Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: História das Artes; Desenho; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 30
Total de alunos inscritos em simultâneo 70
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Viana do Castelo Av. Capitão Gaspar de Castro - Apartado 513 30 70

--
Artes e Tecnologia (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: História das Artes; Desenho; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 30
Total de alunos inscritos em simultâneo 70
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Viana do Castelo Av. Capitão Gaspar de Castro - Apartado 513 30 70
Descrição geral Analisar, produzir, programar e operar ambientes de luz, som e imagem, nas várias áreas das artes do espetáculo e noutros contextos culturais onde se revelem necessárias as suas competências.
Atividades principais
Analisar as condições físicas (acústica) e as necessidades técnicas (riders) de um espetáculo, evento ou projeto artístico/cultural e selecionar os materiais e equipamentos a utilizar.
Efetuar a montagem, desmontagem e manutenção do equipamento de luz, som e imagem.
Produzir os efeitos de luz de acordo com o desenho e planta de luzes e as caraterísticas do espaço cénico.
Programar na mesa de luz os efeitos pretendidos e efetuar a gravação da programação.
Preparar o ambiente de trabalho, em função do tipo de evento, no sentido de identificar as caraterísticas da captação, gravação, edição, mistura e amplificação do som pretendido e os meios necessários à sua concretização.
Efetuar a afinação do equipamento sonoro, definir níveis e equalizações, podendo recorrer ao uso de microfones para amplificação de vozes e sons de cena, de mesas de mistura e de gravadores para a criação de determinados efeitos.
Operar em mesas áudio digitais e analógicas e com sequenciadores e editores áudio.
Criar e tratar sons e imagens para incorporar em eventos culturais/artísticos.
Executar os processos de aquisição, edição e exportação da imagem e som digital e adequar a presença da imagem ao espaço arquitetónico.
Conhecimentos
Conhecimentos fundamentais de história da iluminação.
Conhecimentos fundamentais de história das artes performativas, sonoras e visuais
Conhecimentos fundamentais dos vários elementos técnicos, artísticos, económicos e financeiros do espetáculo.
Conhecimentos fundamentais de organização, planeamento, segurança e programação de trabalho.
Conhecimentos fundamentais sobre o design de interação aplicado a projetos centrados na imagem e no som.
Conhecimentos especializados de programação de mesa de luzes.
Conhecimentos especializados de eletricidade (saber verificar e manipular quadros elétricos, fazer ligações de cabos, reparar fichas e projetores, etc.).
Conhecimentos fundamentais de Acústica.
Conhecimentos profundos dos equipamentos de iluminação e suas caraterísticas (projetores, filtros, outros equipamentos).
Conhecimentos profundos de leitura de uma planta de luzes.
Conhecimentos profundos de montagem e afinação de projetores.
Conhecimentos profundos de iluminação, cor, ótica, direção e movimento da luz.
Conhecimentos profundos dos equipamentos de som, suas caraterísticas e formas de operação, assim como as diferenças entre as marcas (mesas de som, mesas de mistura e edição, régies.
Conhecimentos profundos de técnicas de montagem, afinação, calibragem, captação, mistura e edição ao nível do som e da imagem.
Conhecimentos profundos do tratamento de imagem digital para incorporar em eventos culturais e artísticos (resolução, formatos, compressão);
Conhecimentos profundos sobre os processos de captura, edição, manipulação e difusão da imagem digital.
