Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Português;História
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Leiria R. Dr. João Soares - Porto Moniz 25 50

--
Intervenção em Espaços Educativos (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Português;História
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 45
Total de alunos inscritos em simultâneo 90
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Leiria R. Dr. João Soares - Porto Moniz 25 50
Torres Vedras Câmara Municipal de Torres Vedras 20 40

--
Intervenção em Espaços Educativos (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Português; História
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 50
Total de alunos inscritos em simultâneo 110
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Leiria R. Dr. João Soares - Porto Moniz 25 55
Torres Vedras Câmara Municipal de Torres Vedras 25 55
Descrição geral Planear, conceber e desenvolver atividades promotoras do desenvolvimento educacional e pessoal de crianças e jovens, integrando conhecimentos teóricos e práticos no apoio ao funcionamento de instituições e espaços educativos de natureza diversa — creches, jardim -de -infância e escolas, centros de ocupação de tempos livres, serviços educativos de centros culturais, museus e bibliotecas e outras respostas sociais dirigidas a diferentes públicos — promovendo a sua avaliação, integração e complementaridade.
Atividades principais
Intervir em ações promotoras do desenvolvimento educacional de diferentes públicos e em contextos diversificados;
Acompanhar e supervisionar o desenvolvimento de atividades pedagógicas com crianças e jovens;
Preparar, gerir e inventariar recursos de apoio à intervenção pedagógica;
Planificar e dinamizar atividades de tempos livres;
Programar e implementar a aplicação de técnicas e de metodologias que envolvam as linguagens artísticas enquanto ferramentas para a intervenção;
Acompanhar crianças e jovens nos diversos momentos e nas rotinas do quotidiano da instituição;
Integrar equipas de profissionais que intervêm em instituições e espaços educativos, colaborando na planificação, no desenvolvimento e na avaliação de atividades e de projetos;
Registar e organizar dados que caracterizem situações observadas no espaço educativo;
Planear e desenvolver atividades promotoras da saúde, da segurança e do bem -estar;
Promover e dinamizar atividades intergeracionais;
Implementar procedimentos de qualidade e de avaliação dos espaços educativos;
Conceber e aplicar soluções criativas na resolução de problemáticas que ocorrem nos espaços educativos.
Conhecimentos
Conhecimentos especializados sobre «educação» e «pedagogia» à luz das principais teorias da educação e correntes pedagógicas;
Conhecimentos fundamentais de conceções, práticas e estratégias de ação no campo da educação intercultural;
Conhecimentos fundamentais de processos e instrumentos de recolha e de tratamento de informação;
Conhecimentos fundamentais sobre consulta e utilização de fontes de informação e documentação em função da especificidade de um tema;
Conhecimentos especializados sobre a importância das experiências com as expressões artísticas no contexto do desenvolvimento do indivíduo;
Conhecimentos fundamentais sobre o papel do ambiente e do património cultural nas sociedades contemporâneas;
Conhecimentos especializados de estratégias motivacionais e de dinâmicas de grupos;
Conhecimentos especializados de processos de literacia emocional e de promoção de saúde;
Conhecimentos abrangentes e especializados de métodos e técnicas de intervenção pedagógica adequados a contextos educativos diversificados;
Conhecimentos especializados de características do desenvolvimento humano;
Conhecimentos especializados de características e de estratégias de aprendizagem ao longo do ciclo do desenvolvimento humano;
Conhecimentos abrangentes e especializados de modelos e de estratégias de organização e de gestão de espaços educativos;
Conhecimentos especializados de conceitos e de procedimentos relativos à higiene e à segurança no trabalho;
Conhecimentos abrangentes e especializados de estratégias de intervenção socioeducativa;
Conhecimentos fundamentais de ferramentas multimédia e potencialidades da sua aplicação.
Aptidões
Aplicar técnicas de intervenção educativa no apoio ao desenvolvimento de atividades de tempos livres;
Propor, preparar e apoiar a realização de experiências educativas em espaços naturais e culturais diversificados;
Propor estratégias e metodologias de intervenção no apoio à elaboração de planos de atividades e projetos educativos;
Interagir e trabalhar em colaboração com pares e outros intervenientes no espaço educativo;
Analisar, conceber e editar documentos visuais e audiovisuais;
Aplicar técnicas relacionadas com a higiene e a segurança no trabalho;
Identificar as necessidades das crianças e jovens na rotina diária e em outras atividades e proporcionar o apoio adequado;
Selecionar e aplicar técnicas de animação socioeducativa;
Implementar meios e técnicas das linguagens artísticas em espaços educativos;
Selecionar e operar tecnologias de apoio inclusivas;
Dinamizar e apoiar grupos no âmbito do desenvolvimento de atividades educativas;
Identificar e encaminhar situações de risco social;
Distinguir e caracterizar os diversos contextos educativos;
Interpretar documentação técnica e utilizar corretamente a língua portuguesa em situações diversificadas de comunicação;
Interagir com os diferentes intervenientes dos espaços educativos.
Atitudes
Demonstrar capacidade de compreensão e respeito pelas diferenças que caracterizam a diversidade cultural em espaços educativos;
Demonstrar sentido crítico, criatividade e flexibilidade perante as especificidades do processo de aprendizagem ao longo da vida;
Demonstrar sentido de responsabilidade e de ética profissional;
Demonstrar respeito pela diferença e capacidade de ação na promoção da inclusão;
Demonstrar responsabilidade no cumprimento das regras de funcionamento dos espaços educativos;
Demonstrar capacidade de reflexão sobre a sua ação e intervenção numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional;
Demonstrar capacidade relacional e de adaptação aos contextos institucionais e sociais;
Demonstrar autonomia, sentido crítico e iniciativa;
Demonstrar respeito e disponibilidade para com o “outro”;
Demonstrar capacidade de resolução de problemas na preservação dos espaços educativos e dos materiais;
Demonstrar uma atitude e ou uma postura positiva perante o desempenho das suas funções.

