| Conhecimentos | 
                    
                | Conhecimentos fundamentais de história da iluminação. | 
                    
                | Conhecimentos fundamentais de história das artes performativas, sonoras e visuais | 
                    
                | Conhecimentos fundamentais dos vários elementos técnicos, artísticos, económicos e financeiros do espetáculo. | 
                    
                | Conhecimentos fundamentais de organização, planeamento, segurança e programação de trabalho. | 
                    
                | Conhecimentos fundamentais sobre o design de interação aplicado a projetos centrados na imagem e no som. | 
                    
                | Conhecimentos especializados de programação de mesa de luzes. | 
                    
                | Conhecimentos especializados de eletricidade (saber verificar e manipular quadros elétricos, fazer ligações de cabos, reparar fichas e projetores, etc.). | 
                    
                | Conhecimentos fundamentais de Acústica. | 
                    
                | Conhecimentos profundos dos equipamentos de iluminação e suas caraterísticas (projetores, filtros, outros equipamentos). | 
                    
                | Conhecimentos profundos de leitura de uma planta de luzes. | 
                    
                | Conhecimentos profundos de montagem e afinação de projetores. | 
                    
                | Conhecimentos profundos de iluminação, cor, ótica, direção e movimento da luz. | 
                    
                | Conhecimentos profundos dos equipamentos de som, suas caraterísticas e formas de operação, assim como as diferenças entre as marcas  (mesas de som, mesas de mistura e edição, régies. | 
                    
                | Conhecimentos profundos de técnicas de montagem, afinação, calibragem, captação, mistura e edição ao nível do som e da imagem. | 
                    
                | Conhecimentos profundos do tratamento de imagem digital para incorporar em eventos culturais e artísticos (resolução, formatos, compressão); | 
                    
                | Conhecimentos profundos sobre os processos de captura, edição, manipulação e difusão da imagem digital. | 
                
            | Aptidões | 
                    
                | Identificar as caraterísticas da luz (espetro, registos, intensidades, mudanças) de um lugar e a forma como esta interfere com objetos e as pessoas; | 
                    
                | Identificar as caraterísticas acústicas de um espaço (interior ou exterior); | 
                    
                | Selecionar os materiais e equipamentos de luz, som e imagem, em função das caraterísticas do espaço e dos objetivos pretendidos; | 
                    
                | Identificar e utilizar as aplicações informáticas específicas da luz, som e imagem ao nível da montagem, gravação, edição e operação; | 
                    
                | Organizar e manipular os materiais e fontes de luz, som e imagem, de forma a encontrar as melhores soluções de iluminação, de som e de imagem, | 
                    
                | Aplicar as técnicas de operação, regulação, montagem, efeitos e afinação do equipamento de luz, som e imagem; | 
                    
                | Testar o equipamento verificando a sua conformidade e efetuando eventuais ajustamentos; | 
                    
                | Controlar o material técnico de funcionamento e manutenção; | 
                    
                | Utilizar, com critério, os diferentes equipamentos destinados   à captação, gravação, tratamento, emissão e edição de som e imagem; | 
                    
                | Utilizar as técnicas de operação do equipamento de áudio na captação, gravação, edição, mistura e amplificação de som; | 
                    
                | Assegurar a qualidade técnica e artística do som e efetuar os ajustes necessários; | 
                    
                | Preparar e executar gravações sonoras de qualidade em diferentes contextos; | 
                    
                | Selecionar e montar um sistema tecnológico de imagem adequado às necessidades; | 
                    
                | Assegurar a manutenção permanente do material e proceder às intervenções de emergência em caso de mau funcionamento do material, | 
                
            | Atitudes | 
                    
                | Demonstrar capacidade para usar o sentido estético, a imaginação e a criatividade; | 
                    
                | Demonstrar capacidade de organização e de concentração no trabalho; | 
                    
                | Demonstrar boa memória visual, auditiva e sentido de observação; | 
                    
                | Demonstrar ter perceção do espaço; | 
                    
                | Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e comunicar eficazmente com os outros; | 
                    
                | Demonstrar capacidade para facilitar o relacionamento com interlocutores diferenciados; | 
                    
                | demonstrar capacidade e interesse no acompanhamento das transformações tecnológicas; | 
                    
                | Demonstrar capacidade de improvisação e de iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas na resolução de situações imprevistas; | 
                    
                | Demonstrar capacidade de adaptação à variedade de estilos e exigências das produções; | 
                    
                | Demonstrar autocontrolo em situações de stress, de finalização de prazos ou de operação em direto; | 
                    
                | Demonstrar flexibilidade para estabelecer relações técnicas e funcionais com áreas complementares e adjacentes (com outros técnicos de palco, com designers de som, audiovisuais, luz, entre outros); | 
                    
                | Demonstrar calma, paciência e sentido de responsabilidade; | 
                    
                | Demonstrar capacidades criativas, no desenho e na produção de projetos culturais e ou artísticos que envolvam uma ou mais áreas da sua formação; |