissionais de saúde. |
| Analisar documentação no âmbito do secretariado em saúde. |
| Aplicar as técnicas e as estratégias de comunicação que melhor se adequam ao contexto e ao interlocutor. |
| Aplicar conhecimentos no âmbito do sistema de gestão de qualidade. |
| Aplicar estratégias minimizadoras das limitações funcionais e barreiras ambientais. |
| Aplicar ferramentas e soluções informáticas na ótica do utilizador na área do secretariado em saúde. |
| Aplicar o Regulamento Geral de Proteção de Dados no âmbito das atividades de secretariado em saúde. |
| Aplicar os princípios da logística em saúde. |
| Aplicar técnicas e ideias inovadoras e criativas no contexto organizacional. |
| Avaliar as tarefas por si asseguradas. |
| Gerir os elogios e as reclamações. |
| Implementar planos de resposta a situações em contexto de trabalho, propondo a introdução de ações de melhoria. |
| Instruir para a utilização adequada dos serviços e cumprimento dos mecanismos normativo legais da instituição. |
| Interagir com o cidadão, família e/ou conviventes e outros profissionais mobilizando as técnicas de comunicação adequadas. |
| Participar no desenvolvimento de projetos de intervenção na sua área autónoma. |
| Proceder em conformidade com as normas de higiene e segurança no trabalho. |
| Produzir documentos informativos facilitadores da compreensão dos utilizadores acerca do funcionamento do serviço. |
| Produzir registos inerentes ao trabalho desenvolvido e à utilização dos serviços. |
| Realizar atividades de atendimento e secretariado em saúde. |
| Realizar manobras básicas de primeiros socorros. |
| Realizar processamento de informação em saúde garantindo a confidencialidade dos dados. |
| Revelar conduta ética no atendimento ao cidadão. |
| Revelar habilidades de produção de texto. |
| Revelar habilidades de utilização de software na implementação de sistemas de informação. |
| Selecionar, organizar e manter atualizada informação relativa às atividades desenvolvidas. |
| Utilizar a língua francesa na comunicação oral e escrita em Saúde. |
| Utilizar a Língua Gestual Portuguesa como ferramenta na comunicação em saúde. |
| Utilizar a língua inglesa na comunicação oral e escrita em Saúde. |
| Utilizar adequadamente os recursos existentes no âmbito das tecnologias de informação e comunicação. |
| Atitudes |
| Demonstrar autonomia e responsabilidade nas tomadas de decisão, de acordo com o seu perfil profissional. |
| Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal face ao contexto e ao interlocutor. |
| Demonstrar capacidade de organização e gestão do tempo. |
| Demonstrar capacidade de planeamento, organização, execução e avaliação no desenvolvimento das atividades de secretariado em saúde. |
| Demonstrar capacidade de usar a autorreflexão como mecanismo para a autoformação. |
| Demonstrar capacidade e disponibilidade para trabalhar em equipa. |
| Demonstrar capacidades de gestão de recursos materiais. |
| Demonstrar capacidades de inovação, dinamização e liderança. |
| Demonstrar capacidades de organização e processamento da informação em saúde. |
| Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação na diversidade de situações e contextos. |
| Demonstrar iniciativa na promoção de uma cultura da qualidade. |
| Demonstrar iniciativa, criatividade e autonomia no desempenho das suas funções. |
| Demonstrar responsabilidade na implementação e cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados. |
| Desenvolver com responsabilidade sob orientação a gestão de situações de conflito. |
| Expressar respeito pela intimidade, hábitos, crenças e valores de cada Pessoa. |
| Expressar respeito pela pessoa em diferentes condições e contextos, evidenciando compromisso ético. |
| Revelar habilidades de comunicação e desenvolvimento de relações interpessoais. |
| Revelar habilidades de prevenção e atuação em situações de risco ou perigo. |
| Usar com confiança as normas de segurança adotando uma atitude preventiva. |