Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português; Biologia
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 88
Total de alunos inscritos em simultâneo 220
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Porto Rua Carlos da Maia, 296 68 170
Ponte de Lima Universidade Fernando Pessoa 20 50
Descrição geral -
Atividades principais
-
Conhecimentos
-
Aptidões
-
Atitudes
-

--
Gerontologia e Intervenção Comunitária (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português; Biologia
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 88
Total de alunos inscritos em simultâneo 220
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Porto Rua Carlos da Maia, 296 68 170
Ponte de Lima Universidade Fernando Pessoa 20 50
Descrição geral Contribuir para o envelhecimento saudável e ativo e para a satisfação das necessidades da pessoa idosa, como ser biopsicossocial, promovendo a sua segurança, bem-estar e qualidade de vida.
Atividades principais
Planear, gerir e executar, sob orientação de outros profissionais, atividades promotoras do envelhecimento ativo e saudável em termos de bem-estar físico, mental e social da pessoa idosa em diferentes contextos.
Elaborar e executar planos de cuidados personalizados, levando em consideração as necessidades biopsicosociais e preferências dos idosos, com o objetivo de promover o envelhecimento saudável e a qualidade de vida.
Desenvolver e implementar programas de programas de saúde e bem-estar, sob a orientação de outros profissionais e serviços comunitários que visam atender às necessidades dos idosos, como atividades recreativas, grupos de apoio, serviços de transporte e acesso a recursos de saúde
Planear e executar atividades de educação para a saúde, sob orientação de outros profissionais promovendo estilos de vida saudáveis e fornecendo informações sobre prevenção de doenças específicas associadas ao envelhecimento
Colaborar no suporte emocional aos idosos e suas famílias, facilitando a sua adaptação às mudanças associadas ao envelhecimento e prestando aconselhamento em questões psicossociais, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida
Planear o acompanhamento diurno ou noturno dos utentes, dentro e fora do estabelecimento e serviços
Coordenar e colaborar no posicionamento e levante de utentes com dificuldade de mobilidade e ajuda no seu transporte com diferentes produtos de apoio.
Colaborar, sob orientação de outros profissionais, em atividades e eventos que promovam a participação social dos idosos, promovendo o envelhecimento ativo e saudável.
Coordenar o acompanhamento dos utentes às consultas médicas ou a outros profissionais de saúde.
Elaborar relatórios para reportar aos profissionais dos serviços sociais ou de saúde ocorrências relevantes no âmbito das funções exercidas.
Conhecimentos
Conhecimentos especializados dos processos de envelhecimento e suas implicações na saúde física, mental e social dos idosos.
Conhecimento especializados sobre os síndromes geriátricos.
Conhecimentos abrangentes sobre os principais conceitos e modelos de intervenção utilizados na área.
Conhecimento abrangentes sobre políticas públicas relacionadas ao envelhecimento e seus impactos na comunidade.
Conhecimento abrangentes sobre as necessidades e desafios específicos enfrentados pelos idosos em diferentes contextos sociais e culturais.
Conhecimento abrangentes sobre os direitos dos idosos e a legislação pertinente.
Conhecimentos abrangentes dos métodos de avaliação e diagnóstico utilizados na área da Gerontologia.
Conhecimento especializados acerca dos cuidados de saúde, alimentação e assistência social na pessoa idosa, baseados nos princípios da gerontologia e geriatria.
Conhecimentos especializados sobre estratégias de planeamento, implementação e avaliação de programas de intervenção comunitária.
Conhecimento especializados das melhores práticas e ética profissional na Gerontologia e Intervenção Comunitária.
Aptidões
Aplicar técnicas de comunicação eficaz, tanto verbal como escrita, para interagir com idosos, suas famílias e outros profissionais de saúde.
Realizar avaliações abrangentes e individualizadas das necessidades dos idosos.
Organizar e gerir o tempo para planear e implementar intervenções comunitárias de forma eficiente.
Aplicar técnicas de escuta ativa e empatia na identificação e compreensão das preocupações e necessidades dos idosos.
Desenvolver e aplicar competências de colaboração eficaz em equipas multidisciplinares, assegurando a comunicação e coordenação com profissionais de diversas áreas.
Resolver problemas e tomar decisões, adaptando as intervenções às necessidades específicas dos idosos.
Desenvolver estratégias eficazes de gestão emocional e resolução de problemas em situações complexas, mantendo a calma e o profissionalismo.
Desenvolver e aplicar técnicas de suporte emocional e aconselhamento, com o objetivo de prestar apoio adequado aos idosos e às suas famílias
Identificar e implementar tarefas de prestação de cuidados diários à pessoa idosa, tanto em contexto institucional como em contexto domiciliário.
