Conhecimentos |
Conhecimentos fundamentais do desenvolvimento infanto-juvenil |
Conhecimentos fundamentais dos processos de socialização |
Conhecimentos especializados no domínio das necessidades educativas especiais |
Conhecimentos especializados de comportamentos disfuncionais da criança e do jovem |
Conhecimentos fundamentais da organização do currículo nos diferentes níveis educativos |
Conhecimentos especializados de técnicas de animação e dinâmicas de grupo |
Conhecimentos especializados de técnicas de comunicação e relacionamento com crianças e jovens |
Conhecimentos fundamentais de programação e desenvolvimento de atividades ludico-pedagógicas |
Conhecimentos fundamentais de comportamentos e hábitos de higiene e alimentares |
Conhecimentos abrangentes de normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde |
Conhecimentos fundamentais sobre cuidados primários de saúde infanto-juvenil |
Conhecimentos especializados sobre prevenção de acidentes com as crianças e os jovens |
Conhecimentos abrangentes sobre comunicação, relações interpessoais e trabalho em equipa |
Conhecimento abrangente das organizações educativas |
Conhecimentos fundamentais de ética e deontologia profissional |
Conhecimentos fundamentais sobre o funcionamento e organização da família |
Conhecimentos abrangentes de educação parental |
Conhecimentos especializados das técnicas de expressão físico-motora, plástica, dramática e musical |
Conhecimentos abrangentes das questões da sociedade atual |
Conhecimentos fundamentais de língua materna |
Conhecimentos fundamentais de contagem e medida |
Aptidões |
Aplicar técnicas de programação de atividades |
Aplicar técnicas de desenvolvimento de atividades pedagógicas em sala de aula/atividades e espaço exterior |
Aplicar técnicas de animação e dinamização de atividades |
Assegurar o bem estar e a segurança das crianças e jovens |
Promover hábitos de higiene pessoal e hábitos adequados de alimentação |
Desenvolver regras e rotinas de acordo com o nível de desenvolvimento das crianças/jovens |
Promover regras sociais de conduta e estimular a autonomia |
Cumprir normas e regras de higiene, segurança e organização de equipamentos e espaços |
Aplicar técnicas de cuidados primários de saúde infanto-juvenil |
Aplicar técnicas de acompanhamento de crianças e jovens com NEE |
Comunicar assertivamente com os pais/encarregados de educação atendendo às especificidades das situações |
Avaliar e atuar em situações imprevisíveis e momentâneas relativas à saúde da criança |
Aplicar técnicas de expressão físico-motora, plástica, dramática e musical |
Conceber atividades obedecendo a princípios éticos e deontológicos |
Implementar atividades que promovam a aplicação de noções de área, volume e contagem, em situações do quotidiano |
Implementar atividades que promovam a leitura, interpretação e criação textual |
Aplicar técnicas de acompanhamento a populações vulneráveis |
Atitudes |
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade |
Demonstrar respeito pelos outros |
Demonstrar disponibilidade no relacionamento com interlocutores diferenciados |
Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos educativos |
Adaptar a linguagem às características das crianças/jovens |
Demonstrar colaboração e cooperação em equipas de trabalho multidisciplinares na definição de estratégias globais e integradas |
Demonstrar autonomia na tomada de decisão e resolução de problemas/conflitos interpessoais |
Demonstrar valores e princípios de natureza ética |
Demonstrar motivação e envolvimento nos projetos e eventos em que participa |
Demonstrar capacidade de melhorar o seu desempenho profissional a partir dos resultados da avaliação |