| Conhecimentos |
| Conhecimentos especializados da estrutura de uma rede, da infraestrutura de cablagem (equipamentos passivos) e dos equipamentos ativos; |
| Conhecimentos especializados das características e principais funcionalidades dos equipamentos ativos; |
| Conhecimentos fundamentais dos custos dos equipamentos, quer passivos quer ativos; |
| Conhecimentos especializados das soluções tecnológicas atuais para redes de área local e redes de área alargada; |
| Conhecimentos fundamentais de análise e seleção de soluções; |
| Conhecimentos especializados de ferramentas de apoio à instalação, configuração e gestão de redes; |
| Conhecimentos especializados de instalação, configuração e gestão de serviços e aplicações; |
| Conhecimentos especializados de políticas e mecanismos de segurança; |
| Conhecimentos fundamentais de gestão de utilizadores; |
| Conhecimentos fundamentais de gestão de bases de dados; |
| Conhecimentos especializados da arquitetura de um computador; |
| Conhecimentos fundamentais de língua inglesa, com um enfoque nas competências: escrita, oral e de leitura; |
| Aptidões |
| Conceber uma rede, quer da componente passiva quer da componente ativa; |
| Executar uma rede; |
| Instalar e configurar equipamentos ativos; |
| Selecionar tecnologias e equipamentos passivos e ativos; |
| Selecionar propostas de ligação à internet ou de interligação de redes de área alargada; |
| Instalar, configurar e gerir aplicações e serviços; |
| Propor políticas e mecanismos de segurança adequados à rede em questão; |
| Implementar políticas e mecanismos de segurança; |
| Implementar políticas de gestão de utilizadores; |
| Propor a restruturação e redefinição da rede, serviços e aplicações existentes; |
| Utilizar diferentes tipos de ferramentas, sejam destinadas ao planeamento, à configuração ou à gestão da rede e dos seus componentes; |
| Descrever os componentes internos de um computador, montar um sistema de computador e instalar um sistema operativo; |
| Detetar e solucionar problemas usando ferramentas do sistema e software de diagnóstico; |
| Analisar, matematizar e resolver os diversos problemas. |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade; |
| Demonstrar capacidade de adaptação à constante evolução tecnológica; |
| Demonstrar disponibilidade e respeito pelos outros, no relacionamento com diferentes tipos de interlocutores; |
| Demonstrar flexibilidade para se adaptar a diferentes situações profissionais, evitando situações de conflito ou de confronto; |
| Demonstrar capacidade de aplicação dos conhecimentos teóricos à prática, numa rede real; |
| Demonstrar capacidade de comunicação e de estabelecimento de relações profissionais com clientes, fornecedores, ou outros prestadores de serviços; |
| Demonstrar capacidade de iniciativa para apresentação de propostas de adaptação e evolução de uma rede ao seu superior, com capacidade de argumentação e persuasão; |
| Demonstrar autonomia na tomada de decisão; |
| Demonstrar capacidade de autonomia para detetar e resolver problemas, quer de hardware quer de software. |