| Conhecimentos |
| Conhecimento abrangente do impacto das necessidades especiais na qualidade de vida das crianças e jovens e impacto psicológico no processo de reabilitação |
| Conhecimento abrangente sobre estratégias de prevenção face aos principais problemas de saúde |
| Conhecimento especializado acerca de questões relacionadas com a ética profissional |
| Conhecimentos abrangentes da língua portuguesa e da língua inglesa ao nível oral e escrito |
| Conhecimentos abrangentes de processos de literacia emocional e de promoção de saúde |
| Conhecimentos abrangentes sobre consulta e utilização de fontes de informação e documentação em função da especificidade de um tema |
| Conhecimentos abrangentes sobre os cuidados na infância, no âmbito da formação pessoal, social e da promoção da saúde e do bem-estar das crianças e jovens |
| Conhecimentos abrangentes sobre primeiros socorros e suporte básico de vida em crianças e jovens com necessidades especiais |
| Conhecimentos especializado sobre o desenvolvimento psicológico, motor, comunicacional, cultural e social de crianças e jovens com de desenvolvimento típicas e atípicas na infância e na juventude |
| Conhecimentos especializados de características e de estratégias de aprendizagem ao longo do ciclo do desenvolvimento humano |
| Conhecimentos especializados de concepções, práticas e estratégias de ação no campo da educação inclusiva |
| Conhecimentos especializados de estratégias motivacionais e de dinâmicas de grupos |
| Conhecimentos especializados de procedimentos sobre comunicação e comunicação alternativa, bem como estratégias facilitadoras ou produtos de apoio neste âmbito |
| Conhecimentos especializados de processos de observação, de planificação e de intervenção com crianças e jovens com necessidades especiais, em diferentes contextos profissionais |
| Conhecimentos especializados dos diferentes processos de prevenção e intervenção com crianças e jovens de risco |
| Conhecimentos especializados sobre a importância das experiências como as expressões artísticas no contexto do desenvolvimento do indivíduo |
| Conhecimentos especializados sobre a saúde mental, física e social de crianças e adolescentes com necessidades especiais |
| Conhecimentos especializados sobre adaptação de experiências para aumentar a participação do indivíduo |
| Conhecimentos especializados sobre cuidados em saúde, suporte social, educação e pedagogia |
| Conhecimentos especializados sobre diferentes metodologias de trabalho de equipa e compreensão e promoção de dinâmicas interrelacionais |
| Aptidões |
| Adaptar expressões artísticas às NE da criança ou adolescente |
| Aplicar diferentes técnicas de comunicação, de relacionamento interpessoal e de motivação |
| Aplicar técnicas de intervenção no apoio a várias atividades com crianças e adolescentes com NE, com vista à promoção da saúde, desenvolvimento e bem-estar |
| Aplicar técnicas de mediação e de cooperação no trabalho em equipa com pares, outros profissionais e família |
| Executar técnicas de primeiros socorros e suporte básico de vida, em caso de necessidade |
| Identificar as necessidades individuais das crianças e adolescentes, nas diversas dimensões do seu quotidiano nos contextos formais e informais |
| Identificar as patologias com maior prevalência, e principais disfunções no desempenho na infância e adolescência |
| Identificar dificuldades ou problemas de saúde, de comportamento e de desenvolvimento da criança e adolescente com NE, comunicando-as à equipa e à família |
| Identificar e comunicar possíveis situações de risco decorrentes do contexto ambiental e/ou humano onde as crianças e os adolescentes estão inseridos |
| Implementar processos de avaliação da ação, que permitam identificar os fatores de sucesso e as limitações observadas |
| Organizar e preparar os recursos necessários para a implementação de técnicas e estratégias partilhadas pela equipa |
| Possibilitar a generalização de técnicas de intervenção partilhadas por outros profissionais de saúde aos contextos naturais de crianças e adolescentes com NE |
| Promover a inclusão educativa e social de crianças e adolescentes com necessidades |
| Propor e apoiar a realização de experiências socio-educativas em espaços naturais e culturais diversificados |
| Selecionar e utilizar diferentes formas de comunicação (incluindo alternativa) na criança e adolescente, e outros interlocutores |
| Utilizar técnicas facilitadoras da construção de parcerias com as famílias |
| Atitudes |
| Atuar segundo as normas de ética, mantendo uma conduta profissional assertiva |
| Demonstrar assertividade e rigor na execução dos procedimentos, cuidados de saúde e atividades |
| Demonstrar autonomia, sentido crítico, criatividade e proatividade, perante as especificidades do desenvolvimento e da aprendizagem de crianças e adolescentes com NE |
| Demonstrar capacidade de comunicação, adaptando a linguagem aos diferentes interlocutores |
| Demonstrar capacidade de reflexão sobre a sua ação e intervenção, numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional |
| Demonstrar capacidade relacional e de adaptação aos contextos institucionais e sociais |
| Demonstrar compreensão e respeito pelas diferenças que caracterizam a diversidade cultural das famílias e dos contextos, onde as crianças e adolescentes com NE se inserem |
| Demonstrar cooperação, solidariedade, capacidade de partilha e respeito pelo outro, no trabalho de equipa e no trabalho com as crianças/adolescentes |
| Demonstrar disponibilidade para a participação efetiva das famílias no processo de intervenção e apoio dos seus filhos |
| Demonstrar flexibilidade, adaptando- se a diferentes situações e contextos de intervenção, evitando ou mediando situações de conflito ou confronto |
| Demonstrar respeito, princípios, valores éticos e relacionais e capacidade de ação na promoção da inclusão social da criança e adolescente com NE |
| Demonstrar sentido de organização e de responsabilidade, no trabalho com os diversos interlocutores |
| Demonstrar uma atenção constante no desenvolvimento integral das crianças e jovens com NE |
| Investir na relação e na interação com a criança/adolescente com NE, sua família e equipa de intervenção |
| Manifestar curiosidade intelectual na atualização de conhecimentos e competências |