Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 47
Total de alunos inscritos em simultâneo 94
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Portalegre Pr. da República, 23-25 25 50
Évora EPRAL - Escola Profissional da Região Alentejo 22 44

--
Acompanhamento de Crianças e Jovens (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 47
Total de alunos inscritos em simultâneo 94
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Portalegre Pr. da República, 23-25 47 94
Descrição geral Planear, gerir, coordenar e elaborar atividades pedagógicas e lúdicas, promotoras de bem-estar e de desenvolvimento equilibrado, em contextos educativos formais e não formais, destinadas a crianças e jovens; coordenar, gerir e supervisionar espaços, equipamentos e contextos, tendo em conta situações de alimentação, higiene, segurança e saúde.
Atividades principais
Planear e elaborar a programação periódica de atividades com crianças ou jovens, em conformidade com o projeto educativo e/ou projeto de vida.
Coordenar atividades pedagógicas e lúdicas, materiais e equipamentos, em sala de atividades ou no espaço exterior.
Planear e gerir as atividades das crianças e dos jovens nos espaços de recreio, refeição e repouso.
Planear e gerir atividades enquadradas em visitas de estudo, passeios e outros locais no desenvolvimento de atividades complementares.
Planear e coordenar as tarefas de alimentação e higiene pessoal das crianças e jovens.
Coordenar e assegurar condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças e jovens se encontram.
Planear, elaborar e gerir atividades pedagógicas e outras, destinadas a crianças e jovens com necessidades especiais/populações vulneráveis.
Gerir a comunicação com os pais/encarregados de educação no contexto do ambiente educativo.
Gerir e atuar em situações de conflitos.
Coordenar e gerir situações relacionadas com riscos imprevisíveis e imediatos, doenças e primeiros socorros.
Conhecimentos
Conhecimentos fundamentais do desenvolvimento infanto-juvenil
Conhecimentos fundamentais dos processos de socialização
Conhecimentos especializados no domínio das necessidades educativas especiais
Conhecimentos especializados de comportamentos disfuncionais da criança e do jovem
Conhecimentos fundamentais da organização do currículo nos diferentes níveis educativos
Conhecimentos especializados de técnicas de animação e dinâmicas de grupo
Conhecimentos especializados de técnicas de comunicação e relacionamento com crianças e jovens
Conhecimentos fundamentais de programação e desenvolvimento de atividades ludico-pedagógicas
Conhecimentos fundamentais de comportamentos e hábitos de higiene e alimentares
Conhecimentos abrangentes de normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde
Conhecimentos fundamentais sobre cuidados primários de saúde infanto-juvenil
Conhecimentos especializados sobre prevenção de acidentes com as crianças e os jovens
Conhecimentos abrangentes sobre comunicação, relações interpessoais e trabalho em equipa
Conhecimento abrangente das organizações educativas
Conhecimentos fundamentais de ética e deontologia profissional
Conhecimentos fundamentais sobre o funcionamento e organização da família
Conhecimentos abrangentes de educação parental
Conhecimentos especializados das técnicas de expressão físico-motora, plástica, dramática e musical
Conhecimentos abrangentes das questões da sociedade atual
Conhecimentos fundamentais de língua materna
Conhecimentos fundamentais de contagem e medida
Aptidões
Aplicar técnicas de programação de atividades
Aplicar técnicas de desenvolvimento de atividades pedagógicas em sala de aula/atividades e espaço exterior
Aplicar técnicas de animação e dinamização de atividades
Assegurar o bem estar e a segurança das crianças e jovens
Promover hábitos de higiene pessoal e hábitos adequados de alimentação
Desenvolver regras e rotinas de acordo com o nível de desenvolvimento das crianças/jovens
Promover regras sociais de conduta e estimular a autonomia
Cumprir normas e regras de higiene, segurança e organização de equipamentos e espaços
Aplicar técnicas de cuidados primários de saúde infanto-juvenil
Aplicar técnicas de acompanhamento de crianças e jovens com NEE
Comunicar assertivamente com os pais/encarregados de educação atendendo às especificidades das situações
Avaliar e atuar em situações imprevisíveis e momentâneas relativas à saúde da criança
Aplicar técnicas de expressão físico-motora, plástica, dramática e musical
Conceber atividades obedecendo a princípios éticos e deontológicos
Implementar atividades que promovam a aplicação de noções de área, volume e contagem, em situações do quotidiano
Implementar atividades que promovam a leitura, interpretação e criação textual
Aplicar técnicas de acompanhamento a populações vulneráveis
Atitudes
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade
Demonstrar respeito pelos outros
Demonstrar disponibilidade no relacionamento com interlocutores diferenciados
Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos educativos
Adaptar a linguagem às características das crianças/jovens
Demonstrar colaboração e cooperação em equipas de trabalho multidisciplinares na definição de estratégias globais e integradas
Demonstrar autonomia na tomada de decisão e resolução de problemas/conflitos interpessoais
Demonstrar valores e princípios de natureza ética
Demonstrar motivação e envolvimento nos projetos e eventos em que participa
Demonstrar capacidade de melhorar o seu desempenho profissional a partir dos resultados da avaliação

--
Acompanhamento de Crianças e Jovens (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Educação (100) 100 120 0 0 100%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 615h 615h 60
Semestral Educação para a Saúde Técnica 100 125h 52.5h 52.5h
 ( TP 52.5h  )
5
Semestral Matemática e Realidade Geral e científica 100 125h 52.5h 52.5h
 ( TP 52.5h  )
5
Semestral Educação e Sociedade Geral e científica 100 125h 52.5h 52.5h
 ( TP 52.5h  )
5
Semestral Língua Portuguesa Geral e científica 100 125h 52.5h 52.5h
 ( TP 52.5h  )
5
Semestral Ética em Educação Geral e científica 100 125h 52.5h 52.5h
 ( TP 52.5h  )
5
Semestral Sociologia das Organizações Educativas Geral e científica 100 125h 52.5h 52.5h
 ( TP 52.5h  )
5
Semestral Gestão dos Ambientes Educativos Técnica 100 150h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Relações Humanas e Comunicação Técnica 100 150h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Expressões Artísticas e Motricidade Técnica 100 150h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Família e Educação Parental Técnica 100 150h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Desenvolvimento Infantojuvenil Técnica 100 150h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
2º Ano 1500h 300h 1050h 60
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 100 750h 0h 750h
 ( E 750h  )
30
Semestral Artes e Dinâmicas de Grupo Técnica 100 150h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Populações Vulneráveis e Educação Social Técnica 100 150h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Educação Inclusiva Técnica 100 150h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Animação de Espaços Educativos Técnica 100 150h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Análise das Práticas e dos Contextos Educativos Técnica 100 150h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)