Promover a participação ativa dos idosos na comunidade e facilitar a interação social.
Atitudes
Demonstrar respeito pela diversidade cultural e individual, reconhecendo e valorizando as diferenças dos idosos.
Demonstrar empatia e compaixão perante os desafios e necessidades dos idosos.
Demonstrar capacidade de reflexão criticamente sobre o processo de envelhecimento ativo, saudável e bem-sucedido.
Demonstrar capacidade de um comportamento ético e profissional, assegurando a confidencialidade e respeitando os direitos dos idosos.
Demonstrar capacidade de iniciativa e abertura à aprendizagem contínua e atualização das práticas na área da Gerontologia.
Demonstrar autonomia no encaminhamento de utentes para os serviços de apoio social e cuidados de saúde quando necessário.
Demonstrar compromisso com a promoção da justiça social e a redução das desigualdades relacionadas ao envelhecimento.
Demonstrar autonomia e iniciativa na busca de soluções para os desafios encontrados na prática profissional.
Demonstrar capacidade de Liderança na supervisão e coordenação dos ajudantes de ação direta e dos auxiliares de serviço gerais.
Demonstrar capacidade de empreendedorismo social, buscando oportunidades de inovação e melhoria na área da Gerontologia e Intervenção Comunitária.

--
Gerontologia e Intervenção Comunitária (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Saúde (720) 720 12 0 0 10%
Psicologia (311) 311 9 0 0 7.5%
Desenvolvimento pessoal (090) 090 5 0 0 4.17%
Filosofia e Ética (226) 226 3 0 0 2.5%
Saúde - programas não classificados noutra área de formação (729) 729 48 0 0 40%
Biologia e Bioquímica (421) 421 3 0 0 2.5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (222) 222 3 0 0 2.5%
Terapia e Reabilitação (726) 726 10 0 0 8.33%
Segurança e Higiene no Trabalho (862) 862 4 0 0 3.33%
Trabalho Social e Orientação (762) 762 23 0 0 19.17%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 276h 600h 60
Semestral Visão Holística do Envelhecimento Técnica 729 150h 45h 60h
 ( T 15h  TP 45h  )
6
Semestral Políticas e Sistemas de Saúde Técnica 762 125h 37.5h 52.5h
 ( T 15h  TP 37.5h  )
5
Semestral Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais Técnica 311 100h 27h 37.5h
 ( T 10.5h  TP 27h  )
4
Semestral Saúde Pública, Profiláxia e Epidemiologia Geral e científica 720 100h 0h 37.5h
 ( T 37.5h  )
4
Semestral Higiene e Segurança em Instituições de Saúde Técnica 862 100h 27h 37.5h
 ( T 10.5h  TP 27h  )
4
Semestral Alimentação e Nutrição Técnica 726 100h 27h 37.5h
 ( T 10.5h  TP 27h  )
4
Semestral Inglês Geral e científica 222 75h 0h 30h
 ( T 30h  )
3
Semestral Farmacologia e Terapêutica Geral Geral e científica 421 75h 0h 30h
 ( T 30h  )
3
Semestral Fundamentos de Patologia Geral e científica 720 125h 37.5h 52.5h
 ( T 15h  TP 37.5h  )
5
Semestral Estruturas e Funções do Corpo Humano Geral e científica 729 150h 0h 60h
 ( T 60h  )
6
Semestral Ética e Deontologia Profissional Geral e científica 226 75h 0h 30h
 ( T 30h  )
3
Semestral Diferentes Formas de Comunicar Técnica 090 125h 37.5h 52.5h
 ( T 15h  TP 37.5h  )
5
Semestral Psicologia Geral e do Desenvolvimento Técnica 311 125h 37.5h 52.5h
 ( T 15h  TP 37.5h  )
5
Semestral Educação e Gestos Básicos em Saúde Geral e científica 720 75h 0h 30h
 ( T 30h  )
3
2º Ano 1500h 225h 300h 60
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 729 750h
 (HEP 600h)
0h 0h
30
Semestral Ação Comunitária em Idosos Técnica 762 150h 45h 60h
 ( T 15h  TP 45h  )
6
Semestral Programas de Intervenção em Idosos Técnica 729 150h 45h 60h
 ( T 15h  TP 45h  )
6
Semestral Gestão de Projetos Sociais Técnica 762 150h 45h 60h
 ( T 15h  TP 45h  )
6
Semestral Metodologias de Apoio aos Idosos Técnica 762 150h 45h 60h
 ( T 15h  TP 45h  )
6
Semestral Tecnologias de Apoio Aplicadas Técnica 726 150h 45h 60h
 ( T 15h  TP 45h  )
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)