| Conhecimentos |
| Conhecimentos especializados das regras de funcionamento dos serviços de receção, portaria, andares, lavandaria e room service. |
| Conhecimentos especializados de tecnologias de informação e comunicação, e de softwares específicos inerentes à gestão das unidades. |
| Conhecimentos especializados em línguas estrangeiras. |
| Conhecimentos fundamentais das normas de higiene, segurança e saúde no trabalho e dos princípios éticos e legais em vigor no setor. |
| Conhecimentos fundamentais de gestão de recursos materiais e humanos necessários ao serviço. |
| Conhecimentos fundamentais de marketing turístico e relacional; de técnicas de gestão de clientes e protocolo; bem como de comunicação e relações interpessoais. |
| Conhecimentos fundamentais de organização e gestão de eventos |
| Conhecimentos fundamentais nas áreas do turismo, hotelaria e restauração e de serviços complementares associados. |
| Conhecimentos fundamentais orientadores para a criação de projetos e negócios. |
| Conhecimentos profundos de princípios de organização, coordenação e controlo do departamento de alojamento. |
| Aptidões |
| Aplicar princípios e técnicas de limpeza, higienização, arrumação e decoração dos quartos, andares e zonas comuns. |
| Colaborar na definição de objetivos e regras de funcionamento dos serviços, bem como no processo de integração de novos colaboradores. |
| Comunicar eficazmente com os diferentes públicos, sempre que possível no idioma de origem, identificando necessidades de informação geral e turística, e gerir expectativas. |
| Definir estratégias de marketing turístico e relacional. Utilizar métodos e técnicas de promoção das diversas atividades/eventos e da própria unidade de alojamento. |
| Desenvolver projetos e negócios sustentáveis, rentáveis e dinamizadores da economia local e regional. |
| Dominar o uso das tecnologias de informação e comunicação, na gestão corrente da unidade, bem como na sua divulgação e promoção no exterior. |
| Efectuar as operações de reservas, check-in e check-out, e assegurar a assistência aos hóspedes durante a sua estada. |
| Organizar e executar o serviço de receção, portaria, andares, lavandaria, rouparia e room service, de uma unidade de alojamento. |
| Utilizar métodos e técnicas de elaboração de programas/atividades e de organização de percursos turísticos, promovendo e valorizando o património existente na região e os recursos endógenos. |
| Atitudes |
| Comunicar eficazmente, a nível interno e externo à organização, com interlocutores diferenciados. |
| Demonstrar autonomia na aplicação eficaz dos conceitos organizacionais e de gestão do departamento de alojamento e andares. |
| Demonstrar autonomia na tomada de decisão e capacidade de resolução de problemas de forma adequada. |
| Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação a diferentes públicos e contextos de trabalho, promovendo o bom relacionamento interpessoal. |
| Demonstrar proatividade perante situações imprevistas, e uma atitude positiva na gestão de reclamações e na resolução de conflitos. |
| Demonstrar rigor e responsabilidade no cumprimento das normas e procedimentos. |
| Gerir com eficácia e bom senso os recursos humanos afetos, transmitindo os princípios e normas de serviço da unidade de alojamento. |
| Promover os serviços da unidade e motivar os clientes e/ou os hóspedes para a utilização dos mesmos. |
| Revelar capacidades de organização e iniciativa para desenvolver as atividades inerentes à gestão do departamento de alojamento e andares, com vista a garantir um serviço de qualidade e a satisfação dos hóspedes. |
| Revelar zelo e responsabilidade profissional. |