| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes ao nível do desenvolvimento percetivomotor e das práticas de intervenção em deficiência |
| Conhecimentos abrangentes ao nível do uso de tecnologias da comunicação e informação |
| Conhecimentos abrangentes de gerontologia e intervenção social e comunitária |
| Conhecimentos abrangentes de nutrição e técnicas de alimentação |
| Conhecimentos abrangentes de primeiros socorros |
| Conhecimentos abrangentes em ética, deontologia e princípios legislativos |
| Conhecimentos básicos de farmacologia |
| Conhecimentos especializados de acompanhamento, cuidados e respostas sociais de longa duração |
| Conhecimentos especializados de auto cuidado, mobilizações e transferências |
| Conhecimentos especializados de patologia e psicologia do adulto e do idoso |
| Conhecimentos especializados de promoção do bem-estar e qualidade de vida |
| Conhecimentos fundamentais de comunicação, relacionamento interpessoal e língua inglesa aplicada |
| Conhecimentos fundamentais de empreendedorismo, liderança, política sociais e gestão em saúde |
| Conhecimentos fundamentais de ergonomia, higiene e segurança no trabalho e produtos e equipamentos de apoio à saúde |
| Conhecimentos fundamentais de estruturas e funções do corpo humano |
| Aptidões |
| Consultar e interpretar documentação técnica relacionada com aspetos legais, éticos e deontológicos associados ao trabalho com a pessoa sénior e com o utente de cuidados de longa duração quer no contexto das instituições que disponibilizam respostas soci |
| Identificar e usar ferramentas estatísticas e de avaliação da qualidade dos serviços prestados |
| Implementar as tarefas de prestação de cuidados diários à pessoa sénior e ao utente de cuidados de longa duração, quer em contexto das instituições, quer em contexto de apoio domiciliário |
| Implementar técnicas de primeiros socorros e suporte básico de vida em situações de emergência |
| Interpretar e implementar planos de resposta a situações de emergência, propondo a introdução de ações de melhoria |
| Interpretar prescrições médicas e farmacológicas de acordo com as instruções específicas dos profissionais de saúde responsáveis |
| Interpretar princípios biofísicos, com recurso às tecnologias mais recentes, para promoção da higiene e prevenção de quedas e infeções |
| Propor soluções criativas na dinamização da integração social e comunitária da pessoa sénior e do utente de cuidados de longa duração |
| Propor soluções e estratégias de dinamização e promoção de atividades de entidades que disponibilizam respostas sociais específicas à pessoa sénior e ao utente de cuidados de longa duração |
| Atitudes |
| Adaptar estratégias de intervenção com “os outros” |
| Adotar atitudes interculturais nos diversos campos do trabalho social |
| Adotar posicionamentos éticos no contexto dos dispositivos de acompanhamento e intervenção junto da pessoa sénior e do utente de cuidados de longa duração |
| Apreender a dinâmica dos agentes intervenientes na prestação de cuidados à pessoa sénior e ao utente de cuidados de longa duração |
| Demonstrar espírito crítico, adaptabilidade e flexibilidade a novas situações |
| Demostrar capacidade de comunicação interpessoal e intergeracional |
| Desenvolver a sociabilidade, circulação social e promoção social e cultural |
| Gerir situações sujeitas a alterações imprevisíveis |
| Promover a convivência e as práticas sociais inclusivas |
| Refletir acerca das potencialidades e limitações das profissões e profissionais da intervenção social junto da pessoa sénior e do utente de cuidados de longa duração |
| Usar a autorreflexão como mecanismo para a autoformação |
| Usar a escuta ativa, respeitar os outros e reconhecer a epistemologia das alteridades no trabalho social em contexto das instituições que disponibilizam respostas sociais à pessoa sénior e ao utente de cuidados de longa duração |
| Usar a reflexividade como instrumento de desenvolvimento pessoal e profissional |