--
Intervenção em Espaços Educativos (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Serviços de Apoio a Crianças e Jovens (761) 761 65 0 0 54.17%
Ciências da Educação (142) 142 27 0 0 22.5%
Psicologia (311) 311 9 0 0 7.5%
Língua e Literatura Materna (223) 223 6 0 0 5%
Informática na Ótica do Utilizador (482) 482 5 0 0 4.17%
Sociologia e Outros Estudos (312) 312 4 0 0 3.33%
Segurança e Higiene no Trabalho (862) 862 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 1183.5h 1620h 60
Semestral 1ºS Comunicação em Língua Portuguesa Técnica 223 162h 162h 162h
 ( TP 18h  PL 42h  TC 102h  )
6
Semestral 1ºS Fundamentos da Pedagogia Geral e científica 142 135h 52.5h 135h
 ( TP 52.5h  O 82.5h  )
5
Semestral 1ºS História e Filosofia da Educação Geral e científica 142 108h 45h 108h
 ( TP 45h  O 63h  )
4
Semestral 1ºS Linguagens Artísticas na Intervenção Educativa Técnica 761 162h 162h 162h
 ( TP 22.5h  PL 52.5h  TC 87h  )
6
Semestral 1ºS Psicologia do Desenvolvimento Geral e científica 311 135h 52.5h 135h
 ( TP 52.5h  O 82.5h  )
5
Semestral 1ºS Sociologia da Educação Geral e científica 312 108h 45h 108h
 ( TP 45h  O 63h  )
4
Semestral 2ºS Análise da Prática e dos Contextos Educativos. Técnica 142 216h 216h 216h
 ( TP 27h  PL 63h  TC 126h  )
8
Semestral 2ºS Educação para os Afetos e para a Saúde Técnica 761 108h 108h 108h
 ( TP 13.5h  PL 31.5h  TC 63h  )
4
Semestral 2ºS Higiene e Segurança no Trabalho Técnica 862 108h 108h 108h
 ( TP 13.5h  PL 31.5h  TC 63h  )
4
Semestral 2ºS Oficina Multimédia Técnica 482 135h 135h 135h
 ( TP 15.5h  PL 37h  TC 82.5h  )
5
Semestral 2ºS Psicologia da Aprendizagem Geral e científica 311 108h 45h 108h
 ( TP 45h  O 63h  )
4
Semestral 2ºS Técnicas de Animação Socioeducativa Técnica 761 135h 52.5h 135h
 ( TP 15.5h  PL 37h  O 82.5h  )
5
2º Ano 1620h 664.5h 980h 60
Semestral 1ºS Educação e Diversidade Geral e científica 142 135h 52.5h 135h
 ( TP 52.5h  O 82.5h  )
5
Semestral 1ºS Educação Especial Técnica 761 108h 45h 108h
 ( TP 13.5h  PL 31.5h  O 63h  )
4
Semestral 1ºS Educação para o Ambiente e Património Técnica 142 135h 135h 135h
 ( TP 15.5h  PL 37h  TC 82.5h  )
5
Semestral 1ºS Formação Pessoal e Social Técnica 761 108h 108h 108h
 ( TP 13.5h  PL 31.5h  TC 63h  )
4
Semestral 1ºS Métodos e Técnicas de Intervenção em Espaços Educativos Técnica 761 216h 216h 216h
 ( TP 27h  PL 63h  TC 126h  )
8
Semestral 1ºS Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupo Técnica 761 108h 108h 108h
 ( TP 13.5h  PL 31.5h  TC 63h  )
4
Semestral 2ºS Estágio Em contexto de trabalho 761 810h
 (HEP 640h)
0h 170h
 ( OT 10h  O 160h  )
30
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)