| Conhecimentos |
| Conhecimento fundamental sobre o papel dos esports na formação pessoal, social e educativa dos praticantes de esports. |
| Conhecimento abrangente sobre as plataformas que envolvem os jogos eletrónicos. |
| Conhecimento especializado sobre os principais jogos dos esports. |
| Conhecimentos abrangentes sobre a metodologia de treino e competição das equipas e dos praticantes de esports. |
| Conhecimentos fundamentais sobre a intervenção pedagógica no treino e na competição das equipas e dos praticantes de esports. |
| Conhecimentos abrangentes sobre o crescimento e desenvolvimento motor dos praticantes de esports. |
| Conhecimentos especializados em nutrição desportiva, nas necessidades energéticas específicas, na alimentação pré e pós-evento, na gestão do stress e do sono, e na suplementação nutricional adequada aos praticantes de esports. |
| Conhecimentos abrangentes sobre os benefícios da atividade física e motora para os praticantes de esports. |
| Conhecimentos fundamentais na área do planeamento, organização, avaliação e gestão de eventos de esports. |
| Conhecimentos abrangentes na criação, organização e gestão de clubes de esports. |
| Conhecimentos fundamentais sobre o papel e função do treinador de esports. |
| Conhecimentos fundamentaissobre componentes de hardware e requisitos de software para jogar com computadores e consolas. |
| Conhecimentos fundamentais sobre os servidores de jogo para os esports, ao nível dos procedimentos de instalação, opções de configuração, administração e práticas de segurança e proteção. |
| Aptidões |
| Utilizar os princípios e valores fundamentais dos esports como base para o planeamento do treino, da competição, das atividades e dos eventos de esports. |
| Identificar as diferentes mecânicas, regras, estratégias e personagens diferentes jogos eletrónicos por forma a conseguir intervir, avaliar e acompanhar os praticantes de esports. |
| Formar grupos de praticantes, estabelecer objetivos e metas claras, aplicar princípios pedagógicos adequados, coordenar e liderar, individualizar o ensino, além do monitorizar e avaliar continuamente os praticantes de esports. |
| Identificar talentos, avaliar o desempenho, tomar decisões de seleção, comunicar e negociar com os jogadores selecionados, e fornecer acompanhamento e suporte contínuos. |
| Aplicar nos treinos técnicas de intervenção pedagógica como o feedback e a gestão da sessão de treino. |
| Aplicar técnicas e estratégias de avaliação do desempenho dos praticantes nos eventos de esports. |
| Identificar e compreender as dinâmicas sociais e psicológicas inerentes aos esports por forma a conseguir auxiliar na promoção do bem estar social e emocional dos praticantes. |
| Propor exercícios para as sessões de treino. |
| Definir serviços de apoio logístico e de gestão de competições para eventos de esports. |
| Propor medidas administrativas e desportivas na gestão de clubes de esports. |
| Utilizar procedimentos tecnológicos para instalar e ajustar as configurações de hardware, software, e as opções dos diferentes jogos. |
| Utilizar procedimentos tecnológicos na configuração e administração de servidores para os esports. |
| Atitudes |
| Motivar os praticantes para um envolvimento nos jogos e eventos de esports através de uma postura de paixão, conhecimento especializado, comunicação efetiva, empatia, inspiração, suporte e encorajamento. |
| Adaptar-se à evolução da tecnologia aplicada aos materiais, produtos e serviços relacionados com os esports. |
| Revelar compromisso com a excelência, domínio dos jogos, facilitação da aprendizagem, orientação personalizada, abordagem inclusiva e atualização contínua. |
| Demonstrar capacidade de comunicação, colaboração e empatia com os diversos interlocutores. |
| Revelar capacidade de organização e adaptação às imprevisibilidades que o contexto apresenta. |
| Revelar capacidade de adaptação às características pessoais (sociais e psicológicas) dos praticantes de esports. |
| Demonstrar uma compreensão do papel crucial que a atividade física desempenha na saúde e bem-estar geral através de uma comunicação de forma clara e persuasiva sobre os benefícios da atividade física, adaptando a mensagem sobre a sua importância às necessidades e interesses dos praticantes de esports. |
| Demonstra rigor, iniciativa e responsabilidade no cumprimentos das regras e procedimentos organizacionais. |
| Adota boas práticas profissionais, éticamente fundadas, no exercício da atividade. |