| Conhecimentos |
| Conhecimentos fundamentais das tecnologias de informação e comunicação |
| Conhecimentos especializados dos principais símbolos, avarias e manutenções nos sistemas que envolvem ar comprimido |
| Conhecimentos profundos sobre máquinas ferramentas industriais, de modo a sugerir soluções de maquinagem mais eficientes |
| Conhecimentos especializados sobre procedimentos de manipulação e reparação de pequenos sistemas elétricos |
| Conhecimentos profundos sobre máquinas ferramentas industriais de modo a sugerir soluções de maquinagem mais eficientes |
| Conhecimentos profundos sobre desenhos técnicos nas suas várias vertentes, projetado, isométrico, modelado parametricamente, cotado e toleranciado |
| Conhecimentos profundos sobre os processos de maquinagem, as ferramentas de corte e os materiais |
| Conhecimentos especializados do funcionamento e programação dos autómatos programáveis, sensores, motores e outros sistemas mecânicos e eletromecânicos |
| Conhecimentos fundamentais sobre os procedimentos de segurança necessários para frequentarem uma unidade industrial; |
| Conhecimentos especializados sobre programação, alteração e calibração de uma máquina ferramenta equipada com um comando numérico computorizado |
| Aptidões |
| Realizar comunicações técnicas na área da mecatrónica |
| Organizar informação técnica, utilizando argumentações e contra argumentações plausíveis |
| Conceber estratégias da resolução de problemas de mecatrónica, tendo em conta os conhecimentos técnicos adquiridos |
| Efetuar a manutenção e a reparação de máquinas ferramentas |
| Conceber projetos de carácter mecânico, elétrico e pneumáticos |
| Programar, dimensionar e modelar peças para a maquinagem utilizando para o efeito as máquinas ferramentas convencionais e as máquinas ferramentas CNC |
| Projetar e programar o controlo de um pequeno circuito de produção |
| Executar projetos 2D ou 3D, recorrendo a ferramentas de CAD |
| Conceber programas de maquinagem CNC utilizando um programa de computador |
| Conceber relatórios com informação técnica utilizando sistemas informáticos. |
| Atitudes |
| Demonstrar responsabilidade e assiduidade |
| Demonstrar capacidade de iniciativa e inovação |
| Demonstrar capacidade intelectual, seriedade científica, rigor concetual e autonomia no seu processo de aprendizagem |
| Demonstrar capacidade de gestão do tempo, de planeamento e autoavaliação |
| Demonstrar autonomia na procura e aquisição de novos conhecimentos teórico-metodológicos e de novas competências |
| Demonstrar capacidade para expressar uma atitude crítica fundamentada |
| Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com inter locutores diferenciados |
| Demonstrar autonomia para respeitar os procedimentos de segurança, a sinalética e as normas existentes em oficina |
| Demonstrar capacidade para fazer com que os outros intervenientes preservem o equipamento oficinal, mantendo-o sempre operacional; |
| Demonstrar capacidade de supervisão sobre outros intervenientes, garantindo que não seja efetuados trabalhos para os quais não dispõem de conhecimentos técnico-científicos. |