Curso


Diploma de técnico superior profissional
Duas das seguintes áreas: Português; Economia; Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Santarém Largo Cândido dos Reis / Edifício do Antigo Hospital 25 50
Descrição geral -
Atividades principais
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Conhecimentos
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Aptidões
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Atitudes
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Gestão Comercial e Vendas (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Português; Economia; Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Santarém Largo Cândido dos Reis 25 50
Descrição geral Não existe perfil profissional associada a este curso. Consulte o site da Instituição
Atividades principais
Não existe perfil profissional associada a este curso. Consulte o site da Instituição
Conhecimentos
Não existe referencial de competencias associado a este curso. Consulte o site da Instituição
Aptidões
Não existe referencial de competencias associado a este curso. Consulte o site da Instituição
Atitudes
Não existe referencial de competencias associado a este curso. Consulte o site da Instituição

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Gestão Comercial e Vendas (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Português; Economia; Matemática; Comércio
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 45
Total de alunos inscritos em simultâneo 90
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Santarém Largo Cândido dos Reis 45 90
Descrição geral Colaborar, de forma autónoma ou sob orientação, na dinamização de um departamento comercial, com recurso a técnicas de organização e argumentação numa negociação e venda e a tecnologias informáticas de apoio à gestão, bem como colaborar ao nível do relacionamento com clientes, para garantir a sua satisfação e fidelização, e ao nível da gestão da restante força de vendas da organização.
Atividades principais
Utilizar as novas tecnologias nas atividades de gestão comercial.
Realizar prospeção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo a diversas fontes de informação.
Promover o desenvolvimento, a organização e a animação do espaço de venda, promovendo, divulgando, expondo e repondo os produtos/informação e providenciando as condições ambientais adequadas de acordo com as técnicas para o efeito.
Produzir relatórios sobre atividades comerciais, reportando as mesmas através dos canais hierárquicos definidos.
Gerir os serviços de pós-venda, apoiando o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e/ou serviços e promoções.
Aplicar a legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa.
Acolher clientes, diagnosticar as suas necessidades, indicar a localização dos produtos/serviços comercializados no ponto de venda, apresentar e demonstrar os mesmos, tendo em conta as suas características, condições de venda e serviços pós-venda.
Assegurar a receção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda, atuando na solidificação da relação de parceria com o cliente, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda.
Desenvolver estudos de mercado.
Estudar os produtos e ou os serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação.
Organizar e gerir a força de vendas: definir objetivos, estrutura e dimensão da força de vendas.
Desenvolver uma estratégia de comércio electrónico e acompanhar os seus resultados.
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes e especializados em técnicas de comunicação.
Conhecimentos abrangentes e especializados em língua portuguesa.
Conhecimentos abrangentes e especializados em língua Inglesa.
Conhecimentos abrangentes e especializados em métodos quantitativos.
Conhecimentos abrangentes e especializados em tecnologias de informação.
Conhecimentos abrangentes e especializados em organização do trabalho.
Conhecimentos abrangentes e especializados em comportamento das pessoas nas organizações.
Conhecimentos abrangentes e especializados em gestão comercial.
Conhecimentos abrangentes e especializados em análise e gestão de custos.
Conhecimentos abrangentes e especializados em estudos de mercado.
Conhecimentos abrangentes e especializados em comportamento do consumidor.
Conhecimentos abrangentes e especializados em legislação comercial.
Conhecimentos abrangentes e especializados em conceitos de economia.
Conhecimentos abrangentes e especializados em estudos de marketing.
Conhecimentos abrangentes e especializados em comunicação e publicidade.
Conhecimentos abrangentes e especializados em gestão da força de vendas.
Conhecimentos abrangentes e especializados em distribuição, transportes e organização do posto de venda.
Conhecimentos abrangentes e especializados em técnicas de negociação e venda.
Conhecimentos abrangentes e especializados em comércio electrónico.
Aptidões
Consultar documentação em língua materna e em inglês.
Entender comportamento das pessoas e gerir eventuais conflitos.
Colaborar na organização dos serviços comerciais.
Colaborar no desenvolvimento de campanhas de marketing.
Colaborar no desenvolvimento de estudos de mercado.
Colaborar no desenvolvimento de estratégias de comunicação de marketing.
Gerir com relativa autonomia os processos de gestão comercial e da força de vendas.
Garantir uma gestão integrada da força de vendas.
Propor melhorias nos processos de gestão comercial e da força de vendas.
Proceder ao planeamento e operacionalização dos procedimentos distribuição.
Estruturar e saber aceder a sistemas de informação de gestão comercial retirando informação útil aos processos de gestão comercial.
Colaborar na organização de processos relacionados com a aplicação do direito comercial.
Dominar os princípios básicos da economia das empresas.
Utilizar as tecnologias de informação como suporte ao desenvolvimento de planos de marketing, estudos de mercado.
Utilizar métodos de análise e controlo de custos no apoio as atividades comerciais e de vendas
Utilizar métodos de cálculo como apoio ao desenvolvimento de tarefas relacionadas com as atividades comerciais.
Dominar os métodos e as técnicas relacionadas com o comércio eletrónico.
Dominar os conceitos relacionados com as técnicas de negociação e de venda.
Atitudes
Adaptar - se ao meio social e económico envolvente.
Adaptar- se à evolução dos procedimentos e das tecnologias.
Trabalhar em equipa.
Estabelecer relações técnicas e funcionais com áreas adjacentes e complementares à sua área de trabalho.
Demonstrar capacidade de comunicação.
Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico.
Demonstrar capacidade de gestão do tempo.
Demonstrar iniciativa na obtenção de soluções adequadas para a resolução de problemas concretos.
Demonstrar capacidade de gestão e organização do trabalho.
Demonstrar capacidades de autonomia.

