| Conhecimentos |
| Conhecimentos especializados sobre «educação» e «pedagogia» à luz das principais teorias da educação e correntes pedagógicas; |
| Conhecimentos fundamentais de conceções, práticas e estratégias de ação no campo da educação intercultural; |
| Conhecimentos fundamentais de processos e instrumentos de recolha e de tratamento de informação; |
| Conhecimentos fundamentais sobre consulta e utilização de fontes de informação e documentação em função da especificidade de um tema; |
| Conhecimentos especializados sobre a importância das experiências com as expressões artísticas no contexto do desenvolvimento do indivíduo; |
| Conhecimentos fundamentais sobre o papel do ambiente e do património cultural nas sociedades contemporâneas; |
| Conhecimentos especializados de estratégias motivacionais e de dinâmicas de grupos; |
| Conhecimentos especializados de processos de literacia emocional e de promoção de saúde; |
| Conhecimentos abrangentes e especializados de métodos e técnicas de intervenção pedagógica adequados a contextos educativos diversificados; |
| Conhecimentos especializados de características do desenvolvimento humano; |
| Conhecimentos especializados de características e de estratégias de aprendizagem ao longo do ciclo do desenvolvimento humano; |
| Conhecimentos abrangentes e especializados de modelos e de estratégias de organização e de gestão de espaços educativos; |
| Conhecimentos especializados de conceitos e de procedimentos relativos à higiene e à segurança no trabalho; |
| Conhecimentos abrangentes e especializados de estratégias de intervenção socioeducativa; |
| Conhecimentos fundamentais de ferramentas multimédia e potencialidades da sua aplicação. |
| Aptidões |
| Aplicar técnicas de intervenção educativa no apoio ao desenvolvimento de atividades de tempos livres; |
| Propor, preparar e apoiar a realização de experiências educativas em espaços naturais e culturais diversificados; |
| Propor estratégias e metodologias de intervenção no apoio à elaboração de planos de atividades e projetos educativos; |
| Interagir e trabalhar em colaboração com pares e outros intervenientes no espaço educativo; |
| Analisar, conceber e editar documentos visuais e audiovisuais; |
| Aplicar técnicas relacionadas com a higiene e a segurança no trabalho; |
| Identificar as necessidades das crianças e jovens na rotina diária e em outras atividades e proporcionar o apoio adequado; |
| Selecionar e aplicar técnicas de animação socioeducativa; |
| Implementar meios e técnicas das linguagens artísticas em espaços educativos; |
| Selecionar e operar tecnologias de apoio inclusivas; |
| Dinamizar e apoiar grupos no âmbito do desenvolvimento de atividades educativas; |
| Identificar e encaminhar situações de risco social; |
| Distinguir e caracterizar os diversos contextos educativos; |
| Interpretar documentação técnica e utilizar corretamente a língua portuguesa em situações diversificadas de comunicação; |
| Interagir com os diferentes intervenientes dos espaços educativos. |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de compreensão e respeito pelas diferenças que caracterizam a diversidade cultural em espaços educativos; |
| Demonstrar sentido crítico, criatividade e flexibilidade perante as especificidades do processo de aprendizagem ao longo da vida; |
| Demonstrar sentido de responsabilidade e de ética profissional; |
| Demonstrar respeito pela diferença e capacidade de ação na promoção da inclusão; |
| Demonstrar responsabilidade no cumprimento das regras de funcionamento dos espaços educativos; |
| Demonstrar capacidade de reflexão sobre a sua ação e intervenção numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional; |
| Demonstrar capacidade relacional e de adaptação aos contextos institucionais e sociais; |
| Demonstrar autonomia, sentido crítico e iniciativa; |
| Demonstrar respeito e disponibilidade para com o “outro”; |
| Demonstrar capacidade de resolução de problemas na preservação dos espaços educativos e dos materiais; |
| Demonstrar uma atitude e ou uma postura positiva perante o desempenho das suas funções. |