| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes de história e cultura das artes; |
| Conhecimentos abrangentes de inglês técnico; |
| Conhecimentos abrangentes na área do desenho; |
| Conhecimentos especializados com moldes e múltiplos; |
| Conhecimentos especializados das técnicas de composição e da comunicação visual; |
| Conhecimentos especializados de métodos e técnicas de representação; |
| Conhecimentos especializados de produção gráfica; |
| Conhecimentos especializados de técnicas de desenho, analógicas e digitais; |
| Conhecimentos especializados de tecnologias de desenho; |
| Conhecimentos especializados em imagem digital; |
| Conhecimentos especializados em laboratório em fabricação subtrativa; |
| Conhecimentos especializados em processos de impressão gráfica; |
| Conhecimentos especializados em projeto; |
| Conhecimentos especializados na prática da escultura; |
| Conhecimentos especializados na prática de estágio; |
| Conhecimentos especializados no desenho e comunicação de projeto; |
| Conhecimentos especializados sobre matérias e processos de fabricação; |
| Conhecimentos especializados sobre os processos de captura, edição, manipulação e difusão da imagem digital. |
| Conhecimentos especializados sobre processos de fabricação aditiva; |
| Conhecimentos fundamentais de desenho; |
| Conhecimentos fundamentais de equipamentos e softwares especializados de desenho 2D e 3D e edição de imagem; |
| Conhecimentos fundamentais de fotografia; |
| Conhecimentos fundamentais de organização, planeamento, e metodologia de trabalho; |
| Conhecimentos fundamentais dos vários elementos técnicos e artísticos dos processos de fabricação digital; |
| Conhecimentos fundamentais em fabricação e escultura; |
| Conhecimentos fundamentais em história e na cultura das artes; |
| Conhecimentos fundamentais na modelação 3d e na parametrização; |
| Conhecimentos fundamentais sobre o conceito de imagem; |
| Conhecimentos fundamentais sobre o cruzamento entre a fabricação digital e processo de criação analógicos; |
| Conhecimentos fundamentais sobre o pensamento crítico e a criatividade. |
| Aptidões |
| Analisar a relação entre pensamento crítico e criatividade no domínio das artes. |
| Aplicar as etapas do pensamento crítico a problemas reais. |
| Aplicar ferramentas do pensamento crítico na resolução de problemas. |
| Assegurar a boa utilização e manutenção permanente dos materiais e equipamentos usados. |
| Assegurar a qualidade técnica, artística e conceptual do trabalho desenvolvido e efetuar os ajustes necessários; |
| Assegurar o conhecimento nas diferentes fases da história e da cultura das artes; |
| Assegurar o domínio básico do inglês técnico; |
| Assegurar o domínio dos processos de laboratório para a fabricação e modelação por adição; |
| Assegurar o domínio dos processos de laboratório para a fabricação e modelação por subtração; |
| Controlar o material técnico em termos de funcionamento e manutenção; |
| Controlar os dispositivos de captação e o domínio dos processos de captação e produção na fotografia; |
| Controlar os métodos e processos na análise e construção de projeto em fabricação e escultura; |
| Controlar os processos de modelação 3d e os parâmetros para a parametrização dos projetos desenvolvidos; |
| Identificar as abordagens, disposições e capacidades do pensamento crítico. |
| Identificar as características de cada área da fabricação digital; |
| Identificar as características e métodos do desenho; |
| Identificar aspetos essenciais da história das artes visuais; |
| Identificar e interpretar um briefing, diferenciando e organizando os elementos de informação e assimilando o problema; |
| Identificar e pesquisar sobre as propostas autorais e metodológicas na história e cultura das artes; |
| Identificar e utilizar as aplicações informáticas específicas de desenho, edição de imagem, modelação 3D, e multimédia, no contexto da fabricação digital; |
| Identificar locais de trabalho e assegurar a prática dos conhecimentos adquiridos em contexto de estágio; |
| Identificar métodos e materiais nos processos de fabricação; |
| Identificar os métodos e técnicas para o desenho de portfólio e da comunicação de um projeto; |
| Identificar os processos e adquirir conhecimentos na criação escultórica; |
| Identificar os processos e métodos na escultura através da criação de moldes e múltiplos; |
| Identificar os processos e métodos no desenho. |
| Pesquisar e assegurar conhecimento na criação e produção de imagem digital; |
| Pesquisar e produzir, através de métodos adquiridos, um projeto com as diversas fases de produção; |
| Pesquisar, organizar e interpretar informação específica, relacionada com projetos de fabricação digital; |
| Preparar e executar projetos em diferentes contextos de fabricação digital; |
| Seleccionar o processo de trabalho mais adequados aos objetivos pretendidos e às características do projeto; |
| Selecionar as técnicas e tecnologias de desenho, em função das características do projeto e dos objetivos pretendidos; |
| Utilizar as técnicas de impressão e conhecer os aspetos essenciais da produção gráfica; |
| Utilizar com critério os diferentes equipamentos destinados à captação, tratamento e edição de imagem; |
| Utilizar de forma competente as técnicas e materiais de desenho, de forma a encontrar as melhores soluções para projetos de fabricação digital; |
| Utilizar e conhecer os processos para a produção e pós-produção de materiais gráficos através dos processos de impressão; |
| Atitudes |
| Demonstrar autocontrolo em situações de stress, capacidade de gestão do tempo e cumprimento de prazos; |
| Demonstrar boa memória visual, auditiva e sentido de observação; |
| Demonstrar calma, persistência e sentido de responsabilidade; |
| Demonstrar capacidade de adaptação e variedade de estilos nas exigências dos projetos; |
| Demonstrar capacidade de improvisação e de iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas na resolução de situações imprevistas; |
| Demonstrar capacidade de organização e de concentração na produção de trabalho; |
| Demonstrar capacidade no relacionamento com interlocutores diferenciados; |
| Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e comunicar de forma eficaz com os outros; |
| Demonstrar capacidade para usar o sentido estético, a imaginação e a criatividade; |
| Demonstrar capacidades criativas no desenho e no desenvolvimento de projetos que envolvam uma ou mais áreas da sua formação. |
| Demonstrar conhecimento, capacidade de operação e interesse nas diferentes opções tecnológicas; |
| Demonstrar flexibilidade para estabelecer relações técnicas e funcionais com áreas complementares e adjacentes; |
| Demonstrar ter perceção do espaço e capacidade de raciocinar através de conceitos e práticas; |