Conhecimentos |
Conhecimentos fundamentais acerca do comportamento humano. |
Conhecimentos especializados de técnicas administrativas de gestão de recursos humanos. |
Conhecimentos fundamentais de liderança e técnicas de negociação. |
Conhecimentos fundamentais de legislação laboral. |
Conhecimentos fundamentais de gestão e organização de empresas. |
Conhecimentos fundamentais de desenvolvimento de equipas de trabalho. |
Conhecimentos especializados de conceção e gestão da formação. |
Conhecimentos especializados sobre a Norma 4427 de recursos humanos. |
Conhecimentos fundamentais de comunicação organizacional. |
Conhecimentos especializados de técnicas de acolhimento e socialização dos colaboradores. |
Conhecimentos especializados de modelos e técnicas de avaliação de desempenho. |
Conhecimentos fundamentais de contabilidade e fiscalidade. |
Conhecimentos fundamentais de metodologias qualitativas e quantitativas de análise de dados. |
Conhecimentos especializados de técnicas de recrutamento e seleção de colaboradores. |
Conhecimentos especializados de sistemas de recompensas e incentivos. |
Conhecimentos abrangentes de metodologia de projeto de conceção e desenvolvimento em recursos humanos. |
Conhecimentos fundamentais de higiene e segurança. |
Conhecimentos fundamentais de língua portuguesa e cultura portuguesa. |
Conhecimentos fundamentais de língua inglesa. |
Conhecimentos fundamentais de informática na ótica do utilizador. |
Conhecimentos especializados na utilização de bases de dados de suporte à gestão de recursos humanos. |
Conhecimentos fundamentais de organização do trabalho e gestão do tempo. |
Aptidões |
Identificar as melhores opções estratégicas nos diferentes contextos, de forma a garantir uma gestão integrada dos recursos humanos. |
Pesquisar e aplicar a legislação, regulamentos e normas inerentes aos diferentes contextos de intervenção. |
Estruturar e implementar os procedimentos de recrutamento e seleção. |
Planificar e efetuar o processo de acolhimento e socialização dos novos colaboradores. |
Efetuar o processo administrativo referente à avaliação de desempenho. |
Estruturar e utilizar bases de dados de suporte à gestão de recursos humanos, a nível do processamento de salários, mapas de férias, assiduidade, entre outros. |
Elaborar planos e relatórios de formação, efetuando a sua gestão e aplicando os procedimentos administrativos decorrentes da lei laboral. |
Aplicar as técnicas de organização do trabalho no desenvolvimento das rotinas. |
Utilizar as aplicações informáticas e a internet na elaboração, organização e pesquisa de informação. |
Aplicar as competências linguísticas na comunicação e no processamento de texto em língua portuguesa e em língua estrangeira. |
Gerir os fenómenos inerentes ao comportamento dos indivíduos e dos grupos em contexto organizacional. |
Conceber e gerir as metodologias inerentes ao processo de normalização da Qualidade em RH. |
Aplicar técnicas de negociação em diferentes situações organizacionais. |
Analisar e descrever os perfis dos colaboradores e das funções, gerindo -os de forma efetiva. |
Elaborar e implementar planos de comunicação interna e externa. |
Atualizar e gerir a informação dos processos individuais dos colaboradores. |
Efetuar a recolha e a análise de dados relativos a diferentes indicadores organizacionais, utilizando a informação no processo de tomada de decisão. |
Atitudes |
Demonstrar capacidade de gerir equipas de trabalho, revelando
capacidade de liderança e assegurando os níveis de responsabilidade e de motivação dos colaboradores. |
Demonstrar espírito crítico, adaptabilidade e flexibilidade a novas situações. |
Comunicar de forma assertiva com os diferentes atores organizacionais. |
Adotar comportamentos de estabilidade emocional e resistência ao stress. |
Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético. |
Demonstrar capacidade para a promoção da mudança e inovação. |
Demonstrar polivalência, elevada criatividade e espírito de iniciativa. |
Demonstrar capacidade de atualização permanente, quer a nível técnico, quer a nível da legislação. |
Demonstrar capacidade de análise das diferentes situações que ocorrem a nível da gestão de recursos humanos nas organizações. |
Demonstrar capacidade de tomada de decisão. |
Demonstrar capacidade de planificação e organização. |