Aptidões
Identificar as caraterísticas da luz (espetro, registos, intensidades, mudanças) de um lugar e a forma como esta interfere com objetos e as pessoas;
Identificar as caraterísticas acústicas de um espaço (interior ou exterior);
Selecionar os materiais e equipamentos de luz, som e imagem, em função das caraterísticas do espaço e dos objetivos pretendidos;
Identificar e utilizar as aplicações informáticas específicas da luz, som e imagem ao nível da montagem, gravação, edição e operação;
Organizar e manipular os materiais e fontes de luz, som e imagem, de forma a encontrar as melhores soluções de iluminação, de som e de imagem,
Aplicar as técnicas de operação, regulação, montagem, efeitos e afinação do equipamento de luz, som e imagem;
Testar o equipamento verificando a sua conformidade e efetuando eventuais ajustamentos;
Controlar o material técnico de funcionamento e manutenção;
Utilizar, com critério, os diferentes equipamentos destinados à captação, gravação, tratamento, emissão e edição de som e imagem;
Utilizar as técnicas de operação do equipamento de áudio na captação, gravação, edição, mistura e amplificação de som;
Assegurar a qualidade técnica e artística do som e efetuar os ajustes necessários;
Preparar e executar gravações sonoras de qualidade em diferentes contextos;
Selecionar e montar um sistema tecnológico de imagem adequado às necessidades;
Assegurar a manutenção permanente do material e proceder às intervenções de emergência em caso de mau funcionamento do material,
Atitudes
Demonstrar capacidade para usar o sentido estético, a imaginação e a criatividade;
Demonstrar capacidade de organização e de concentração no trabalho;
Demonstrar boa memória visual, auditiva e sentido de observação;
Demonstrar ter perceção do espaço;
Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e comunicar eficazmente com os outros;
Demonstrar capacidade para facilitar o relacionamento com interlocutores diferenciados;
demonstrar capacidade e interesse no acompanhamento das transformações tecnológicas;
Demonstrar capacidade de improvisação e de iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas na resolução de situações imprevistas;
Demonstrar capacidade de adaptação à variedade de estilos e exigências das produções;
Demonstrar autocontrolo em situações de stress, de finalização de prazos ou de operação em direto;
Demonstrar flexibilidade para estabelecer relações técnicas e funcionais com áreas complementares e adjacentes (com outros técnicos de palco, com designers de som, audiovisuais, luz, entre outros);
Demonstrar calma, paciência e sentido de responsabilidade;
Demonstrar capacidades criativas, no desenho e na produção de projetos culturais e ou artísticos que envolvam uma ou mais áreas da sua formação;

--
Artes e Tecnologia (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Informática na Ótica do Utilizador (482) 482 3 0 0 2.5%
Belas-Artes (211) 211 12 0 0 10%
Artes do Espetáculo (212) 212 69 0 0 57.5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (222) 222 3 0 0 2.5%
Segurança e Higiene no Trabalho (862) 862 3 0 0 2.5%
Audiovisuais e Produção dos Media (213) 213 27 0 0 22.5%
Economia (314) 314 3 0 0 2.5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 364h 600h 60
Semestral Iluminação de Cena Técnica 212 243h 73h 90h
 ( T 17h  PL 73h  )
9
Semestral Produção de Espetáculos Técnica 212 162h 49h 60h
 ( T 11h  PL 49h  )
6
Semestral História da Cultura e das Artes Geral e científica 211 162h 0h 60h
 ( T 60h  )
6
Semestral Segurança e Higiene no Trabalho Geral e científica 862 81h 0h 30h
 ( T 30h  )
3
Semestral Inglês Técnico Geral e científica 222 81h 0h 30h
 ( T 30h  )
3
Semestral Educação e Literacia Digital Geral e científica 482 81h 23h 30h
 ( T 7h  PL 23h  )
3
Semestral Tecnologias da Luz Técnica 212 243h 73h 90h
 ( T 17h  PL 73h  )
9
Semestral Tecnologias do Som Técnica 213 243h 73h 90h
 ( T 17h  PL 73h  )
9
Semestral Tecnologias da Imagem Técnica 213 243h 73h 90h
 ( T 17h  PL 73h  )
9
Semestral História da Música e das Artes Sonoras Geral e científica 212 81h 0h 30h
 ( T 30h  )
3
2º Ano 1620h 220h 500h 60
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 212 810h
 (HEP 610h)
0h 200h
 ( OT 170h  O 30h  )
30
Semestral Técnicas de Som ao Vivo e Sonorização de Cena Técnica 213 243h 73h 90h
 ( T 17h  PL 73h  )
9
Semestral Imagem Espaço e Interação Técnica 212 162h 49h 60h
 ( T 11h  PL 49h  )
6
Semestral Desenho de Luz Técnica 212 162h 49h 60h
 ( T 11h  PL 49h  )
6
Semestral Desenho e Visualização Digital Técnica 211 162h 49h 60h
 ( T 11h  PL 49h  )
6
Semestral Enquadramento Económico e Financeiro das Artes Geral e científica 314 81h 0h 30h
 ( T 30h  )
3
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)