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Gestão Comercial e Vendas (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Comércio (341) 341 56 0 0 46.67%
Marketing e Publicidade (342) 342 15 0 0 12.5%
Gestão e Administração (345) 345 20 0 0 16.67%
Língua e Literatura Materna (223) 223 4 0 0 3.33%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (222) 222 5 0 0 4.17%
Matemática (461) 461 6 0 0 5%
Informática na Ótica do Utilizador (482) 482 5 0 0 4.17%
Ciências Sociais e do Comportamento (310) 310 5 0 0 4.17%
Direito (380) 380 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 290h 570h 60
Semestral Princípios de Marketing Técnica 342 125h 35h 45h
 ( T 10h  TP 35h  )
5
Semestral Comportamento do Consumidor Técnica 310 125h 35h 45h
 ( T 10h  TP 35h  )
5
Semestral Economia Técnica 345 125h 35h 45h
 ( T 10h  TP 35h  )
5
Semestral Estudos de Mercado Técnica 342 125h 35h 45h
 ( T 10h  TP 35h  )
5
Semestral Análise e Controlo de Custos Técnica 345 125h 35h 45h
 ( T 10h  TP 35h  )
5
Semestral Gestão Comercial Técnica 341 125h 45h 60h
 ( T 15h  TP 45h  )
5
Semestral Organização e Gestão Técnica 345 125h 35h 45h
 ( T 10h  TP 35h  )
5
Semestral Tecnologias de Informação e Comunicação Técnica 482 125h 35h 45h
 ( T 10h  PL 35h  )
5
Semestral Comportamento Humano nas Organizações Técnica 345 125h 0h 45h
 ( T 45h  )
5
Semestral Métodos Quantitativos Geral e científica 461 150h 0h 60h
 ( T 60h  )
6
Semestral Lingua Inglesa Geral e científica 222 125h 0h 45h
 ( T 45h  )
5
Semestral Língua Portuguesa Geral e científica 223 100h 0h 45h
 ( T 45h  )
4
2º Ano 1500h 205h 285h 60
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 341 750h
 (HEP 600h)
0h 0h
30
Semestral Direito dos Mercados Técnica 380 100h 20h 45h
 ( T 25h  TP 20h  )
4
Semestral Técnicas de Negociação e Venda Técnica 341 125h 35h 45h
 ( T 10h  TP 35h  )
5
Semestral Distribuição e Desenvolvimento de Locais de Venda Técnica 341 125h 35h 45h
 ( T 10h  TP 35h  )
5
Semestral Gestão da Força de Vendas Técnica 341 125h 35h 45h
 ( T 10h  TP 35h  )
5
Semestral Comunicação de Marketing Técnica 342 125h 35h 45h
 ( T 10h  TP 35h  )
5
Semestral Comércio Eletrónico Técnica 341 150h 45h 60h
 ( T 15h  TP 45h  )
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)