| Conhecimentos |
| Conhecimentos fundamentais do desenvolvimento infanto-juvenil |
| Conhecimentos fundamentais dos processos de socialização |
| Conhecimentos especializados no domínio das necessidades educativas especiais |
| Conhecimentos especializados de comportamentos disfuncionais da criança e do jovem |
| Conhecimentos fundamentais da organização do currículo nos diferentes níveis educativos |
| Conhecimentos especializados de técnicas de animação e dinâmicas de grupo |
| Conhecimentos especializados de técnicas de comunicação e relacionamento com crianças e jovens |
| Conhecimentos fundamentais de programação e desenvolvimento de atividades ludico-pedagógicas |
| Conhecimentos fundamentais de comportamentos e hábitos de higiene e alimentares |
| Conhecimentos abrangentes de normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde |
| Conhecimentos fundamentais sobre cuidados primários de saúde infanto-juvenil |
| Conhecimentos especializados sobre prevenção de acidentes com as crianças e os jovens |
| Conhecimentos abrangentes sobre comunicação, relações interpessoais e trabalho em equipa |
| Conhecimento abrangente das organizações educativas |
| Conhecimentos fundamentais de ética e deontologia profissional |
| Conhecimentos fundamentais sobre o funcionamento e organização da família |
| Conhecimentos abrangentes de educação parental |
| Conhecimentos especializados das técnicas de expressão físico-motora, plástica, dramática e musical |
| Conhecimentos abrangentes das questões da sociedade atual |
| Conhecimentos fundamentais de língua materna |
| Conhecimentos fundamentais de contagem e medida |
| Aptidões |
| Aplicar técnicas de programação de atividades |
| Aplicar técnicas de desenvolvimento de atividades pedagógicas em sala de aula/atividades e espaço exterior |
| Aplicar técnicas de animação e dinamização de atividades |
| Assegurar o bem estar e a segurança das crianças e jovens |
| Promover hábitos de higiene pessoal e hábitos adequados de alimentação |
| Desenvolver regras e rotinas de acordo com o nível de desenvolvimento das crianças/jovens |
| Promover regras sociais de conduta e estimular a autonomia |
| Cumprir normas e regras de higiene, segurança e organização de equipamentos e espaços |
| Aplicar técnicas de cuidados primários de saúde infanto-juvenil |
| Aplicar técnicas de acompanhamento de crianças e jovens com NEE |
| Comunicar assertivamente com os pais/encarregados de educação atendendo às especificidades das situações |
| Avaliar e atuar em situações imprevisíveis e momentâneas relativas à saúde da criança |
| Aplicar técnicas de expressão físico-motora, plástica, dramática e musical |
| Conceber atividades obedecendo a princípios éticos e deontológicos |
| Implementar atividades que promovam a aplicação de noções de área, volume e contagem, em situações do quotidiano |
| Implementar atividades que promovam a leitura, interpretação e criação textual |
| Aplicar técnicas de acompanhamento a populações vulneráveis |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade |
| Demonstrar respeito pelos outros |
| Demonstrar disponibilidade no relacionamento com interlocutores diferenciados |
| Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos educativos |
| Adaptar a linguagem às características das crianças/jovens |
| Demonstrar colaboração e cooperação em equipas de trabalho multidisciplinares na definição de estratégias globais e integradas |
| Demonstrar autonomia na tomada de decisão e resolução de problemas/conflitos interpessoais |
| Demonstrar valores e princípios de natureza ética |
| Demonstrar motivação e envolvimento nos projetos e eventos em que participa |
| Demonstrar capacidade de melhorar o seu desempenho profissional a partir dos resultados da avaliação |