| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes de análise e tratamento estatístico de dados experimentais. |
| Conhecimentos abrangentes de biologia molecular. |
| Conhecimentos abrangentes na área de acreditação e certificação de laboratórios de controlo de análise. |
| Conhecimentos especializados de bioquímica, microbiologia, química e física. |
| Conhecimentos especializados de validação de métodos analíticos. |
| Conhecimentos fundamentais na área da segurança em laboratórios. |
| Conhecimentos fundamentais na área das ciências da vida. |
| Conhecimentos fundamentais na área das ciências físicas. |
| Conhecimentos profundos das metodologias analíticas clássicas e instrumentais. |
| Conhecimentos profundos em normas nacionais e europeias com aplicação nas metodologias analíticas e de controlo de qualidade analítica de alimentos, águas e resíduos. |
| Aptidões |
| Avaliar e corrigir anomalias detetadas em metodologias e processos de análise. |
| Dominar as metodologias e os procedimentos de análise laboratorial. |
| Elaborar e validar relatórios escritos e realizar apresentações orais com informação relevante subjacente à análise desenvolvida. |
| Executar procedimentos de análises físicas, reológicas, químicas, microbiológicas e bioquímicas em ambiente laboratorial e interpretar respectivos resultados. |
| Gerir o trabalho no laboratório repeitando as normas de higiéne e segurança, garantindo também os procedimentos definidos no âmbito de acreditação e certificação. |
| Integrar e dinamizar equipas multidisciplinares. |
| Organizar, validar e efetuar o controlo de qualidade analítica numa empresa ou num laboratório de análises. |
| Pesquisar, consultar e interpretar dados de literatura técnico-científica e aplicá-los na optimização das metodologias laboratoriais utilizadas ou na implementação de novos métodos de análise. |
| Propor a redefinição das metodologias utilizadas e processos de análise. |
| Selecionar e planear os processos e as metodologias mais adequados tendo em conta o objectivo da análise e a amostra. |
| Atitudes |
| Demonstrar autonomia na resolução de problemas técnicos correntes, e também capacidade para intervir, desenvolver acções e propor soluções a problemas concretos, sujeitos a alterações imprevisíveis. |
| Demonstrar autonomia nas tomadas de decisão, reagindo de forma adequada e contextualizada. |
| Demonstrar capacidade de adaptação à evolução das tecnologias, métodos e equipamentos. |
| Demonstrar capacidade de adaptação de estratégias de prevenção de riscos e promoção da segurança e do bem-estar no local de trabalho. |
| Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade. |
| Demonstrar capacidade de metodologia e organização durante a realização do trabalho experimental. |
| Demonstrar capacidade para cumprir prazos, horários e procedimentos prédefinidos. |
| Demonstrar capacidade para gerir equipas promovendo a sua motivação e o cumprimento de normas. |
| Demonstrar disponibilidade, flexibilidade e capacidade de comunicação e fácil integração numa equipa de trabalho. |
| Demonstrar responsabilidade individual e institucional e comportamentos competitivos geradores de coesão e satisfação geral. |